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o Fuzileiro fora adquirido em agosto de 2014.
A lata do Fuzileiro apresentava diversos pontos de batidos, ralados, pontos de ferrugem, trincados pelo excesso de vibração do motor cumins e com a marca do tempo na pintura, aparentemente queimada ou mais fosca.
Fiz um orçamento com o Donivel na ocasião que fui a Paranavaí para ver o carro.
O Donizete da Donivel foi o cara que montou o Fuzileiro e fez a funilaria para o Kim, portanto o cara mais apto a refazer o serviço, conhecendo a base e os materiais utilizados, conhecendo detalhes construtivos.
Para fazer a lata, tirar os pontos de ferrugem, amassados e trincados, digamos "dar um banho de tinta" foi orçado em R$ 5.000,00 de mão de obra e aproximadamente R$ 1.500,00 de material.
Esse valor seria para fazer uma pintura geral na carroceria sem retirada de vidros (para brisas e laterais) e fazer uma pintura de preto na parte de baixo, chassis, eixos para dar uma aparência legal.
Esse valor, junto a outros por obtido por mim, foram decisivos para tomada de decisão na compra do Fuzileiro.
Deixo aqui uma dica aos amigos: Façam contrato com os prestadores de serviço, deixem claro o que querem, como querem, preço e prazos estimados.
Nos serviços contratados da Donivel eu não fiz contrato. Entretanto eles tem um sistema de controle com ordem de serviço que pode ser validado como um "contrato de prestação de serviços" e os serviços são detalhados e valorados.
Segue fotos dos primeiros orçamentos formato papel de pão!!!!
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3 Anexo(s)
Segue as fotos.
essa era a ideia inicial de montar o Engesa 4 portas sobre uma SW4.
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2 Anexo(s)
Portanto, eu teria basicamente os seguintes serviços a serem feitos na Donivel:
- Reforma da lata - R$ 5.000,00
- Material para pintura - R$ 1.500,00
- Adaptar a mecânica da Hilux SW4 - Serviço que negociamos da seguinte forma: em troca da mão de obra para adaptação do power train da Hilux eu daria o chassis e a lata (assoalho com o painel corta fogo) da SW4 que eu iria montar o engesa 4 portas.
- Fabricar um eixo dianteiro - o Kim forneceria a carcaça e daria o suporte técnico para fabricação do eixo dianteiro com a bola do lado do motorista. Aproveitei e comprei um high steer da Ensimec.
- Trocar o eixo traseiro - o Kim tinha um amigo em SC que queria um eixo do Fase 1 e eu precisava do eixo do fase 2. Na nossa negociação o Kim ficou responsável pela troca e foi buscar o eixo.
- Aumentar o entre eixos em 50mm - isso foi ideia minha e modesta a parte ficou bem legal!!!!
Em linhas gerais os serviços principais foram esses, evidente que surgiram algumas outras necessidades que serão expostas no decorrer da cronologia.
Alguns serviços não seriam feitos pela Donivel mas com profissionais indicados e utilizados por eles, como o caso do torneiro mecânico, eletricista, bombista, escapamento entre outros.
segue foto do chassis com a mecânica no lugar enviado a Donivel.
O Chassis fora enviado completo, com os eixos, escapamento, tanque de combustivel.
Reparem que eu já havia "descarnado" as laterais da caixa de ar para montar a carroceria do engesa por cima, vestindo o assoalho da SW4:
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2 Anexo(s)
Então agora a brincadeira começa!!!!
Nessa foto o Fuzila já está sem a mecânica cumins que fora retirada pelo Kim e a espera, na fila, para o inicio dos trabalhos.
Na outra foto o Power Train completo da SW4 aguardando as analises do comprimento do conjunto, medidas e, saber se realmente caberia no Fase 2.
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3 Anexo(s)
Vamos iniciar os trabalhos então!!!
Pedi ao Rodrigo para abaixar ao máximo a carroceria do Fuzila.
Queria que a altura dele, que é inevitável, fosse a mais técnica possível.
Para isso tiramos as molas para analisar o quanto poderia abaixar.
O Fuzila foi concebido para os pneus 37" e toda a altura dele parti disso.
Na foto percebe-se que apesar de estar sem as molas ainda é possível abaixar mais um pouco.
Quando o Kim fez a carroceria ele alargou o lugar do banco traseiro para colocar um banco maior, agora eu iria estreitar para que a carroceria descesse mais e encaixasse os pneus dentro das caixas de rodas.
Segue as fotos com o recorte nos paralamas traseiros e depois a outra foto mais baixo e encaixado.
