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Buggy com motor central - Sugestões e dúvidas

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  • 31/07/2009, 10:04
    equipeminas4x4
    Citação:

    Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Não sou especialista, vou dar minha opinião de leigo.

    Com motor central, dá pra fazer um buggy bem mais baixo.O motor pode ficar mais alto, prejudicando o CG, em compensação todo o resto pode ficar mais baixo, melhorando muito o CG.A distribuição do peso é melhor,e vai ficar bem mais curto.Os links ficam sem interferencia no caminho.
    Eu "acho " que quanto mais baixo melhor.
    O inconveniente é o calor e barulho agarrado na orelha do piloto.:mrgreen:

    []'

    guarde suas opiniões de leigo para vc.

    e viva a 6a sem lei.:odedo::odedo::odedo::odedo:
  • 31/07/2009, 11:18
    samukanvas
    Antes que algum animal venha falar alguma merda aqui de combustível, tá aqui a prova maior que trilha boa e diesel não combinam :twisted:

    Esse é um buggy 7.3 powerstroke bem futucado. O que dá pra fazer foi feito.

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=8WzYk19ouqA]YouTube - Powerstroke Buggy[/ame]

    Esse é um buggy gasolina exatamente no mesmo local

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=89SiFHw4rik]YouTube - OL'C Reversing up Cable Hill[/ame]

    Entenderam a diferença?

    Precisa desenhar? :pipoca:

    Agora vamos ao que interessa: Tanto faz montar o motor no carro na frente ou atrás... Essa porra sobe de qualquer jeito :lol:

    Abs
  • 31/07/2009, 11:22
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Giova, sobre os pesos, estava pensando no buggy completo mesmo. Com piloto, tanque cheio etc.... Pronto pra trilha. Se eu equilibrar esse peso, qual a vantagem em ter o motor na frente ou atrás?

    Estava conversando com uma pessoa e ela disse que a vantagem do buggy com motor central (na pilotagem) é a visão. Mas em compensação parece que está montando num touro brabo, pois a parte do meio pra frente é a que sofre mais com nas subidas (saltos/bumps), já que na subida que está utilizando mais acelerador e se imprime mais velocidade. Ao tombar pra trás é a mesma coisa. O cara disse que tombar pra trás sentado na frente do motor é como ser atirado por uma catapulta. Aumentam as chances de se quebrar.

    Tudo fica mais suave quando senta do meio pra trás... Principalmente as tombadas "de bico" :mrgreen:

    Isso é uma questão físico-geométrica...:mrgreen:
    Com motor dianteiro, num tombo para trás, se vc está mais perto do eixo traseiro, vai sentir menos pq estará mais perto do centro da volta. Com o peso maior em uma das pontas (dianteira no caso) sempre haverá uma aceleração no movimento (chicotada), num tombo para trás. Como vc está do centro para a outra extremidade vai sentir menos esse impacto. O mesmo seria ter o motor na traseira e vc sentado perto do eixo dianteiro, tombando para a frente.
    Com motor dianteiro e tombando para a frente, não ocorre a aceleração na mesma proporção, pois o peso maior não está no ar, e sim no chão perto do centro da volta. Por isso o impacto também será menor.
    Mas se vc tem um veículo com o peso igualmente distribuído e o banco bem no centro, tanto faz onde está o motor e para que lado vc tomba, vai estragar a viatura do mesmo jeito...:odedo:

    []'s
  • 31/07/2009, 11:27
    Mauricio Rotta
    Tenho um projeto em mente de um monstrão desses mas eu penso em utilizar uma mecânica menos convencional, acho que vai ser uma coisa totalmente diferente, vamos ver se vcs curtem
    MOTOR: Cummins 6 cil 5.7 (Dodge Ram)
    CAIXA: Dodge Ram Auto
    CT: Dodge Ram
    EIXOS: Dois eixos dianteiros do Trator New Holand TL 75 4x4
    DIREÇÃO: Hidrostática com pistão
    SUSPENSÃO: Feixe de molas com jumelos articulados
    PNEUS: Agricolas aro 18,5" traseiros da colheitadeira TC59
    BLOQUEIO: originais do proprio diferencial do trator, mecanico.
    TUBOS: Galvanizados de 2 1/2"
    QUANTOS LUGARES: 2
    Freio a disco nas 4 rodas com discos da Silverado ou F250.
    Sistema de direção traseiro com comando hidráulico com pino travante para travar em linha reta.
    Tomada de força para guincho mecanico agricola dianteiro.

    Acho que é só isso... é um projeto para o futuro. Opto por peças agricolas pelo fato de serem super resistentes e se comparadas com peças veiculares são infinitamente mais baratas. E a reposição é fácil e rápida.
  • 31/07/2009, 11:34
    Giovani
    Maurício, tubo galavanizado não é bom pra gaiola...

    É duro de dobrar, tem costura, racha fácil e soldar peça galvanizada é uma merd@! Voa craca pra todo lado e a solda fica uma porcaria.
    Nem escovar as pontas que vão ser soldadas resolve.

    []'s
  • 31/07/2009, 11:59
    equipeminas4x4
    Citação:

    Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Maurício, tubo galavanizado não é bom pra gaiola...

    É duro de dobrar, tem costura, racha fácil e soldar peça galvanizada é uma merd@! Voa craca pra todo lado e a solda fica uma porcaria.
    Nem escovar as pontas que vão ser soldadas resolve.

    []'s

    vc só acertou na parte da solda, o resto não muda nada.

    Mas nosso amigo Rotta está mais pro tópico do 5L (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=49823) do que pra este.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

    []'s
  • 31/07/2009, 13:46
    Cotrim
    Citação:

    Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Antes que algum animal venha falar alguma merda aqui de combustível, tá aqui a prova maior que trilha boa e diesel não combinam :twisted:

    Esse é um buggy 7.3 powerstroke bem futucado. O que dá pra fazer foi feito.

