Realmente essas dicas são muito boas. Recomendo também olhar as dicas aqui no forum. A cada trilha a gente vai melhorando.
NORMAS PARA CONDUÇÃO EM COMBOIO
1º - A velocidade de cruzeiro deve ser no máximo 60 km/h em estradas sem pavimento e no máximo 80 km/h em rodovias.
2º - Os veículos devem sempre viajar em fila indiana.
3º - Conserve sua posição de comboio até o fim do deslocamento de acesso.
4º - Nunca ultrapasse o veículo que faz parte do comboio à sua frente, salvo se autorizado pelo Líder.
5º - Trafegue com os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia.
6º - Mantenha contato visual com o veículo a sua ré, diminua a velocidade, ou mesmo pare, caso o mesmo não seja visível.
7º - Só utilize a buzina para indicar que você ou outro companheiro está em dificuldade.
8º - Dirija-se somente a uma bifurcação quando o veículo a sua ré o tiver alcançado.
9º - Sempre mantenha-se ao máximo a direita para facilitar ultrapassagem de outros veículos que não fazem parte do comboio.
10º - Mantenha-se uma distância mínima de dois veículos em relação ao veículo que segue a sua frente, sendo esta dobrada em estradas poeirentas.
11º - Nas estradas de fazenda, se for o último, feche as porteiras.
12º - No deslocamento para casa, jamais abandone um companheiro na estrada, por mais cansado que estiver. Ele certamente está tão exausto quanto você.
13º - A ordem de largada de comboio é determinada pela ordem de chegada ao local de concentração inicial, sendo que esta deve permanecer inalterada até o final do deslocamento de acesso.
14º - Líder do comboio é determinado entre aqueles que fizeram o levantamento da trilha. Cabe a ele tomar decisões como hora do lanche, do almoço, cancelamento da prova, etc.
15º - Evite sempre a euforia quando estiver dirigindo!
CHECK LIST DO JEEP
- Itens obrigatórios por lei:
estepe, macaco, chave de roda, cinto de segurança, parte elétrica,...
- Santo Antônio
- Pneus off road
- Tração e redução
- Rádio comunicador
- Tow bar
- Guincho
- Documentação em dia
- Extintor de incêndio
- Revisão completa
CHECK LIST DO JIPEIRO
- Comida
- Água potável
- Água comum
- Boné, chapéu, óculos de sol
- Protetor solar, repelente
- Kit primeiros socorros
- Documentos
CHECK LIST APETRECHOS
- Cinta, cabo de aço, corrente ou corda para reboque
- Enxada ou enxadão, pá
- Machado, machadinha ou facão
- Lanterna
- Ferramentas
- Colas e adesivos (ex.: durepox, silicone,...)
- Arame, fio
- Presilhas plásticas (abraçadeiras)
- Peças sobressalentes
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
1- NUNCA ENTRE NA TRILHA SOZINHO - Por mais que o caminho pareça leve e você ache que tem um carro preparado, vá sempre com pelo menos mais um jipe. A companhia torna a aventura mais divertida e você ganha força extra nas horas difíceis. Se o jipe quebrar ou atolar, existe alguém para buscar socorro ou ajudá-lo a sair do buraco.
2- USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA - Um dos erros mais comuns, e isso não se aplica só aos iniciantes, é soltar o cinto de segurança ao entrar na trilha, por achar que não há perigo longe do trânsito. Muito pelo contrário, na trilha, dificilmente se sabe o que aparecerá depois da próxima curva.
3- ABASTEÇA SEMPRE ANTES DE ENTRAR NA TRILHA - Por mais econômico que seu 4x4 seja, abasteça antes de entrar na trilha. O terreno irregular altera muito o consumo do veículo, nos trajetos mais difíceis ele pode até triplicar.
