
Postado originalmente por
Kim
Bem caros amigos!
Todos falaram de cambio, motor, comparação entre eles, preparação, custos!
Mais ninguém disse o porque o Jipe ficou ruim...
Bem, cambio não resolve o problema dele, pois a maioria dos 3 e 4 marchas, te a relação final 1:1, então, não muda em nada a troca, os com 4 marchas mais overdrive, que muda, pois tem a relação 0,75:1, melhorando em on road.
O motor OHC, Opala e BF 161, são motores considerados de baixo giro, onde sua máxima gira em torno de 4.500 rpm.
O motor AP, é de alto giro, coisa de 6.00 a 7.000 rpm.
Portanto, para a colocação de um AP, deve-se reduzir a relação do diferencial, senão, o motor fica "fraco" mesmo.
Pegue um motor de opala 4 cil, e coloque uma relação de veículo a diesel, uma 13x43, não sairá do lugar, não terá força nem em reduzida, pois o motor a diesel, chega no máximo a 3.800 rpm.
Se retirar um motor OHC, ou Opala, que está usando uma 9x44, o AP não conseguirá mandar a viatura para frente mesmo.
Se o pneu for grande, piorou.
Antes de retirar o motor, experimente colocar pneus pequenos, que reduz a a relação final, somente para teste.
O inverso de tudo que disse também é verdadeiro, coloque uma 8x53 num motor de opala, para andar a 80km/h, os pistões estarão saindo pelo escapamento, fervendo e bebendo!!!!
Andei com uma 9x44 no meu engesa, com motor Cummins diesel, estava fazendo 3km/L, saindo em 3a marcha e andando a 90km/h com o pé na lata, hoje ando com uma 13x46 com 37", 120km/h com 1.800 rpm.
Motor é motor, não existe melhor ou pior.
O que existe, é um afinamento no conjunto de MOTOR + CAMBIO + RELAÇÃO FINAL (COROA E PINHÃO + PNEU).
Deixarei umas tabelas para acharem o ponto ideal do torque do motor.
Tabela de calculos (ver 2.0).zipFlavio - Engesa - Calculo Relacao Velocidade -2009-06-16a.rar
Abraços.
Kim.