acompanhando:pipoca::pipoca:, parabens pelo capricho......
Versão Imprimível
acompanhando:pipoca::pipoca:, parabens pelo capricho......
Hoje de tarde chegou aqui em casa a bomba de óleo nova do Jeep. Acho que já comentei antes, mas ela tava gasta. Achei essa num preço bom e comprei. Valeu cada centavo, pelo menos por enquanto:concordo: vamos ver como fica a pressão do óleo.
Nesse final de semana, por causa da gripe, não deu pra fazer muita coisa não. Sábado de manhã levei a haste do diafragma pra tornearia e busquei as peças que tinha levado pra lá (bomba da água e braço da direção). De tarde, montei o braço da direção. Ficou quase justo, só sobrou uma folguinha no setor, que posso diminuir na regulagem. Também tomei vergonha na cara e comprei o tubo de ferro pra fazer os espaçadores das algemas dos feixes de molas (não, eu ainda não tinha feito :oops:, até perdi 2 porquinhas durante os passeios por não ter dado aperto :parede:) Mas agora ta feito, tava tanto tempo sem eles que eu tinha até me acostumado, e como ficou com uma aparência melhor agora... Domingo eu passei um pano com água no chassi e nas rodas (nem tá pronto e já ta tudo sujo :putz:). Foi aí que eu percebi que um pouco de água tava entrando pelas rodas-livre, minha junta não tinha ficado boa. Tirei a RL e, com o mesmo papel de junta que comprei pra fazer o carburador, fiz juntas pra roda livre, agora tá bom :concordo:
O carburador continua em SP. Não foi possível retirar os gigleurs (ancoragem pela idade), então o tratamento vai ser feito ser retirá-los, o que tem consequências apenas visuáis, não interfere significativamente nas dimensões dos gigleurs. Até daria pra tirar, mas seria com uma broca :shock:, o que teria seu risco.
No mais era isso.
Aguardando a volta do carburador :pipoca:
E a obra continua:concordo: Esse final de semana eu busquei na tornearia a haste que aciona o diafragma da bomba de vácuo e o corpo da bomba, que recebeu uma bucha de tecnil pra encaixar um retentor novo. Ficou muito aquém das expectativas. O retentor novo da bomba ficou 100%, mas a haste... Deixaram ela mais grossa pra ficar justa no retentor, até ai tudo certo, mas na parte de cima quebraram a alça que vai ao redor da alavanca que a aciona :parede::parede::parede:, sorte minha que essa haste trabalha sob compressão, assim a alça servia só pra alavanca não correr pro lado. Botei uns pingos de solda na ponta da haste e daí, com uma lima triangular, eu fiz uma reentrância pra alavanca encaixar, deixando as bordas mais altas, daí a alavanca não vai escorregar pro lado. Até poderia ter ficado melhor, mas acho que vai dar conta do recado. Futuramente vou refazer essa haste.
Além disso comprei óleo pro motor. Já tinha trocado o óleo do motor antes, mas o motor tava tão sujo por dentro das galerias que foi só o óleo novo girar que já tava preto de novo, fiquei com pena de por a bomba de óleo nova pra puxar óleo sujo. Troquei também por causa da pressão do óleo. Tinha colocado um 20w40, que achei ser mais próximo do SAE 30 recomendado no manual do Jeep. Agora comprei o Elaion 20w50. É o mesmo que usam nos Volkswagem, segundo o cara que me vendeu.
Também aproveitei que o motor tava parado pra tirar o defletor de ar do radiador, o caneco do filtro de óleo e suas abraçadeiras. Dei mais uma mão de preto no defletor e nas abraçadeiras, e repintei o caneco, porque a cor que eu tinha escolido antes tinha ficado muito longe do laranja da FRAM. Agora ficou bom:concordo:
E, finalmente, acho que sábado eu ligo de novo o Jeep. Já vai ter a bomba de óleo, de água, de gasolina e também o carburador, que é pra chegar aqui em casa a qualquer momento. O seu Cláudio, lá da Carbunovo, postou o pacote 2ª feira a tarde lá de São Paulo. Pelo rastreamento, no site dos correios, já tá aqui em Porto Alegre. :cool: Ele vem aos pedaços, já que mandei só o corpo do carb e as alavancas e eixos pra serem tratados, por isso já trouxe do sítio um pacote com chave de fenda, papel pra fazer junta, as outras pecinhas do carburador... Daí sábado vai ser Plug&Play com o carburador. Já até falei pro Cláudio, esse carburador novo em cima do motor, depois de pronto, vai ser a cereja do bolo :dance:
Ai vão algumas fotos:
1-Retentor novo no corpo da bomba de vácuo;
2-Haste encaixada na sua posição;
3-Bomba de óleo nova;
4-Bomba de óleo nova no motor;
5-Caneco do filtro de óleo (parece fosforecente, mas deve ter sido o flash, ao vivo tá bem melhor).
