Powered by vBulletin

"Maquina Blue" gaiola 4X4 Tração Integral

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 26 de 69 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 161718192021222324252627282930313233343536 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 28/05/2010, 17:53
    fag.online
    Acho que entendi.... vc quer dizer pra deixar a suspensão alinhada com o diferencial, formando um angulo de de 0 graus entre o diferencial e o cubo da roda, é isso?
    Com relação a trancar, notei isso quarta a noite quando fui colocar a homocinética de um dos lados da suspensão, rss
    Vou ver se consigo fazer isso que você falou hoje.
    Segunda posto novidades.
    A propósito, quero pedir desculpas ao Cesar, estamos invadindo o tópico dele. :D
    Abracos e obrigado
  • 28/05/2010, 20:22
    cesarferreira
    Citação:

Postado originalmente por fag.online Ver Post
    A propósito, quero pedir desculpas ao Cesar, estamos invadindo o tópico dele. :D
    Abracos e obrigado

Olá gurizada, o tópico é para isso mesmo!!! É postando que apreendemos, todos os macetes!
    Aproveitando, desculpa que não havia te avisado para colocar na horizontal!:parede:
    E já que estamos falando em suspenções, estou precisando de idéias de: como melhorar minha dianteira, gostaria de ter uns 10cm mais de curso! Por favor dem uma olhada nas páginas 29 e 30. estou aceitando sugestões!!

abraços
    Cesar
  • 28/05/2010, 21:08
    genhero
    Citação:

Postado originalmente por oliveiraideal Ver Post
    http://www.planetabuggy.com.br/gaiolas/ze.htm

ei, olha essa gaiola aqui q eu vi.. "literalmente" um trator!!

que tipos de suspensão são essas dele? alguém tem noção?

p.s.: estou no trabalho, internet lenta, por isso não copio as fotos para k..

abraços!!

oliveira, belesss...
    essa gaiola é daqui da minha cidade, so tem tamanho e numeros.... mto pesada, onde passei com minha humilde 4x2 o kra naum saiu nem con trator traçado, naum tinha corda o kabo na ocasião pra tirar o titanic da lama, pesado dmais, pneus agressivos, e mto torque... até hj ninguém passa mais no buraco kkkkk
    mas a suspensão é interessante, sem duvida...
  • 28/05/2010, 21:12
    Flávio Cadore
    Já não mais estragando o tópico do cara...hehehehe
    Quanto a suspensão, na McPerson não se tem muito o que fazer, o que limita o seu curso é o amortecedor e o ângulo de atuação do pivô e depois se aumentar tudo vai sobrar para a homocinética...se não me engano com 52 graus de trabalho.
    Uma idéia é tornar efetivo o curso do amortecedor que é de 190 mm (Santana)...explico: tem aquele batente de borracha na haste do amortecedor que pode ser diminuido e a mola que vc já trocou, tentar colocar uma mais macia até o limite da estabilidade ( claro) para a suspensão poder trabalhar mais.
    A solução que eu encontrei na minha foi usar balanças maiores, resultado: não força os pivôs e não força as homocinéticas, eu usei uma balança com 360 mm o que me deu 300 mm de curso na supensão.
    Espero ter ajudado agora...hehehehe
  • 28/05/2010, 21:19
    genhero
    amigo cesar, to desenhando uma gaiola 4x4 pra mim tb, acho q sonho de todos nós, e desde o inicio eu pensava em deixa-la 4x4 direto, sem acionamento.oq acha? acha q vai ter problemas com desgaste de pneus? ou dificuldade d andar em terrenos mais duros? nunca dirigi um 4x4...
    e quanto a suspensão, acho dificil aumentar o curso, pq parece ja esta explorando os 22° das omocineticas... na minha eu usei torres de santana na traseira e fiz as bandejas tubulares para evitar problemas de alterar a direção das torres no sobe e desce da suspa, mas o curso!!!? tb fiquei curioso...
  • 28/05/2010, 21:26
    cesarferreira
    OK Flávio, troquei a mola por mais macia até que começou a balançar muito a dianteira, não aumentei a a balança mas alarguei os pontos de fixação da balança com a mesma intenção de não forçar as homocinéticas, e a borracha de cima já não é original está menor também, vou revisar as medidas do curso mas não chego a 300mm.
    Abraço
    Cesar
  • 29/05/2010, 09:27
    leobnaval
    Cesar acho que da diant. na vai conseguir tirar mais curso sem ter uma mudança drastrica nos componentes e até mesmo outro sistema de susp.

