Concordo com cada letra . parabéns pela resposta tão bem embasada e coerente .:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Versão Imprimível
O que vai acontecer na verdade é o seguinte:
Continuaremos com o tópico aberto, empurrando com a barriga, até que surja a definição final. :)
Ou não... :(
em barro não vejo porque a suspensão independente seria pior do que eixo rigido, o vão livre é maior....
só em erosões q eu vejo desvantagem na suspensão independente pela maior dificuldade (e dependendo do curso desejado impossibilidade) de conseguir o mesmo curso que um eixo rígido...
falar q se consegue aumentar tanto ou mais do que no eixo rigido o curso com suspensão independente é viagem, e das grandes....
quanto a aumentar os braços da suspensão: qualquer alteração nos braços vc muda completamente o comportamento da suspensão, ainda mais se tratando de duplo A.... se fosse aumentar os braços teria q ser tudo calculado para prever o novo comportamento (e não são cálculos que qualquer um faz não, teria que praticamente projetar uma suspensão nova)
vi o stark no salão do auto, gostei muito do jipinho e do atendimento q tive, tendo todas as duvidas esclarecidas, inclusive sobre o curso da suspensão...
pelo diferencial ser dana 44 já tem vários bloqueios disponíveis no mercado....
gostei muito também do menor peso em relação ao troller e da distribuição de peso entre os eixos próxima a 50%...
não intendo pq alguns ficam chorando falta de informações...
a unica coisa q vejo q alguém poderia reclamar é a demora pra ser vendido.....
Pedro , ja comentei a vários meses e varias vezes aqui nesse tópico que sou fã da suspensão do Stark .
A suspensão independente é um evolução inevitável para o futuro dos 4x4. a questão do curso dela acredito também ser bemmm complexa. Mas em 90% das trilhas brasileiras ele ( o curso da suspensão ) não é fator primordial.
Sem querer ensinar padre nosso a vigário. :-D
Para um 4x4 ser bom o importante é que as 4 rodas estejam o maior tempo possivel em contato com o solo e tracionando adequadamente.
e isso com eixo rigio não existe pois se um roda descer a outra vai logicamente subir. na suspensão indepente isso não acontece.:concordo:
[]'s
E aí Tropa ;
O Stark vem em agosto, a-gosto de quem ?
Achei ele modernoso. e esse bloqueio do diferêncial dele é 100% acionado por botão .ou mais um quase inutil LSD .
Povo...
Sou de Jaraguá do Sul.. uma cidade vizinha de Joinville, onde provavelmente vai ser construido este jipe..
Não tive tempo de entrar aqui e postar minhas informações.. bom vai ai algumas contribuições:
*Vi um destes Straks andando aqui na minha cidade, duas vezes no mesmo horário, e no final do ano passado tinha visto um em uma cidade litorania bem conhecida de Santa Catarina, Bal. Camburiou, mas muitas pessoas duvidaram.
*Soube recentemente que pelo menos uma fabrica da minha cidade esta no projeto do Strack, a Wist Escapamentos.
Eu escutei o barrulho do motor quando o bixo passou por mim, e creio que é um motor diesel que tem nele..
Bom.. dai de duas uma: Esse jipinho é de alguém que participa do desenvolvimento e esta testando o carro ou algum riquinho daqui comprou um brinquedo novo.
Ps.:estou sempre de olho.. onde vi o bixo tem um sinaleiro.. quem sabe consiga tirar uma fotinha para postar aqui.
Exato.
Exatamente tbm, mas nem eixo rígido pode se fazer qquer coisa...tbm tem que ser bem projetada e não por qquer um.
Dá uma olhadinha no site da procomp...tem o kit pronto para uso em dana 44 ...usa-se para uma corrida chamada BAJA que acontece no México a aproximadamente uns 40 anos...as suspensões são originais alongadas com balanças e braços mais longos somente...o engraçado é que o eixo traseiro tbm é feita a mesma coisa...parece até um gafanhoto...
vc está se contradizendo:
pros lados de ca 90% das trilhas são erosão e um dos principais fatores é justamente curso de suspensão (mas até certo ponto se consegue compensar falta de curso com bloqueio do dif)
:parede: sem querer parecer arrogante mas esse ultimo parágrafo tah triste...
nas trilhas o que vai manter as 4 rodas no chão o maior tempo possível é justamente um curso de suspensão maior, independente de ser eixo rígido ou não.....
em tempo: não quero provar que a suspensão do stark é ruim, quero mostrar q uma suspensão independente é muito mais difícil de se preparar e não se consegue resultados de curso (que com certeza não é um dos fatores menos importantes) tão bons quanto com eixo rígido...
olá Pedro
Entendi o seu ponto de vista , claro que você não esta falando desse ou daquele carro mas do conceito de suspensão como um todo.
Infelizmente ou felizmente temos opiniões contrárias.E até entendo pois nosso tipo pratica de off road é completamente diferente.
Agora me explique por favor como um 4x4 trafegando por um terreno irregular com dois eixos rigidos pode manter as rodas em contado com solo por mais tempo que um 4x4 com suspensão independente.:concordo:
com certeza, mas t garanto q é muito mais facil projetar uma 2 link do que um duplo A.... no duplo A ainda tem a questão da variação de cambagem, que dependendo dos tamanhos e inclinação dos braços varia de forma completamente diferente durante a extensão e compessão da suspensão....
procomp, tenho certeza que por traz tem todo um trabalho de engenharia....
e t garanto q mesmo a pro-comp não consegue um curso bom com a susp independente, até porque os baja não precisam de muito curso e sim estabilidade para se fazer curvas em alta velocidade (mesmo caso do baja da faculdade que usaremos duplo A na frente e swing axle ou trailling arm atraz), o que é uma situação totalmente diferente de trilhas....