Bah, ontem chegou o carburador lá da CarbuNovo! O serviço ficou excelente. Todas as peças ficaram parecendo novas e com um acabamento muito bom. Só não postei antes porque tava sem tempo. Agora, to com o carburador montado, ou melhor, quase, e muito satisfeito com o serviço, valeu cada centavo... Recomendo. Aí vão umas fotos de como era antes do tratamento:
1-Cuba;
2-Mecanismos da injeção de gasolina do carburador;
3-Mecanismos da injeção de gasolina do carburador;
4-Peças do carburador separadas;
5-Depois de montado.
E, agora, umas de como ele tá agora:
1-Corpo do carburador depois de niquelado;
2-Peças e alavancas em ferro que foram galvanizadas;
3-Cuba de gasolina;
4-Mecanismo do afogador, incluindo mola de arame super fino que antes tava toda enferrujada e agora tá parecendo nova;
5-Cuba com o mecanismo de injeção de gasolina.
Mais algumas, todas depois de montado, como dá pra ver.
Digo que tá quase montado porque os caras da tornearia (quem tá acompanhando aqui deve se lembrar que mandei embuchar o eixo da borboleta do acelerador) por algum motivo que desconheço lixaram a ponta do eixo, resultado: o aperto que se dá no parafuso da alavanca do acelerador não é suficiente pra agarrar o eixo :parede: Tenho ideias de como solucionar isso, mas não sei ainda se vão funcionar :semideia, mas vou dar um jeito.
E também, dessa vez por culpa minha :oops:, quando fui parafusar a borboleta do acelerador no eixo acabei degolando o parafusinho. Se os parafusos da borboleta do carburador do fusca não servirem pra reposição, vou comprar uns parafusinhos bem pequenos e mandar refazer as roscas do eixo, vai ser o jeito.
No mais era isso, espero que tenham gostado de como ficou o carburador, eu fiquei muito satisfeito, serviço ágil e de confiança, o pessoal de lá entende, recomendo :concordo:
Henrique, parabéns pela restauração!
Esse é o tópico que eu mais gosto de acompanhar.
Está ficando de primeira.
Conta aí pra gente quanto ficou pra recondicionar o carburador.
Eu tenho dois que estão precisando de um trato.
Obrigado.
Dae Elias, valeu pelo elogio, fico feliz que gostem do meu tópico ^^
Pra fazer o tratamento das peças no meu carburador, incluindo niquelação nas peças em zamack e galvanização zinco-ácido nas peças em ferro, deu R$190,00 + valor de envio nos correios. Eu achei barato, ficou realmente bom. No meu caso foi o tratamento de todas as peças, mas eles também fazem só o tratamento das peças em zamack, caso estejam corroidas pelo álcool, que sai mais barato, ou o recondicionamento completo, aí sai um pouco mais caro e acho que o preço final depende do modelo do carburador. O ideal é falar com o próprio Cláudio lá da Carbunovo, tem os dados bem certinho lá no site deles: niquelao de carburadores <./title> <./head>
Boa sorte ai com esse carburadores
Qualquer coisa, só gritar...
Ficou muito legal Henrique, parabéns!!
Até me animou em montar o velho Carter do Fernandão!!
[]'s
Bah Rodrigo, é o primeiro Jeep que restauro, e, por enquanto, penso que, numa situação dessas, o melhor é o que sai de fábrica. Digo isso porque, por exemplo, tem um monte de Jeep por ai rodando com carburador de Fusca, de repente tem quem consiga regular certinho o gigleurs e tudo mais, mas no meu caso, o motor tava uma m3rd@. Mistura muito rica, falhava um monte e gastava um horror, esse poquinho que andei com aquele carburador já deixou as velas bem pretas, tão quase um carvão. Depois que botei o carter, que foi dimensionado pra esse motor, nem tava tão bem regulado mas já era outra coisa, até deu a impressão que gasta bem menos gasolina (o que vou confirmar depois de pronto, andando bastante).
