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Projeto KartCross a Caminho "ainda sem nome"

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  • 02/01/2012, 21:21
    loechner
    Opa,
    Vou fazer alguns questionamentos...
    Ai vai: Você ta usando o cubo traseiro do UNO, cuja furação é 4x98 para a parte da frente do Kart, acho isso legal e funcional, devido ao cubo custar uns 30 reais.. (estou fazendo o mesmo no meu kart)
    O problema está no cubo traseiro do GOL, onde a furação é 4x100, diferente do UNO... Mas existe a possibilidade de refurar em um torneiro todos os cubos... OK.
    Agora, me explique uma coisa...
    Você ta colocando os cubos dianteiros do GOL na traseira do Kart que terá um eixo 31,75mm de diametro... Anteriormente, você me informou que o cubo do GOL tem uma abertura de 24mm (mesmo do eixo da homocinética)...
    Então.. Você consegue abrir o eixo do GOL até 31,75mm e ainda sobrar parede suficiente para aguentar os momentos(torções) que terá nas rodas?


    Em meu kart estou usando os cubos do UNO na frente, os aros que comprei tem furação 4x110 (vendedor havia informado 4x99) ai daria perfeitamente, com leve adaptação.. hehe
    Agora irei fazer no torno uma peça para adaptar a roda no eixo, pois a abertura na roda não deixa possibilidade para regurar o rodado e o cubo do uno nao tem espaço para essa furação.
    Isso ai...
    O eixo traseiro do meu Kart tem 30mm, ta pronto, assim que eu tiver tempo abro um tópico do meu kart. Flw ai..

    E boa sorte.
  • 02/01/2012, 21:59
    gbombana
    Então, o meu eixo vai ter 30 mm também, não achei os rolamentos dos mancais com 31,75 mm, só de 30 mm mesmo.
    http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_210203977_6459.jpg
    Eu tava pensando na possibilidade de quando for furar o meio dele a parede ficar fina, mas 30 mm vai dar mais ou menos no fim da parte meio conica que ta envolta do furo central, se ficar fraco (acredito que não ficará) eu coloco uma bucha pelo lado de fora e soldo envolta dela.
    Acho que não vou mais usar o cubo dianteiro do uno, pois não achei um jeito de adaptar ele na manga de eixo dianteira, a ponta de eixo não é conica, então vai ser dificil cortar a ponta bem no pé, e tem uma batente que prensa o rolamento quando a porca do cubo é apertada, se alguem puder me ajudar ... se não der usarei a traseira do gol/passat..
  • 02/01/2012, 22:06
    Glenio Ferraz
    Citação:

    Postado originalmente por gbombana Ver Post
    Então, o meu eixo vai ter 30 mm também, não achei os rolamentos dos mancais com 31,75 mm, só de 30 mm mesmo.
    http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_210203977_6459.jpg
    Eu tava pensando na possibilidade de quando for furar o meio dele a parede ficar fina, mas 30 mm vai dar mais ou menos no fim da parte meio conica que ta envolta do furo central, se ficar fraco (acredito que não ficará) eu coloco uma bucha pelo lado de fora e soldo envolta dela.
    Acho que não vou mais usar o cubo dianteiro do uno, pois não achei um jeito de adaptar ele na manga de eixo dianteira, a ponta de eixo não é conica, então vai ser dificil cortar a ponta bem no pé, e tem uma batente que prensa o rolamento quando a porca do cubo é apertada, se alguem puder me ajudar ... se não der usarei a traseira do gol/passat..

    Ola, tem como adaptar este.
    SKF:VKBA3525, BT2B445539A, BAH0094
    FAG:546467, 576467
    INA:VKBA869
    IRB:IR-2220
    KOYO:DAC2552
    NSK:50570
    Medidas (mm):

    d: 25.00 x D: 52.00 x B: 37.00
    roda traseira do renault/peujeot
  • 02/01/2012, 23:34
    loechner
    Catalogo dos rolamentos...
    Pelo que pesquisei, o do SANTANA/GOL/VARIANTI II/POINTER/LOGUS/ESCORT/VERONA e outros daria certo..
    Diamentro interno do rolamento para o eixo dianteiro é 39mm... abrindo o eixo da homocinética para 30mm sobraria 9mm que resulta em 4,5mm de parede.

