Exatamente Flávio, alongar as balanças sem alterar a bitola do eixo, é só mudar o ponto de fixação delas com o chassi, assim se consegue ter braços longos e bitola padrão...
Versão Imprimível
Exatamente Flávio, alongar as balanças sem alterar a bitola do eixo, é só mudar o ponto de fixação delas com o chassi, assim se consegue ter braços longos e bitola padrão...
Ola Flávio, Fag, Leo e amigos,
Na maneira que entendo alongar as balanças serve para proteger as homocinéticas, quanto mais longas teremos maior curso com o mesmo angulo na junta, é isso? Entendo que o funcionamento da suspenção é um triangulo em que o vértice está na homo do diferencial e os catetos são as posições maximas do semi eixo (com a suspenção encolhida e estirada) e a base é o curso da suspenção!! Quanto maior a balança maior o triangulo portanto maior o curso!! OK!! Porém discordo que o que protege as homo são as balanças, o que protege as homo é comprimento do semi eixo as balanças são consequencia, vejam que na máquina usei balanças regulares que foram fixadas afastadas do chassis para permitir o comprimento do semi eixo que eu queria, funciona como se fossem balanças longas!(foto anexa)
Estou certo ou errado?
Abçs, Cesar
Balanças mais compridas não protegem as homocinéticas pelo menor ângulo das homocinéticas, pois a balança não interferem diretamente na angulação do semi-eixo e homocinética, quem interferem num menor ângulo destes são o curso da suspensão e o comprimento deles assim mesmo com uma variação de X mm na ponta de eixo eles trabalham por exemplo numa variação de 30° e se o semi-eixo e homocinética tivessem metade do comprimento e a mesma variação de X mm na ponta de eixo eles trabalhavam por exemplo numa variação de 40°.
Aí entra a questão de que quanto maior angulação da homocinética maior a chance de quebras e maior desgaste, além de ser mais caras e dificeis de se achar uma homocinética que trabalhe com uma grande variação de ângular e que possa trabalhar (com a suspensão estática, veiculo com susp. em sua posição inicial) bem inclinada o que confere grande altura do solo e um bom vão livre do solo.
Balanças mais compridas servem para se ter menor variação em ângulo das barras da suspensão se comparado com uma susp. com os mesmos cursos de trabalho, e com isso consegue-se menor variação das bitolas durante o trabalho da susp. isso é bom para a homocinética e semi-eixos na questão apenas da extensão e compressão máxima que por variar menos provoca menos desgaste e se tem mais material em contato para transmitir torque a roda isso isto visto na horizontal, mas quanto ao ângulo de trabalho dos semi-eixos, tanto faz ter balanças mais ou menos cumpridas, desde que com o mesmo curso, a variação dos semi-eixos e homocinéticas será a mesma não importando o comprimento da balança.
Abraços, Leo
na traseira com torres, usei balanças mais compridas para gerar um menor encolhe-estica das homocineticas, consequentemente menor variação de posição da parte inferior das torres e conseguindo assim evitar o problema de as rodas traseiras percam paralelismo durante o trabalho. As barras que travam o sentido das torres eu tive o capricho de faze-las no mesmo cumprimento das balanças tb pensando em evitar problemas de alinhamento...
observe que no final de curso sua bandeja esta bem inclinada pra baixo, encolhendo as homo, ao alinhar a bandeja vai esticar as homo e ao subir vai ecolhe-las novamente como o amigo leo disse...
Genhero, tens fotos da suspensão traseira da sua gaiola?
Abracos
Amigo Cesar, reconheces o diferencial neste meu vídeo??? hehehehe
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=MyM9UgOIHrk[/ame]
cesar, quanto aquele assunto em que falavamos de gaiola 4x4 direto, vc comentou sobre esta caxa do niva q todos comentam, para ligar a tração diant com a tras, e o motor nela, mas qual seria a função dessa caxa do niva? naum conheço õ funcionamento delas.... seria lgo do tipo equalizar o giro do eixo diant com os traseiros? tipo de uma embreagem deslisante utulizadas em tratores? para que nas diferenças de pega dos eixos naum dar pau?
genhero esta caixa do niva, que na verdade não precisa ser especialmente dele e sim pode ser qualquer caixa de transferência (t-case) é o que a grande maioria do veiculos 4x4 (salvo algumas excessões) utilizam para se ter a tração nas 4 rodas.
Ele utilizou a do niva porque é leve, compacta e funciona perfeitamente bem no caso dele, mas poderia ser uma t-case de outro veiculo tambem, com uma t-case dependendo do modelo consegue-se ter controle sobre a tração podendo rodar em 4x2 ou 4x4 e ainda ter a reduzida que pode dobrar ou até mesmo triplicar o torque nas rodas dependendo do modelo da t-case.
Portanto um projeto de um 4x4 com t-case vai muito além do simples fato de ter tração 4x4.
Abraços, Leo
léo, procura informações sobre a t-case da pajero tr4.. vai ver como a bixinha é reduzida! 4x2 , 4x4 hight, 4x4 low, 4x4 blocked low
peeense! abraços!!
Sim Oliveira a TR4 tem uma das mais completas t-cases....
então, se quiser montar uma 4x4, sem o t-case , eu poderia montar um simples sistema de acoplamento de tração 4x4 ou 4x2 e assim usar 4x4 somente em terrenos em que se tenha necessidade, quando naum 4x2 normalmente correto? devo tomar o cuidado somente para que o diametro das rodas e diferencial diant e traseiro sejam coerentes ... e essa t-case, quanto paga por ae +/-?