Não sei qual o carburador com que o motor do Fernandão ta andando, mas, IMHO, vale a pena o investimento, sem falar que fica muito bonito esses detalhes originais ^^
Abraço
Consegui ligar o motor esse final de semana. Sábado foi praticamente só preparando tudo pra dar uma volta :dance:. Remontei a bomba de água com o selo mecânico do opala, ficou ótimo, troquei 2 parafusos que fixam a bomba de óleo pois tinham ficado um pouco curtos (a bomba nova é uns 8mm mais alta, logo bombeia mais óleo), ajeitei a convergência (no método da cordinha mesmo) e travei as abraçadeiras, coloquei o motor no ponto, limpei o filtro de ar de um BF 161 (provisório), emprestado pelo Gerson, da MGW 4x4, enfim... todos esses detalhezinhos.
Ah sim, antes disso, levei o braço da borboleta do acelerador pra refazer as roscas dos parafusos, levei na tornearia do sobrinho de um grande amigo do meu vô, tudo muito caprichado lá. Eu achava que eles não trabalhavam sábado de manhã, mas como trabalham, vou levar as peças tudo pra lá a partir de agora.
Pra resolver o problema da alavanca do acelerador que não dava aperto peguei o eixo da borboleta e, na parte que tinham lixado (que era a causa problema), martelei, bem de leve. Como o latão cede fácil e a diferença que diâmetro que eu queria era de décimos, não demorou nada pra conseguir o que queria. Foi só encaixar a alavanca e dar o aperto que tava preso :concordo:
Depois de tudo isso, finalmente fui ligar o motor. Tive que manter o afogador puxado pra que não apagasse na lenta. Isso porque, penso eu, quando desmontei para limpar tinha um gigleur na parte de cima da carcaça do carburador que tava entupido. No final de semana, como tava no sítio, não tinha acesso a internet e, por isso não tinha como saber ao certo para que servia aquele gigleur, pensei ser para o circuito da alta, então nem me preocupei muito em desentupí-lo, queria o motor ligado na lenta. Tentei com agulha, arame e ar comprimido, mas não deu certo, então fui limpando os outros dutos. Quando cheguei aqui em Porto Alegre descobri que esse era o gigleur da marcha lenta. Conversando com o Cláudio, da CarbuNovo, descobri que realmente pode ser esse gigleur, e mais, que esse gigleur, na parte de cima é mais grosso que na parte de baixo, vai afunilando, pelo menos foi o que deu pra ver pela foto de um gigleur desses. Isso significa que quanto mais eu empurrar a sujeira de cima para baixo mais ela vai se prender no furo :parede: No próximo final de semana, vou fazer de tudo pra tentar desentupir esse gigleur usando um daqueles arames que se usa pra desentupir fogões a gás. Também quero testar se não é uma entrada falsa de ar, conforme hipótese do Cláudio. Se tudo falhar, vou pro "plano B", fazer um furo de décimos de milímetros (há uns 20 anos atrás meu pai trouxe da Alemanha um jogo de brocas, a mais grossa tem +- 1,5mm de diâmetro) no meio gigleur. Se não soltar a sujeira, pelo menos vai desobstruir o caminho e, então, talvez eu consiga retirar a sujeira empurrando com um arame de cima para baixo.
Mas quanto a bomba de óleo, na lenta, a pressão saltou de 25 libras com o motor frio para 60 libras, e só não vai mais porque tem a válvula de alívio do lado da bomba (fica 60lb na lenta e continua 60lb mesmo acelerando). To feliz com o resultado, mesmo sabendo que uma pressão tão alta pode significar entupimento, ou coisa pior, tipo bronzina rodando nos mancais :parede::parede::parede: Só andando até o motor esquentar pra ver se a pressão baixa. Ah sim, de repente a pressão tá tão alta porque troquei o óleo pra 20w50, mais grosso do que aquele que eu tinha colocado antes, e porque a bomba nova tem as engrenagens mais altas, como disse antes, bombeando bem mais óleo, tomara que seja isso.
Mas esse carburador vai ter que funcionar. Mais uma vez, vou ter que dar um jeito :semideia
Mas aí vão algumas fotos de como tão as galerias de água (quero limpar tudo com aquele produto que limpa radiadores e depois colocar uma válvula termostática) e de como ficaram as hastes do acelerador.
Abraço