Hehehe eu acreditava que fosse mais simples.
Valeu a aula meu amigo.
E pede desculpas la pro seu eletricista por mim.
Versão Imprimível
Hehehe eu acreditava que fosse mais simples.
Valeu a aula meu amigo.
E pede desculpas la pro seu eletricista por mim.
Que roditas virão por aí?
Hummmm...
CAVESO, onde viu sobre rodas?????
Já sei, no vende-se!!!!
Então, vou colocar o jipe num estaleiro!!! :twisted::chorandoderir::twisted:
AMIGO CANZILAO
Não tem que pedir desculpa de nada amigo , aqui estamos só para ajudar aos amigos a acrescentar conhecimentos .
Este eletricista PROF. PARDAL , qdo fiz a 1ª reforama , pedí para ele trocar a posição do limpador de parabrisa que era em cima para colar para baixo , qdo peguei o ENGESA estava tudo funcionando normal , daí perguntei como ele fez , foi ele que optou pela máquina e motor da KOMBI e a coluna da direção já era do CORSA qdo adaptei , LOGO : ele não achou dificuldade em instalar o motor da KOMBI pois ele já sabia que a coluna era do CORSA , só que eu sabia que tinha esta ZICA de colocar peças de marca diferente e ele me respondeu que não tem mistério , SÓ QUE SÃO POUCOS ELETRICISTAS QUE SABEM O PULO DO GATO NESTE TIPO DE INSTALAÇÃO , tanto é que o último eletricista que fez a nova instalação elétrica qdo mudei a carroceria para fibra , falou que não tinha jeito que era para eu usar daquele jeito mesmo , ou seja qdo desligava o limpador a palheta parava onde eu desligava , não ía para baixo terminando o movimento até parar em baixo e o temporizador tb não funcionava .
E o relato do KIM tb é verdadeiro , pois minha SW4 tem o farol ligado na MASSA e não no POSITIVO daí quiz adaptar um farol de milha de 100W e foi uma ZICA só , pois os relês que acionam o farol de milha são ligados no POSITIVO , um eletricista fez o diabo para fazer esta adaptação para o MILHA ser acionado junto com o farol alto Ccomo manda a lei . Não são todos eletricistas que fazem ísto não , na própria TOYOTA falaram que não tinha jeito de ligar um farol de milha na SW4 pq a TOYOTA usa a ligação do farol com a MASSA e não com o positivo como é normal na maioria absoluta dos carros nacionais e importados , É COISA DE JAPONÊS MESMO .
Mas é ísto CANZILAO , mais uma para acumular no conhecimento .
Desculpa KIM por estar usando seu tópico para outro motivo .
ABRAÇÃO
Doc , é meio chato mesmo , o original que sai no engesa é do Opala comodoro e adaptei o do Santana CD pq do Opala não estava funcionando o int. qdo jogava água , na verdade é o tempo de pensar que é o problema , o eletricista cobra um preço X e se ele perder tempo pensando vai ficar no preju ... levei 1 dia inteiro pra descobrir como fazer o intermitente funcionar e voltar o limpador na posição , tive que colocar um relé auxiliar pra fazer essa função pq não consegui ligar no mesmo relé ... até gostaria de saber como o eletrico fez no seu engesa ... No caso dos faróis acho que usa relé de busina que é pelo negativo , é até mais simples a ligação ...
Kim , o pessoal do Niva Clube foi pra Itararé nesse feriadão e falaram que é show , será que vale um encontro por aí ?? vc conhece alguém da região ?
abs ... Edu
Olha ai!
Chave da coluna:
J - I
53e - não liga
53 - 5º do motor
53b - 1º do motor
53a - 15 (+) vem da chave de ignição
53h - limpador traseiro
W - divide em 2, sendo que um vai para o motor do esguicho e outro para o T
Wh - esguicho traseiro
Relê
31 - aterramento
15 - (+) chave de ignição
T - W
I - J
53m - diodo -> 1º motor (a função do diodo e comandar o fluxo de energia, onde sua faixa ficará para o lado do 1º, bem como o fluxo)
53s - 3º do motor.
motor somente entrada, a ligação se dá do motor para fora, quando o pegar, entenderá, são 5 entradas
1ª - 53b
2ª - 15 (+)
3ª - 53s
4ª - aterramento
5ª - 53
Qualquer coisa, é só chamar!!!
Sobre a Itararé, não conheço, mais posso me informar Edu!
Grande Kim,
E as novidades quanto rodas e pneus?
[]s
Opa Tio!!!!!
Comprei as rodas com o Marilson - Marisco pneus!
Excelente negócio, recomendo a todos!
Os 38"se foram na negociação, pelo valor que imaginava.
Negociação tranquila!
Comprei 4 carcaça, somente para uma viagem internacional! rsrs
Mais ainda não manterei um suspense!!!
Tio!
Fechei negócio quase às 18:00h.!!!!!!:putz:
Acho que para o final de semana, ou começo da semana que vem!
Tenho que arrumar uma carona para a capital, para 4 pneus!!! (free)
Abraços.
Kim.
Entendi!
Mesmo assim, logo logo sapatos novos!
[]s
Caros amigos do mundo engesa.
Depois de ler bastante, muito ponderar, e conversar com o eletrecista que me atende, foi chegado a uma seguinte conclusão.
O cebolão da ventoinha que usava estava com o arme com o motor ainda frio; Era 82~77.
A válvula termostática do cummins é inicio 83, total 95.
Então, coloquei uma de um modelo de vectra (que inclusive não tinha, pois não estraga), que é 88~83.
Ficou perfeito!
Na lenta, a ventoinha não liga, e a temperatura não sobe; Radiador mais do que da conta do recado!
Está ligando bem pouco, não chega a fazer pressão no sistema!
Custou tempo!
Mais, ficou excelente!
A todos que colocarem motores a diesel com ventoinha, recomendo o cebolão 88~83, pois todos os motores a diesel que acompanhei no catálogo, está dentro da faixa de 80 a 85 o início da abertura da VT.
Abraços.
Kim.