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Temos aqui no fórum alguns exemplos de veículos cuja lataria foi adaptada sobre a base (chassi, powertrain e suspensão) de carros mais modernos. Mas os jipes como Willys, Bandeirante e Engesa não "casam" as posições do eixo, do motor e do painel com as picapes modernas.
Foi inteligente optar por eixos rígidos na dianteira e manter a suspensão original, mas não entendi porque quer rebaixar o jipe.
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Hercilio, o fuzila não foi rebaixado, nessas fotos ele está sem as molas para verificar se no fim do curso da suspensão não pegaria em nada.
Att.
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4 Anexo(s)
Pessoal, dando sequencia vamos por partes, as vezes não seguindo exatamente a cronologia dos fatos, mas por itens que consigo isolar e mostrar o processo de fabricação e montagem de forma completa.
Nesse post vou relatar a fabricação do eixo dianteiro, e no próximo o aumento no entre eixos de 50mm.
Vamos ao eixo primeiro:
Como relatado anteriormente o Fuzila estava com o eixo dianteiro condenado, no acerto que fizemos o Kim forneceria uma carcaça da pickup para fabricação de um novo eixo.
Decidida a mecânica, agora o eixo precisaria ter a bola do lado direito, lado do motorista.
Sempre deixei claro ao Rodrigo que gostaria que tudo fosse revisado, trocado e feito da forma que garantisse a menor possibilidade de quebra.
Vamos lá!!
A carcaça foi levada ao torneiro e com a supervisão do Kim foi trocada a posição da bola, com uma ideia que consiste em um corte a menos na tubeira, ideia do mestre Kim.
Acertado o lado da bola do diferencial, trocamos a C&P colocando uma relação 4,89 com sistema antideslizante.
foram trocados todos os rolamentos, retentores, e tudo mais que era necessário, revisado totalmente.
Aproveitei e instalei um high steer da Ensimec.
Foram feitas barras de direção novas, terminais novos, tudo zero.
Os discos estavam em boas condições, duplos ventilados e pinças da S10.
Questionei o rodrigo sobre as buchas da panhard e agulhas e o mesmo afirmou que estavam em boas condições.
Rodrigo desenvolveu uma barra panhard com regulagem, caso queira mudar a altura do Fuzila tem-se a opção de regular e centralizar o eixo em função da mudança de altura, apesar de eu não ter a intenção de mudar a altura foi uma solução interessante.
Unica coisa que me deixou uma duvida no eixo dianteiro foi a Homocinética.
Não entendi direito o motivo mas a homicinética foi emendada.
A Solda foi feita no torneiro mecânico, bem feita e alinhada.
Não me recordo exatamente o motivo, questionei o Rodrigo mas não lembro do motivo alegado por ele.
Perguntei ao Kim e ele me disse que essa solda serviria como um fusível preservando outras partes.
Não entendi direito, preferia que não tivesse solda, mas aceitei o argumento do mestre Kim.
Resumindo então o eixo dianteiro, bola invertida, high steer instalado, barras de direção novas, terminais, rolamentos, tudo trocado e revisado!!!
segue fotos dos serviços executados:
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7 Anexo(s)
Vamos ao aumento do entre eixos de 50mm.
Serviço relativamente simples.
As agulhas foram aumentadas em 50mm, retirando-se a ponta e resoldando uma maior, nas fotos vcs verão como foi feito.
foi mudado a posição da base das molas permitindo que somente o eixo fosse deslocado para trás.
Achei a solução simples, fácil de fazer e bem inteligente.
Único detalhe que percebi depois de trocado o tanque é que o parafuso que prende a barra panhard do eixo traseiro ficou encostando no tanque de combustível.
Isso certamente vai fazer algum barulho e vai danificar o tanque que é o de plastico da CLA.
Mas esse detalhe eu mesmo vou arrumar por aqui mudando o suporte do tanque e levando uns 30mm para trás.
Vamos as fotos para vcs entenderem como foi feito:
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1 Anexo(s)
Eixo traseiro:
Mestre Kim fez a troca com um amigo do eixo que estava no Fuzila com bola deslocado por um eixo com bola central.
O eixo traseiro conta com o kit flutuante e semi eixos reforçados Ensimec, assim como no eixo dianteiro também são os semi reforçados da Ensimec.
No eixo traseiro o serviço foi de revisão completa, trocado coroa e pinhão por um com relação 4,89 com sistema antideslizante, trocado todos os rolamentos, retentores e o que mais fosse necessário.
O freio traseiro foi mantido o sistema de tambor que já estava.
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Fala Andre ! Quais os contras do AWD da SW4? E o aumento de 50mm das agulhas das longitudinais, é por causa do CA mais comprido?
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