O google fala sueco muito bem :-D
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traduçao tosca
Fala Rodrigão,
vou dar meu pitaco hehehe,
fazendo uma pergunta , que eu acho super importante. Como se eu soubesse o que é realmente importante na hora de começar um projeto hehehe!!
Vamos lá. Qual será a medida de entre-eixos da nova viatura ?
1 abraço
Isso que chamamos de... fudebar! Que seria basicamente juntar dados de forma quase aleatória para um projeto que pode ser de uma cafeteira ou ônibus espacial dependendo do resultado da pesquisa em si. Confuso? Um pouco, mas faz :shock:sentido. Querendo saber mais sobre a origem disto (tem certeza?) procura por "fudeba" no gooooooogle. Embora eu ache isso uma fudebice.
:-D
MRaizer,
Vou te pedir um favor.
Não entra nesses tópicos pra postar besteira porque aqui o pessoal só se interessa por técnica de construção 4x4. Existem outras áreas como o Off-Topic ou humor.
Já não é a primeira vez que passo por um post seu com coisas off-topic (Como no tópico do Spider 2, por ex.) e fica cansativo ler coisas sem sentido espalhado no meio de caras que realmente interessam.
Quebra o galho pra gente, ok? Não só vc, mas todo mundo que não tem nada o que falar de bom.
Espero que entenda.
Grande abraço! :concordo:
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Fabião,
Acho que 110" seria um número legal, mas só mesmo na hora que vai ser o número certo.
Abs
Rodrigo não sou lá dos maiores especialistas mas gostaria de dar meus pitacos.:odedo:
Antes de mais nada acho importante definir qual o uso que vc vai fazer do buggy. Só trilha? Vai competir no rock crawling? Como seria em deslocamentos, vai de carreta, ou tem q ir rodando?
Isso pq ficar chutando componentes sem saber como pretende usar seria meio tiroteio de cegos saca?
Quanto o peso é importante? Os moonbuggys são levíssimos e extremamente desconfortáveis de pilotar. Tudo em prol do baixo centro de gravidade e baixo peso, o piloto QSF... Imagina encarar umas 5 horas de trilha espremido naquela lata de sardinha cheio de barro e mato dentro? Mas seria uma boa referência de veículo para competir.
Se o papo é trilha eu começaria por decidir quantos lugares e qual o tamanho dos pneus que pretende usar. Estes dois fatores determinam o tamanho do chassi e o entre-eixos (aquela parada de aprox. 2,5X o diâmetro do pneu). Escolhendo os pneus ja tem um norte para os eixos. Não faz sentido usar RW para pnaus menores que uns 38". Uns D44 bem reforçados seguram uns 38" numa boa como vc já sabe.
Eu procuro pensar sempre "de baixo para cima", partindo da escolha de pneus. O resto vai se dimensionando em função disso.
Partindo de seus pneus 40", ou faz uns puta D44 ou usa D60 ou RW, isso leva a uma atlas, até ai ta resolvido.
Motor e câmbio devem ser proporcionais, pois se tiver a redução certa terá que se preocupar pouco com isso. Um motor de grande torque em baixa é o bixo na trilha. e dependendo de quantos lugares vai ter o buggy, um L6 ou V6 resolve perfeitamente para um 2 lugares. Se vai fazer 4 lugares e levar muita tralha começa a coçar um V8, não que o 6 não resolva. Eu optaria por um V6 4.3 GM com o 4L60E original dele, tudo PNP.
Tendo isso resolvido, desenho de chassi e suspa vai mais do espaço desejado e do seu gosto. Monta motor, cambio e t-case, posiciona os eixo e pneus e começa a dimensionar a estrutura tubular que vai ao redor disso.
Quer trocar a cheroka pelo buggy por quais motivos?
Abrass
Então Rafael, é por aí mesmo que falou!!
Os pneus estão decididos e depois da fenajeep, os eixos idem. Andei falando com o mário da macrotorque sobre o acionamento que ficaria invertido no eixo após rotacionar a bola e ele resolveria com o seletor da toy band de um dos bloqueios que fazem - modificação seria feita sem problemas e rapidamente. A tampa eu teria que bolar algo na original que segurasse o cabo. Fiquei feliz com essa possibilidade...
Outra coisa (Off topic - Essa é pro Renato :mrgreen:), pra quem interessar, é que o Mário têm interesse em desenvolver peças para o mercado. Conversei sobre o eixo de troller/grand cherokee e flutuante pra traseira. Estou até pensando em enviar uma tubeira pra ele usar de molde. O foda é saco pra desmontar tudo :oops: Se ele estivesse no RJ....