4- NÃO SE ARRISQUE A TOA - As situações de perigo são tentadoras, mas podem ter consequências fatais. Se você não tem experiência, procure um caminho alternativo em vez de tentar vencer obstáculos difíceis
5- NÃO ESQUEÇA OS MANTIMENTOS - As viagens for a de estrada são cheias de imprevistos. A estrada tranquila na ida pode se transformar num mar de lama na volta, com uma simples chuva. Por isso esteja sempre preparado para passar uma noite no mato, mantendo seu jipe abastecido com água, alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores.
6- TENHA BOM SENSO - Nunca aja por impulso ou para impressionar os colegas de trilha. Antes de tomar qualquer atitude, pense e analise os riscos e possibilidades. Pode demorar, mas garante a saúde física e financeira no final da trilha.
7- CUIDE DE QUEM VEM ATRÁS - Há regras para andar em comboio. Uma delas é ser responsável pelo carro que vem atrás. Fique de olho no retrovisor, conferindo a cada minuto onde está o jipe de trás. Caso o perca de vista, pare e espere até ele aparecer. O jipe da frente vai agir da mesma forma com você, até que todos percebam o problema.
8- REVISE O JIPE NO FINAL - Se a trilha tiver muitos obstáculos, dê uma olhada geral no jipe antes de voltar ao asfalto. Veja se não existe algum vazamento ou mangueira solta. Já em casa, mande lavar o jipe o mais rápido possível
ÚLTIMAS RECOMENDAÇÕES
1 - Seja pontual na saída e no retorno: Esteja atento para o local e hora de saída ou retorno que foi previamente combinado e aceito por você. "Quem Chega atrasado vai perder o comboio e todas as vantagens de divertimento e de segurança que ele propicia".
2 - Cuidados com o JEEP: Abasteça o seu veículo, olhe nível de óleo, calibragem de pneus, água no radiador e etc. Cuide do seu bruto antes de sair, porém esteja pronto para obedecer o horário.
3 - Confiança no líder: O líder vai estar com rádio para estabelecer o ritmo do deslocamento, conduzir, e nos avisará de qualquer problema a nossa frente: Um acidente, Uma blitz de segurança policial, Algum veículo irregular em sentido oposto, enfim, qualquer evento que possa interferir no nosso comboio. Lembre-se: Se algum membro for parado em blitz, não devemos tumultuar a ação policial. Se manifeste na certeza de contribuir positivamente.
4 - Identificação: Acenda os faróis durante o percurso. Isso nos identifica e é um importante item de segurança; Os carros da frente podem "corujar" mais facilmente a extensão e acontecimentos com os demais colegas do comboio.
5 - Cortesia e educação: Quando possível, dê passagem aos outros veículos, auxilie a ultrapassagem para que possa ocorrer com segurança. Normalmente quando se avista um comboio, as pessoas ficam ansiosas para ficarem livres do empecilho e adiantarem a viagem deles.
6 - Paradas adicionais: qualquer parada adicional que se faça, com certeza causa transtorno ao grupo. Pare somente se necessário. A sua necessidade individual pode prejudicar todas as outras pessoas. As paradas programadas, serão discutidas antes do comboio sair. Se realmente for necessário parar, (Incontinência urinária, mal estar, defeito do bruto, etc.) tente combinar pelo rádio quando possível, ou sinalize de maneira clara e segura, todos iremos parar e ajudar no que for possível. Lembre-se: parado em rodovia, devemos dobrar os cuidados adicionais com nossos familiares circulando pela rodovia.
7 - Rebocando: O reboque de outro veículo requer cuidados e principalmente compreensão. Normalmente a velocidade fica reduzida em nome da segurança e tranqüilidade. As manobras são realizadas com mais atenção e cuidado. Vamos ajudar a quem estiver rebocando outro veículo.
8 - Uso do radiocomunicador: faça um uso moderado e proveitoso. Evite os excessos de brincadeiras. O rádio é para facilitar o nosso entendimento e apoiar a nossa segurança.
9 - Confiança no fechador: Tem um amigo jipeiro na retaguarda cuidando de você. Esse carro também vai estar equipado com rádio para te apoiar.
Fonte: .:: ESQUADRÃO DA LAMA ::.