kim o que descobriu da chapa soldada com numeracao no chassi.....
Versão Imprimível
kim o que descobriu da chapa soldada com numeracao no chassi.....
Opa!
tudo certo por aqui?
Já faz algum tempo que não apareço por aqui, nesse ambiente.
Mas, depois de alguns anos, venho trazer algumas atualizações.
O Cummins que pertencia ao Engesa Fuzileiro, hoje esta na F250
Anexo 581467
Que recebeu lift de suspensão e pneus 37", munha companheira de trabalho;
Também, consegui achar uma GM A10, que meu finado pai comprou em 1983, passou a diesel em 1987 e agora esta comigo.
Anexo 581468
Aqui as duas juntas:
Anexo 581469
E, uma curiosidade, a Perkona ao lado de uma Dodge
Anexo 581470
Por enquanto é isso!
Estou pensando em abrir um tópico para a Perkona - F250, e um para a PerKIMha - A10.
Abraços.
Kim
Nunca desista dos seus sonhos..........
sempre quis ter um Engesa, e hj eu tenho, portanto sou grato por isso!
Passei por grandes decepções na reforma do Engesa Fuzileiro em Paranavaí, problemas sérios que inviabilizaram seu uso com risco severos de acidentes, o que me desmotivou e fui obrigado a deixar o projeto parado por alguns anos......
mas enfim, no ano passado resolvi voltar a mexer no Engesa Fuzileiro Ex Kim!
Vamos as principais mudanças, não vou ficar explicitando os problemas que tive, não vou focar nisso, mas sim nas coisas boas e aprendizados!!
Primeiro: confecção de um chassis novo, sim.....novo mesmo!! Pegamos um chassis zero km engesa fase2 e foi feito o alargamento do chassis para caber adequadamente mecânicas modernas!
o serviço foi feito na Cinfel pelo Edson, já aproveitamos e eliminamos os calços da carroceria, fazendo no próprio chassis suportes nas alturas necessárias, usando somente o coxim "original" do engesa
Além do Chassis "zero km" instalei dois eixos do troller, sendo feito novo gabarito nos eixos, ajustando cáster e tudo mais na parte de suspensão!
o ajuste fino ainda não foi feito, ou seja, depois de feito o "transplante" da mecanica e carroceria será necessário um ajuste fino na geometria da suspensão!
Então, resumindo o que foi feito e a configuração atual do Engesa Fuzileiro: (minha intenção sempre foi deixar conjuntos/partes "originais" para facilitar manutenções futuras)
Chassis Zero km, alargado, para caber mecânicas modernas e com suportes da carroceria sob medidas para eliminar calços;
Eixos Troller revisados originais, pinças, pastilhas, todo conjunto troller, realizado gabaritagem para colocar no chassis engesa alargado;
Agulhas do troller e barras panhard confeccionadas sob medida;
Molas e amortecedores troller, comprimento original, amortecedores originais para o troller;
Rodas de ferro aro 17" pneus 37"
Caixa de direção na posição original do Engesa, usei uma caixa do ômega;
Barras de direção troller, ajustadas sob medida;
Freio hidrobooster da f250;
Mecânica completa da SW4 (AWD);
tudo foi refeito, coloquei o engesa ao lado do chassis e desmontamos de um lado e montamos do outro, refazendo e melhorando tudo que foi feito.......
melhoramos posição do motor, inclinação do cardã, suporte de cambio/tração, posição do radiador, voltei o intercooler na posição original da sw4, novo suporte do guincho, correções na funilaria do cofre do motor, reposicionamento do filtro, mangueiras, toda tubulação de freios foi refeita nova, flexiveis trocados, tudo que foi feito foi comparado com o que estava lá e fizemos muuuiiitttooo melhor!!!!!
na sequencia posto algumas fotos para exemplificar o que melhoramos
Ainda faltam alguns ajustes, por exemplo:
- relação do diferencial - está com a relação original troller e eu já sabia que ficaria muito longo, estou verificando qual melhor relação usar;
- ajuste fino na suspensão;