Depois estive na ensimec conversando com o ney que me deu uma lista de produtos que reforçam os d44, mais umas homocinéticas em 4340 e semis no mesmo material que podem ser encomendadas lá fora pra toy... Tudo originalzinho no lugar. O eixo ficaria, no meu pouco conhecimento, com problemas apenas em coroa e pinhão, mas (que eu me lembre) o bill nunca quebrou isso e ele está sendo minha referência. Trocaria a pinça traseira e pronto!
Depois de definido isso, o resto é meio que "fácil" porque já tinha as peças em casa e medi tudo umas 25729872 vzs :mrgreen:
Eu, particularmente, não sou fã de lama. Prefiro algo mais seco e pedras. Montaria algo pra andar nesse terreno.
O tópico é mais pra ser um "bolão de idéias" e cada um poderia dizer o que gostaria de possuir. Colocar o tipo de tereno que iria andar etc.... Já deram várias idéias legais que podem ser usadas para vários propósitos ;).
Sobre a cherokee, eu tenho um carro hoje que anda bem na rua, leva 4 pessoas pra trilha com conforto, faz muito bem trilhas até pesadas e vale um dinheirão...
Tenho muita pena de construir um carro desses e arrebentar com ele na trilha. Que o próximo dono usufrua dessas qualidades, porque pra mim, eu sou mais um banquinho de um lado, motor do outro, eixos pra fora e nenhuma lata pra amassar se tombar :mrgreen: Eu quero usar um carro sem pena e a cherokee tem um apelo psicológico muito forte :oops: :mrgreen:
Abs
so nao entendi esse lance de rotacionar abola do diferencial
ano passado abri um topico sobre isso e nao me deram nenhuma informaçao concreta do quanto teria de perda caso montasse a c&p de cabeça pra baixo
por causa disso os gringos preferem o transaxle da honda que gira ao contrario
ou entao radicalizar e fazerlogo um eixo portal
www.portal_tek.com
Que bom saber isso Rodrigo.Citação:
Outra coisa (Off topic - Essa é pro Renato ), pra quem interessar, é que o Mário têm interesse em desenvolver peças para o mercado. Conversei sobre o eixo de troller/grand cherokee e flutuante pra traseira. Estou até pensando em enviar uma tubeira pra ele usar de molde. O foda é saco pra desmontar tudo Se ele estivesse no RJ....
A esse respeito conversei apenas com o pessoal da Ensimec, e marquei uma visita lá na fábrica para maiores detalhamentos.
Já o pessoal da Macrotorque, poxa, reconheço que nem me passou pela cabeça consultá-los.
Abraços e continuo aqui de olho até o momento oportuno de fazer comentários !!!!!!!!!
Fala Rodrigo !!!
Te mandei um email, para não ficar congestionando o tópico.
ABS
Edgar
Desculpa a ignorancia ! Mas, explica melhor, como ficaria o cambio e tração montados atras do carro
Se eu engatar primeira eu ando de ré :parede::parede::parede::parede:
Ou vc pretende usar cx de kombi :lol::lol::lol::lol::lol:
Discorre um pouco de como é a tração
tks :mrgreen:
Gilberto,
Perdas com diferencial com bola invertida (O que eu acho):
Problemas de lubrificação (Vira hi pinion no caso dos d44 LP) e resistência de rolamento e diminuição na resistência de C&P pois agora andam na "rampa" dos dentes (costas das engrenagens).
Pensei em fazer a tampa da bola com o furo do óleo mais pra cima como os americanos recomendam, mas e os retentores? Vazariam?
Ou ainda soldar algumas "pás" no pinhão pra ver se jogam óleo no rolamento... sei lá....:rolleyes:
Abs
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Renato,
Acho que o problema maior seria na usinagem, pois já monta algo parecido no D44 do CJ/rural. Se for isso, os pobrema si acabarão-si. O foda é fazer maquinário pra forjar peça nova com pouca saída....
Mesmo assim, perguntei se com 10 eixos ele faria.... Ele disse que sim!
Podemos abrir uma lista :concordo:
O sistema seria parecido com o original - diferente do que o ensimec faz (estriado nas duas pontas).
Abs
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Edgar,
Respondi teu mail!!! :concordo:
Abs
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Alexandre,
Fazemos com motor traseiro pois se a trilha for muito braba é muito mais rápido sair de lá. Pensa que teremos várias marchas para sair e apenas uma pra entrar!!!
Abs amarelados!!! :mrgreen: