Pessoal, tava aqui sem fazer nada e tive uma idéia de uma caixa reversora para colocar no kart cross, mas ai me surgiu uma dúvida, será que essa caixa vai roubar potencia consideravel do motor ?, já que ele não é tão forte assim.
Fiz o desenho em 3d da caixa para ter uma noção, segue umas fotos:
A 3ª imagem é com a ré engatada e a 4ª é com a marcha para frente, o eixo da frente vai ser ligado com corrente ao motor e o de trás no eixo do kart, depois vou pensar no garfo para movimentar o conjunto amarelo, mas isso é o de menos, ela vai ficar compacta, quando começar a fazer posto algumas fotos, que tiver sugestões, poste ai.
Eai galera tudo bem?? tipo eu e um colega meu estamos querendo montar um kert cross tbm mas temos 15 anos e a gente queria saber qual projeto e mais enconta pq nessa idade e meio dificil arrumar mt dinheiro sou novo aqui no forum entao conto com voces ... se tiver como alguem me mandar o projeto e e-mail pra poder tirar umas duvidas eu agradeço ^^
Ae tambem gostaria de saber se colocar um motor 150cc ou 125cc da pra andar de boa com o kart (sou iniciante ainda) e vou usa-lo para pequenas trilhas em estradas de roças e tals...
valeu!!!
tavimcross, quanto mais simples mais barato, quanto o menor o numero de peças móveis em geral é mais fácil e barato, portanto acho, pois nunca fiz as contas na ponta do lápis, que um kart com motor lateral e eixo rígido na traseira é mais barato que um motor traseiro com duplo A.
um pouco de potencia sempre vai ser perdida, mas acho que compensa pela facilidade da ré, onde vai conseguir as engrenagens?
joao
Rapaz, sabado fui no sucateiro tinha acabado de descarregar um caminhão de peças velhas de mecanica, engrenagem tem a rolé, de tudo tipo, vou garimpa umas lá.
pois é aqui tinha uma loja que vendia peças usadas de moto mas fechou, tinha uma caixa com tudos os tipos de engrenagem a 5 latinhas cada uma, as de moto tem um tamanho muito bom.
comprei umas já com o entalhado para fazer este esquema, mas como achei uma pronta acabei deixando de lado.
as vezes compensa dar uma olhada nas de moto, o entalhado da CG (só tornear as pontas para servir no rolamento dos mancais) e 2 engrenages da primeira soldados dava para fazer aquele carretel, o outro eixo não precisa de entalhado já que as egrenagens são fixas no eixo então é só soldar direto.
aquela engrenagem para fazer a inversão eu colocaria um eixo passando até o outro lado da caixa, chocho mais resistente.
a minha quando esta fazendo antes de desistir, tinha feio a furação, soldei, antes de furar, duas chapas sobrepostas para facilitar a centralização dos eixos, ainda fiz quatro furos adicionais para passar barras roscadas e alinhar bem antes de soldar o fundo e a lateral(fixar as chapas com duas porcas uma de cada lado da chapa), minha idéia era usar para centralizar as barras e depois de soldar as laterais retirar, mas não cheguei a testar.
Ai joaoo e gbombana vcs tem um projeto de kart cross mais em conta pra me mandar pq estou querendo começar a comprar peças e tals a partir de outubro e ja queria ter uma noçao...
E tipo queria q vcs me respondessem sobre o motor 125 e 150cc valeu
Tavim, me passa seu e-mail que eu vou te mandar o projeto do kart cross com motor lateral, é o mais em conta.
O motor 125 já aguenta tocar o kart cross, não vai ter aquela potencia de sobra, mas já da pra andar na roça em estrada de chao, o da 150 é mais forte, se tiver que escolher por pouca diferença de preço opte pelo 150.
Qualquer duvida pode pergunta q no que puder eu ajudo.
Ta certo joão, eu fiz esse desenho e acabei não atravessando o eixo de um lado para o outro porque pensei que ia pegar sobre a outra engrenagem, aquelas engrenagens do desenho eu ja peguei pronta, lá ta só a ideia, vou deixar mais larga um pouco para colocar um ponto morto na caixa, e também para se caso escapar o conjunto ele não trave a caixa.
Porque parou de montar a que você tinha começado, posta umas fotos dela ai.