    No caso do uno..
    Roda dianteira Modelos Premio/Elba/Fiorino até 93 e Uno 1.0 / 1.3, 1.5, 1.6 (out.85 ~ 93) o diamentro interno do rolamento é de 35mm

    Irei em uma auto peças conferir... =)
  • 03/01/2012, 00:11
    gbombana
    Eu troquei as bolas ali, eu tava falando do cubo de roda TRASEIRO do uno na DIANTEIRA do kart, não na traseira, desculpe pelo erro.
    Então vou usar a do gol mesmo, 4,5 mm já é ideal pra parede, uso chavetas chatas ao invés de parafusos para trava-las.
    E obrigado Glenio, só não achei algumas imagens dos modelos que você me passou, vou acabar usando a ponta e cubo traseiro do gol, é mais pratico para mim.
    http://img.alibaba.com/wsphoto/v0/33...s-in-stock.jpg
    é o INA:VKBA869
  • 03/01/2012, 12:16
    loechner
    Eu vou usar os cubos traseiros do UNO na frente, já comprei os cubos.. agora so falta compras as pontas do eixo.. Esses vou usar na dianteira..
    Como meus aros tem furos 4x110 e os cubos 4x98, vou fazer uma adaptação no torneiro para conseguir fixar as rodas.
    Na traseira do Kart, vou usar cubos do Escort que tem furos 4x108 (mais fácil de adaptar ou refurar o cubo)
    Vai ficar ideal para instalação da coroa e disco de freio...

    Você vai utilizar disco de freio de carro ou moto?
  • 03/01/2012, 12:56
    gbombana
    Quando você fizer as mangas de eixo e soldar a ponta de eixo do uno, tira umas fotos e posta pra mim dar uma olhada.
    E o cubo de Escort é com prisioneiro (o parafuso de roda é no cubo), pra adaptar na coroa e no disco você vai ter que usar o sistema do cubo normal do fiat e do gol.
    Acho que vou usar o freio a disco de moto mesmo, porque eu to indo atrás nos leilões pra compra uma stradinha ou uma 150, e a maioria é freio a disco, se a moto vier com o freio completo eu vou usar o freio dela mesmo. Eu queria usar o disco do gol, da uma olhada algumas paginas antes, eu postei uma foto de um disco de freio parafusado no cubo, a adaptação no cubo dianteiro ia dar certinho, no da moto vou ter que refurar o cubo, e ainda o do carro é mais facil para adaptar o cilindro mestre, no de moto não vai ficar legal.
    Vou comprar a moto e ver, dependendo eu vendo o kit de freio da moto e compro um de carro.
  • 03/01/2012, 15:32
    loechner
    Blz, to pra comprar as pontas de eixo essa semana no ferro velho.. Ai posto as fotos da adaptação.
    Quanto ao freio, vou usar pinça de moto e o cilindro mestre do UNO mesmo. Ligar ele diretamente ao pedal, sem uso de cabos... O problema é levar a mangueira até o freio na parte de trás do Kart...
    Inicialmente, eu estava planejando colocar freio a disco nas rodas da frente, o problema é que o disco fica do mesmo tamanho da roda que comprei de 10"... Eu teria que cortar parte do disco para o conjunto com a pinça entrar para dentro da roda... Ai fico pensando se ficaria bom e viável....
    Ai eu colocaria as rodas da frente freiando no pé e um freio de mão, para o eixo traseiro.
  • 03/01/2012, 17:06
    leobnaval
    Na diant. o que dá pra usar é disco de freio de scooter/jog/etc. elas usam uns disco de freio menores e você pode usar pinças de freio de moto mesmo. Muita gente prefere usar freio só na tras. mas consegue-se freiar muito melhor freiando as 4 rodas se bem equalizada a pressão de frenagem.

    []s
  • 03/01/2012, 17:50
    gbombana
    Freiando as 4 rodas ficaria "Filé", tem o problema que o leobnaval disse, a força de frenagem entre as 2 rodas da frente tem que ser igual, para ele não perder estabilidade, só que se você for fazer freio nas 4, tenta coloca as 4 rodas para freiar no pedal que ficaria bem melhor.
    O meu vai ficar o freio só na traseira mesmo, acho que é muito trabalho coloca freio na dianteira para pouca diferença.
    Porque você diz que é problema passar o cano de freio para trás ??
    Você me deu uma idéia, usar o cilindro mestre de carro no freio de moto, tenho um cilindro mestre do celta aqui.

    Alguem pode me dizer para que serve essas inclinações que estão circuladas no berço de eixo e na ponta de eixo ???
    http://img12.imageshack.us/img12/8038/pontadeeico.png
    http://img515.imageshack.us/img515/8...esuspensao.png
  • 03/01/2012, 22:37
    loechner
    A inclinação deve ser para garantir o sentido de giro do momento(esforço aplicado por uma força por metro... por exemplo Kgf.m... O mesmo que o torque simplificando) que a balança sofre com os impactos..
    Faz para garantir... Eu mudei no meu projeto... Veja a foto:
    http://img59.imageshack.us/img59/5941/semttulowkl.png

    Uploaded with ImageShack.us
  • 03/01/2012, 23:31
    gbombana
    Muito bom seu projeto, parabéns pelo seu desenho, muito bom.
    Mais será preciso mesmo essas inclinações ?? desculpe, mas poderia simplificar a explicação, não entendi o que você disse '-'
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