Minha tara o por pneus estreitos se dá não só pela sua estética, mas também pelo ao fato de ter a garantia de uma reserva técnica, sendo os pneus o ponto do lento e perene sacrifício durante toda a vida do carro, não o contrário.
Os pneus originais e caretas podem não ser os últimos em matéria de transposição de grandes obstáculos, mas são os corretos para o projeto do carro independente das modificações.
Não tem como evitar e negar; excesso de massa não suspensa DETONA qualquer veículo em condições extremas de uso, como as infinitas costelas de vaca nas estradas de rípio e terra. Perceba que na Austrália, país que investe milhões na solução para costela de vaca, ninguém utiliza pneus muito grandes, apenas para competições.
Texto interessante sobre o assunto (conhecido como Washboarding):
Karl Trek -Corrugated Roads Revisited
Assim como anda a filosofia "bigger is better", o próximo passo seria pular direto para um John Deere 9620 rodagem dupla 4x4. Esse não atola mesmo.
Francamente me entristece o fato de ver hoje a maioria dos Jeeps anos 50-60, Willys e cia com pneus e rodas não-originais de tamanhos absurdos, o que transforma em imediata raridade, qualquer exceção à esta regra, como aqueles lindos Jeep Ford surrados e ainda em uso nas regiões rurais do Brasil com seus simplórios pneus candango 6.50.