Fiquei curioso para saber o curso total da sua susp. diant. com mc pherson, tem como medir?

Abraços, Leo
  • 29/05/2010, 21:25
    cesarferreira
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Fiquei curioso para saber o curso total da sua susp. diant. com mc pherson, tem como medir?

Olá Leo,
    O curso do amortecedor utilizado é de 190mm, o meu está aumentado em mais ou menos 30mm (retirei aquela borracha do coxim superior) e estou utilizando molas mais flexíveis (para permitir maior encolhimento) não vejo como poderá ser maior que 210mm! visto que o amortecedor nas Mac Pearson são colocados praticamente na vertical e o curso fica limitado pelo amortecedor.
    Vou Tentar medir!
    Hoje por aqui chove e fiquei sem parceria para uma trilha selvagem!
    Abraço
    Cesar
  • 29/05/2010, 21:36
    cesarferreira
    Citação:

Postado originalmente por genhero Ver Post
    amigo cesar, to desenhando uma gaiola 4x4 pra mim tb, acho q sonho de todos nós, e desde o inicio eu pensava em deixa-la 4x4 direto, sem acionamento.oq acha? acha q vai ter problemas com desgaste de pneus? ou dificuldade d andar em terrenos mais duros? nunca dirigi um 4x4...
    e quanto a suspensão, acho dificil aumentar o curso, pq parece ja esta explorando os 22° das omocineticas... na minha eu usei torres de santana na traseira e fiz as bandejas tubulares para evitar problemas de alterar a direção das torres no sobe e desce da suspa, mas o curso!!!? tb fiquei curioso...

Olá Genhero,
    O ideal é utilizar um diferencial central, no meu caso uso o do Niva, acredito que vc terá muitos problemas em terrenos mais duros, basta uma pequena diferença nos pneus e os problemas surgirão!! Acredito que mesmo na trilha nos locais com terrenos mais firmes já surgirão problemas! Na confraria no buggy temos um com 4x4 direto mas a tração só é engatada nos terrenos que permitam patinar o eixo dianteiro!
    Utilizar MacPearson na traseira facilita a construção mas em velocidade as rodas costumam abanar um pouco, além disso o curso fica limitado como na minha dianteira (e não vejo solução) eu prefiro IRS, construi balanças mais longas e utilizei buchas do opala, molas e amortecedores usei vários até me encontrei com molas do Maverick e amortecedores da Chevy, com MacPearson teu curso fica limitado pelo curso do amortecedor, na traseira para aumentar procura o maior amortecedor que encontrares e adapta um mola macia que não fique batendo no limite do amortecedor encolhido (mas que chegue bem perto) e que tenha força para tracionar o pneu contra o solo (tem que experimentar), poderás conseguir um bom curso! se tua dianteira não for coberta por carenagem como a minha poderá fazer coisa semelhante ao que te falei para a traseira (veja Moon Buggy) fica com estilo bem diferente!
    Abraço
    Cesar
  • 31/05/2010, 08:30
    fag.online
    Agradecendo ao Flavio, na sexta a noite desconectei a torre na parte de cima e alinhei meio que no olho o cubo com o diferencial, deu pra cortar o semi-eixo e parece que ficou legal, ao menos ficou com uma pequena folga de trabalho. Porém isso foi feito no diferencial dianteiro, o traseiro vai ficar assim até iniciar os testes com ela em andamento.
    Abracos
  • 01/06/2010, 09:12
    fag.online
    Esse esquema de alongar as bandejas, na teoria também deixaria a gaiola mais "larga" certo? como ficaria o seu caso Cesar que a gaiola é emplacada, nao terás problemas futuramente com a fiscalização?

Ou pensamento é que: aqui na minha região muitas trilhas são feitas em grandes morros, onde a plantaçao de banana prevalesce, de forma que as estradas são feitas entre "barrancos" praticamente da largura que um trator passa, se alongar muito as bandejas e também com a roda em off-set negativo por causa dos pneus grandes não baterem na suspensão, será que isso nao vai acabar encomodando nas trilhas?

Abracos
  • 01/06/2010, 19:15
    Flávio Cadore
    O certo de aumentar as balanças é diminuir a distância onde elas são fixadas no chassis. Assim compensa.
    Se não me engano a minha gaiola está com 1,84 cm de largura...na minha região não tem problema esta largura...tem que considerar onde se anda também...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 26 de 69 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 161718192021222324252627282930313233343536 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:26.