    YouTube - Powerstroke Buggy

    Esse é um buggy gasolina exatamente no mesmo local

    YouTube - OL'C Reversing up Cable Hill

    Entenderam a diferença?

    Precisa desenhar? :pipoca:

    Agora vamos ao que interessa: Tanto faz montar o motor no carro na frente ou atrás... Essa porra sobe de qualquer jeito :lol:

    Abs

    Rodrigo,

    Tem uma diferença gritante nos dois vídeos, mas não é pelo motor, e sim na forma como os dois encararam a subida.

    O primeiro (diesel) subiu de frente, com o motor dianteiro fazendo peso no eixo que puxa o carro.

    O segundo (gasolina) subiu de ré, com o motor dianteiro, fazendo peso no eixo que empurra.

    Você já subiu ladeiras ensaboadas com carro de tração dianteira? Muitas vezes, é preciso subir a ladeira de ré. Um exemplo é um fusca na lama, embora tenha menos motor qe um gol 1.8, ele passa muito melhor, porque? Além do fundo plano, o peso no eixo traseiro (que empurra) é maior no caso do fusca, enquanto o conjunto do Gol puxa o carro.

    Se o seu motor for central e a distribuição de peso for bem fwita, você terá uma distribuição de forças de puxar e empurrar melhor.

    Faça um teste simples:

    Ponha seu carro no plano e tente movê-lo das duas formas, puxando e empurrando. Qual foi a mais fácil? Por que?

    []'s
  • 31/07/2009, 15:14
    Mauricio Rotta
    Eu nem comento esses dois vídeos, a diferença de pegada é completamente diferente, os pneus são outros e o veículo é outro, sem dizer q um ta de frente e o outro de ré, e o lugar não parece ser o mesmo, sem dizer q pode ser em um dia diferente, mais seco talvez... só posso dizer UMA coisa, no caso desses dois vídeos o q menos faz diferença é o tipo de combustivel usado no veiculo.
  • 31/07/2009, 15:16
    Mauricio Rotta
    Quanto aos tubos, eu citei os galvanizados porque é os que eu vendo aqui na minha empresa, mas nada impede q sejam tubos pretos mesmo.
  • 31/07/2009, 15:21
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    vc só acertou na parte da solda, o resto não muda nada.

    Talvez... Em parte.
    "Tubo galvanizado" é meio genérico demais, pois existem vários tipos.
    Me refiro aos tubos galvanizados usados em condutores elétricos e construções. Acho que é o que Maurício se refere, pois são fáceis de encontrar.
    Porém nem todos permitem executar dobras, ainda mais com raio pequeno. Alguns tem a costura removida, mas são duros e abrem na costura quando se dobra. As curvas que existem para comprar tem um raio grande. Ou então usa-se conexões de ferro fundido.
    Dobrei na "mão" (dobradeira manual) um tubo de 1 1/2" galvanizado e outro igual, preto, com a mesma parede (uns 3mm). O galvanizado foi de longe o mais pesado. Foi preciso outra pessoa empurrando o tubo e eu na alavanca de 1,5 m.

    De qualquer forma, não é a melhor opção.

    []'s
  • 31/07/2009, 15:34
    equipeminas4x4
    Citação:

    Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Talvez... Em parte.
    "Tubo galvanizado" é meio genérico demais, pois existem vários tipos.
    Me refiro aos tubos galvanizados usados em condutores elétricos e construções. Acho que é o que Maurício se refere, pois são fáceis de encontrar.
    Porém nem todos permitem executar dobras, ainda mais com raio pequeno. Alguns tem a costura removida, mas são duros e abrem na costura quando se dobra. As curvas que existem para comprar tem um raio grande. Ou então usa-se conexões de ferro fundido.
    Dobrei na "mão" (dobradeira manual) um tubo de 1 1/2" galvanizado e outro igual, preto, com a mesma parede (uns 3mm). O galvanizado foi de longe o mais pesado. Foi preciso outra pessoa empurrando o tubo e eu na alavanca de 1,5 m.

    De qualquer forma, não é a melhor opção.

    []'s

    q não é a melhor opção é certo.

    []'s
  • 31/07/2009, 19:31
    Gilbertojipeiro38
    Citação:

    Postado originalmente por Mauricio Rotta Ver Post
    Tenho um projeto em mente de um monstrão desses mas eu penso em utilizar uma mecânica menos convencional, acho que vai ser uma coisa totalmente diferente, vamos ver se vcs curtem
    MOTOR: Cummins 6 cil 5.7 (Dodge Ram)
    CAIXA: Dodge Ram Auto
    CT: Dodge Ram
    EIXOS: Dois eixos dianteiros do Trator New Holand TL 75 4x4
    DIREÇÃO: Hidrostática com pistão
    SUSPENSÃO: Feixe de molas com jumelos articulados
    PNEUS: Agricolas aro 18,5" traseiros da colheitadeira TC59
    BLOQUEIO: originais do proprio diferencial do trator, mecanico.
    TUBOS: Galvanizados de 2 1/2"
    QUANTOS LUGARES: 2
    Freio a disco nas 4 rodas com discos da Silverado ou F250.
    Sistema de direção traseiro com comando hidráulico com pino travante para travar em linha reta.
    Tomada de força para guincho mecanico agricola dianteiro.

    Acho que é só isso... é um projeto para o futuro. Opto por peças agricolas pelo fato de serem super resistentes e se comparadas com peças veiculares são infinitamente mais baratas. E a reposição é fácil e rápida.

    esses eixos do tl 75 sao pequenos tem que ser de um trator de pelo menos 150 cv
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