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"Maquina Blue" gaiola 4X4 Tração Integral

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  • 28/05/2010, 17:53
    fag.online
    Acho que entendi.... vc quer dizer pra deixar a suspensão alinhada com o diferencial, formando um angulo de de 0 graus entre o diferencial e o cubo da roda, é isso?
    Com relação a trancar, notei isso quarta a noite quando fui colocar a homocinética de um dos lados da suspensão, rss
    Vou ver se consigo fazer isso que você falou hoje.
    Segunda posto novidades.
    A propósito, quero pedir desculpas ao Cesar, estamos invadindo o tópico dele. :D
    Abracos e obrigado
  • 28/05/2010, 20:22
    cesarferreira
    Citação:

    Postado originalmente por fag.online Ver Post
    A propósito, quero pedir desculpas ao Cesar, estamos invadindo o tópico dele. :D
    Abracos e obrigado

    Olá gurizada, o tópico é para isso mesmo!!! É postando que apreendemos, todos os macetes!
    Aproveitando, desculpa que não havia te avisado para colocar na horizontal!:parede:
    E já que estamos falando em suspenções, estou precisando de idéias de: como melhorar minha dianteira, gostaria de ter uns 10cm mais de curso! Por favor dem uma olhada nas páginas 29 e 30. estou aceitando sugestões!!

    abraços
    Cesar
  • 28/05/2010, 21:08
    genhero
    Citação:

    Postado originalmente por oliveiraideal Ver Post
    http://www.planetabuggy.com.br/gaiolas/ze.htm

    ei, olha essa gaiola aqui q eu vi.. "literalmente" um trator!!

    que tipos de suspensão são essas dele? alguém tem noção?

    p.s.: estou no trabalho, internet lenta, por isso não copio as fotos para k..

    abraços!!

    oliveira, belesss...
    essa gaiola é daqui da minha cidade, so tem tamanho e numeros.... mto pesada, onde passei com minha humilde 4x2 o kra naum saiu nem con trator traçado, naum tinha corda o kabo na ocasião pra tirar o titanic da lama, pesado dmais, pneus agressivos, e mto torque... até hj ninguém passa mais no buraco kkkkk
    mas a suspensão é interessante, sem duvida...
  • 28/05/2010, 21:12
    Flávio Cadore
    Já não mais estragando o tópico do cara...hehehehe
    Quanto a suspensão, na McPerson não se tem muito o que fazer, o que limita o seu curso é o amortecedor e o ângulo de atuação do pivô e depois se aumentar tudo vai sobrar para a homocinética...se não me engano com 52 graus de trabalho.
    Uma idéia é tornar efetivo o curso do amortecedor que é de 190 mm (Santana)...explico: tem aquele batente de borracha na haste do amortecedor que pode ser diminuido e a mola que vc já trocou, tentar colocar uma mais macia até o limite da estabilidade ( claro) para a suspensão poder trabalhar mais.
    A solução que eu encontrei na minha foi usar balanças maiores, resultado: não força os pivôs e não força as homocinéticas, eu usei uma balança com 360 mm o que me deu 300 mm de curso na supensão.
    Espero ter ajudado agora...hehehehe
  • 28/05/2010, 21:19
    genhero
    amigo cesar, to desenhando uma gaiola 4x4 pra mim tb, acho q sonho de todos nós, e desde o inicio eu pensava em deixa-la 4x4 direto, sem acionamento.oq acha? acha q vai ter problemas com desgaste de pneus? ou dificuldade d andar em terrenos mais duros? nunca dirigi um 4x4...
    e quanto a suspensão, acho dificil aumentar o curso, pq parece ja esta explorando os 22° das omocineticas... na minha eu usei torres de santana na traseira e fiz as bandejas tubulares para evitar problemas de alterar a direção das torres no sobe e desce da suspa, mas o curso!!!? tb fiquei curioso...
  • 28/05/2010, 21:26
    cesarferreira
    OK Flávio, troquei a mola por mais macia até que começou a balançar muito a dianteira, não aumentei a a balança mas alarguei os pontos de fixação da balança com a mesma intenção de não forçar as homocinéticas, e a borracha de cima já não é original está menor também, vou revisar as medidas do curso mas não chego a 300mm.
    Abraço
    Cesar
  • 29/05/2010, 09:27
    leobnaval
    Cesar acho que da diant. na vai conseguir tirar mais curso sem ter uma mudança drastrica nos componentes e até mesmo outro sistema de susp.

