Bahh. Obrigado pela dica Rodrigo, tens razão. O Cj3b já tem fama de não ter muito freio, magina com as lonas empapadas com óleo :putz:
Abraço a todos.
Versão Imprimível
Bahh. Obrigado pela dica Rodrigo, tens razão. O Cj3b já tem fama de não ter muito freio, magina com as lonas empapadas com óleo :putz:
Abraço a todos.
:concordo: Que espetáculo ficou esse chassi!!!...
Freio original só se for para jeeps que andam pouco, caso contrario tem que ter disco mesmo!!:concordo:
[]'s
É isso ai. Pra manter os freios originais vo ter que caprichar. Já achei um lugar pra comprar as sapatas novas pros freios e fiquei sabendo que em Curitiba tem uma loja que vende os cilindros novos iguais aos originais :palmas:.
Mas continuando a falar sobre os eixos, como não tava conseguindo tirar os cubos de roda (encaixe chavetado e cônico :parede:) resolvi comprar um saca polia novo. Comprei um muito bom, todo em aço cromo-vanadium, o dono da loja falo que se eu conseguir quebrar parte dele posso levar lá e trocar por um novo. Mas daí encaixei no cubo, apertei tudo que dava e nada, e pior, empenou o cubo :parede::parede::parede::parede::parede: que c@g@d@. Mais tarde meu tio passou lá em casa e trouxe a "ferramenta de precisão". Daí, além do saca-polia puxando, demos umas boas marteladas em cima do pino do saca-polia. Funcionou. Com o cubo fora, fiquei mais tranquilo. O cubo que entortei tinha uma baita trinca. De certo colocaram a chaveta antes do cubo quando foram montar.
Acho que o antigo dono deve ter andado muito pouco com o Jeep, porque mesmo tendo de areia na caixa satelite e terra nos rolamentos que ficam perto dos cubos de roda, tavam todas as engrenagens em bom estado, aliás, muito bom estado :-D. Só os rolamentos perto dos cubos que tavam bem mais ou menos, talvez eu tenha que trocar.
Segunda comprei os 5 retentores (2 deles não tinham borracha nenhuma mais), uma arruela de encosto pra planetária e um outro cubo, tudo na MGW 4x4, em Estrela RS, excelente oficina aliás. A última foto mostra o estado da arruela de encosto que tava.
No dia 20 vai ser feito jato de areia na carcaça do eixo.
No mais é isso ai, vou postando fotos conforme o avanço. Abraços a todos.
Fala Henrique,
Que ótima surpresa que tá tudo em perfeito estado.
Para sacar é isso mesmo, além do sacador das umas batidas firmes ajuda a soltar.
Não esquenta que o cubo vc acha novo para comprar, se já estava trincado não ia ter outro jeito.
Esse rolamento cheio de terra já era, aproveita que tá desmontado e coloca um novo, aí vc pode esquecer de mexer nesse eixo pelos próximos 10 anos.
[]'s acompanhando e palpitando
Já comprei o cubo na MGW 4x4, ja escovei ele e ja passei fundo também :grin:
Quanto aos rolamentos, fico com pena de trocar eles, todos eles ainda tem gravado em cima MADE IN USA :-D Vou ver se posto fotos. Se, quando tiver montado (sem colocar os cubos), ficar com alguma folga axial, tchau pra eles, senão... Afinal, quando o rolamento gastar e precisar tirar as arruelas de ajuste, vou ter que desmontar do mesmo, então fica na mesma. Valeu a dica :concordo:.
Abraços
Dae, pessoal. Esse fim de semana fiquei em Porto Alegre. Sem Jeep :(, mas foi por um bom motivo.
Mas mesmo assim aproveitei o tempo. Resolvi fazer uma lista das peças que preciso comprar para o Jeep e um orçamento delas em sites como Gama 4x4 e Zezo 4x4. Acontece que fui olhando a lista de peças, daí é "Eu precisava disso", "Vai faltar aquilo", "Achei que nem ia conseguir achar isso" e quando vi a lista ja tinha 43 itens diferentes :shock: totalizando mais de 2000 reais.
Inclui cilindros de freio novos, tanque de combustível, amortecedores, jumelos U, buchas, coifas, borrachas, estribos, grampos dos eixos, tem de tudo :grin:.
Pelo menos daí, devo ter, chutando baixo, 70% de todas as peças que faltam. Vou ver quais são prioritárias e comprar antes, depois compro o resto.
É 2ª-feira e já to louco pra mecher no Jeep, quero só ver 6ª :grin:
Abraço a todos.
Voltei do sítio.
Foi feito jato de areia no eixo, nas panelas, no tambor e no suporte do reboque. Já ta tudo preto :grin:
Comecei a montar o eixo. O pinhão e a coroa estão casando muito bem, tem uma pequena, bem pequena, folga ao girar e não ta nada pesado :concordo: Achei meio estranho o retentor do pinhão. Comprei um que tem um ressalto de borracha a mais que encosta no corpo da "culatra da junta universal" pra não entrar areia no retentor. A princípio tudo bem, mas quando montei, esse ressalto ficou bem apertado, vou ver com o cara que me vendeu se tá certo isso, travou bastante o pinhão :confused:
Decidi que vou seguir teu conselho, Baratti. Tens razão. Vou colocar rolamentos novos nos cubos. Falei com um mecânico e ele disse que quando um rolamento fica muito tempo mergulhado na água não serve mais. Acho que é por que se formam pontinhos de ferrugem, e quando se limpa o rolamento ficam buraquinhos, que fazem o rolamento girar como se tivesse sujeira dentro, dando umas travadinhas e comendo tudo, além de fazer muito barulho. Vamos ver se acho os rolamentos da Timken Made in USA :pensativo: pra manter o padrão :grin:
Quando fui tirar o rolamento velho usei o saca-polia. Tava tão firme que, quando soltou, o rolamento desmontou e voou rolete pra tudo que é lado :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Não posto fotos agora porque elas tão na máquina ainda, mas depois eu posto. Abraço a todos.
Como prometido, algumas fotos:
Henrique,
Antes de escrever achei melhor achar as peças.
As originais são diferentes, usam cupilhas que são bem chatas para montar, veja as fotos. Nas que eu tenho já são porcas, no restante são iguais.
Estão novinhas, devem ter sido trocadas pelo dono anterior.
Se vc as quiser me manda os dados por MP que te envio. :concordo:
[]'s