    Fiquei curioso para saber o curso total da sua susp. diant. com mc pherson, tem como medir?

    Abraços, Leo
  • 29/05/2010, 21:25
    cesarferreira
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Fiquei curioso para saber o curso total da sua susp. diant. com mc pherson, tem como medir?

    Olá Leo,
    O curso do amortecedor utilizado é de 190mm, o meu está aumentado em mais ou menos 30mm (retirei aquela borracha do coxim superior) e estou utilizando molas mais flexíveis (para permitir maior encolhimento) não vejo como poderá ser maior que 210mm! visto que o amortecedor nas Mac Pearson são colocados praticamente na vertical e o curso fica limitado pelo amortecedor.
    Vou Tentar medir!
    Hoje por aqui chove e fiquei sem parceria para uma trilha selvagem!
    Abraço
    Cesar
  • 29/05/2010, 21:36
    cesarferreira
    Citação:

    Postado originalmente por genhero Ver Post
    amigo cesar, to desenhando uma gaiola 4x4 pra mim tb, acho q sonho de todos nós, e desde o inicio eu pensava em deixa-la 4x4 direto, sem acionamento.oq acha? acha q vai ter problemas com desgaste de pneus? ou dificuldade d andar em terrenos mais duros? nunca dirigi um 4x4...
    e quanto a suspensão, acho dificil aumentar o curso, pq parece ja esta explorando os 22° das omocineticas... na minha eu usei torres de santana na traseira e fiz as bandejas tubulares para evitar problemas de alterar a direção das torres no sobe e desce da suspa, mas o curso!!!? tb fiquei curioso...

    Olá Genhero,
    O ideal é utilizar um diferencial central, no meu caso uso o do Niva, acredito que vc terá muitos problemas em terrenos mais duros, basta uma pequena diferença nos pneus e os problemas surgirão!! Acredito que mesmo na trilha nos locais com terrenos mais firmes já surgirão problemas! Na confraria no buggy temos um com 4x4 direto mas a tração só é engatada nos terrenos que permitam patinar o eixo dianteiro!
    Utilizar MacPearson na traseira facilita a construção mas em velocidade as rodas costumam abanar um pouco, além disso o curso fica limitado como na minha dianteira (e não vejo solução) eu prefiro IRS, construi balanças mais longas e utilizei buchas do opala, molas e amortecedores usei vários até me encontrei com molas do Maverick e amortecedores da Chevy, com MacPearson teu curso fica limitado pelo curso do amortecedor, na traseira para aumentar procura o maior amortecedor que encontrares e adapta um mola macia que não fique batendo no limite do amortecedor encolhido (mas que chegue bem perto) e que tenha força para tracionar o pneu contra o solo (tem que experimentar), poderás conseguir um bom curso! se tua dianteira não for coberta por carenagem como a minha poderá fazer coisa semelhante ao que te falei para a traseira (veja Moon Buggy) fica com estilo bem diferente!
    Abraço
    Cesar
  • 31/05/2010, 08:30
    fag.online
    Agradecendo ao Flavio, na sexta a noite desconectei a torre na parte de cima e alinhei meio que no olho o cubo com o diferencial, deu pra cortar o semi-eixo e parece que ficou legal, ao menos ficou com uma pequena folga de trabalho. Porém isso foi feito no diferencial dianteiro, o traseiro vai ficar assim até iniciar os testes com ela em andamento.
    Abracos
  • 01/06/2010, 09:12
    fag.online
    Esse esquema de alongar as bandejas, na teoria também deixaria a gaiola mais "larga" certo? como ficaria o seu caso Cesar que a gaiola é emplacada, nao terás problemas futuramente com a fiscalização?

    Ou pensamento é que: aqui na minha região muitas trilhas são feitas em grandes morros, onde a plantaçao de banana prevalesce, de forma que as estradas são feitas entre "barrancos" praticamente da largura que um trator passa, se alongar muito as bandejas e também com a roda em off-set negativo por causa dos pneus grandes não baterem na suspensão, será que isso nao vai acabar encomodando nas trilhas?

    Abracos
  • 01/06/2010, 19:15
    Flávio Cadore
    O certo de aumentar as balanças é diminuir a distância onde elas são fixadas no chassis. Assim compensa.
    Se não me engano a minha gaiola está com 1,84 cm de largura...na minha região não tem problema esta largura...tem que considerar onde se anda também...
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