Powered by vBulletin

Jeep YTJ Shrek :) Jeep na California

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 26 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314151617181920212223 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/03/2005, 16:43
    Pinhal
    Gui,

Será que esses cabos de aço vão aguentar? Ou mesmo os parafusos de fixação, será que eles não entortarão?
    Depois que você voltar da trilha, fala pra gente se os cabos funcionaram ou não.
    Eu e um amigo estamos quebrando cabeça para fazer uma barra de tração que impessa o axle wrap nos nossos Samurais.......

[]'s
  • 07/03/2005, 16:45
    Dennis Figueiredo
    Citação:

Postado originalmente por Pinhal
    Gui,

Será que esses cabos de aço vão aguentar? Ou mesmo os parafusos de fixação, será que eles não entortarão?
    Depois que você voltar da trilha, fala pra gente se os cabos funcionaram ou não.
    Eu e um amigo estamos quebrando cabeça para fazer uma barra de tração que impessa o axle wrap nos nossos Samurais.......

[]'s

Pinhal..... quebrando a cabeça?????? tem muito material na net e aqui mesmo sobre isso. É só copiar.
  • 07/03/2005, 16:52
    leovalle
    Citação:

Postado originalmente por geberhard
    Pessoal,

Fiz a instalacao usando cabos esse fim de semana, o anti-wrap funcionou perfeitamente, e fiz o setup em menos de 30 minutos :) Testei off-road, e sem probelmas com articulacao, etc.

Leo, tambem achei que a sua suspensao possa ser limitada um pouco em flex pela barra. Achei interessante o uso das molas espirais e feixes ao mesmo tempo, qual a vantagem? Acho que vc vai perder uptravel ou compressao nos lados, experimentou com e sem o duplo uso de molas para ver a diferenca? Acho que talvez usar uma mola a mais no feixe poderia eliminar a mola espiral.Gui

A idéia é simples, barata e parece eficiente, mas no giro do eixo pra frente, o ponto de fixação vai aguentar? Quantos graus ele gira antes de travar, quando vc andar? Na ré já ta no limite, mas e pra frente?

As molas helicoidais tem a função de dar conforto e equilibrio, pois o CJ costuma dar umas quebradas de asa nas curvas e inclinações. Já experimentei e te digo que assim fica beeeeem melhor. Na verdade vou usar menos molas ainda, pra que a suspensão trabalhe mais.
    O anti-wrap do meu carro não limita ainda, pq a suspensão não abre o que desejo, mas com as modificações que serão feitas a mudança torna-se obrigatória. O seu sistema me agradou e pode ser a solução.

[]'s
  • 07/03/2005, 16:55
    geberhard
    Existem varias solucoes disponiveis. Uma das mais simples e testadas e a barra escada, como na foto da barra em amarelo algumas paginas anteriores. E um setup eficaz, mas adiciona um pouco de peso e mais coisa para bater. Eu decidi tentar o cabo e ver se vai funcionar. Em principio, e' similar a barra pela fisica\geometria. O pinhao com torque ira puxar para cima (contra a rotacao do pneu). Os cabos irao limitar a acao e movimento do pinhao. Pelo que testei, o angulo e flexibilidade nao receberam impacto adverso, e funcionam bem :) E uma idea simplaes, que salva peso e facil de produzir, ate correntes deveriam funcionar. Os parafusos, etc em que etsao montados sao todos "grau 8", bem inquebraveis. A forca de torcao no eixo nao e tanta, portanto este setup deve funcionar, e o peso esta distribuido para os dois lados.

Teoreticamente funciona, e pelo que testei ate agora, sem problemas. O test maior sera nesse proximo fim de semana :)

Gui
  • 07/03/2005, 17:01
    Pinhal
    Citação:

Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Pinhal..... quebrando a cabeça?????? tem muito material na net e aqui mesmo sobre isso. É só copiar.

Eu sei, né Dennis!!! :?
    Acho que eu me expressei mal........... o que eu quis dizer é que estamos quebrando a cabeça para fazer uma barra de tração que funcione, gastando o mínimo $$$$ possível.
    Tem gente aqui em Sampa que até fabrica barras de trações específicas para Samurais, o problema é que a galera tá enfiando a faca :shock:
    O Oswaldo (ojaneri) de fortaleza, fez uma barra de tração para o Samurai utilizando a barra tensora do Opala, gastou menos de R$100.
    Se essa invenção do Gui der certo, vou colocar um desses no Samuca e desncanar dessa história de Axel Wrap. Além disso o peso desses cabos é bem menor do que uma barra de tração. :wink:

Em tempo, já corri no Trial, e fiz várias outras trilhas com o Samuca SPOAdo e até agora essa tal de Axel Wrap não teve influência nenhuma nas molas do Samuca, talvez seja sorte............... :D :D :D

[]'s sem querer gastar muito din-din$$$
  • 07/03/2005, 17:08
    geberhard
    Leo,

Normalmente o eixo nao ira rodar para a frente. Com o torque, o wrap que rola e' em relacao oposta a revolucao do pneu. se o pneu roda para fernte com torque, o eixo e pinhao rodariam para cima. Da fisica, "para cada forca a uma forca igualmente oposta", ou algo assim. tambem achei estranho, mas normalmente e isso que ocorre com axle wrap. O wrap quando dando a re' e' minimo, e mais limitado com os jumelos na parte de tras, e o cabo na frente ajudara', mas normalmente quase nao uso torque pesado para tras.

Testei em duas areas nas quais tive bastante wrap e wheel hop semana passada, e com os cabos nao nao rolou nenhum wrap. Minha namorada andou com o Jeep, e experimentei tambem em uma subida inclinada uns 60-70 graus. Com o Jeep em 4X4 baixa, e o eixo da frente aberto, ela deu uma acelerada legal. (O jeep tem 4:1 mais primeira marcha, mais 5:13 no eixo, e detroit atras, eixos locked) Eu observei por fora do Jeep que com bastante torque (a frente do Jeep quase empinou na subida), e nehum wrap rolou :) Na semana anterior, na mesma area dava para notar bastante wrap.

Uma outra opcao que fiz em outro Jeep antes e utilizar um pedaco de mola do feixe acima da mola principal. Funciona mais ou menos para limitar o wrap, mas ainda rolava um pouco, e perdia um pouco de flex. Esse setup parevce estar funcionando decentemente, entao vou dar uma chance. As vantagens parecem ser bastante, barato, facil, ultra-leve, e menos partes moveis batendo nas pedras :)

Gui
  • 07/03/2005, 17:12
    geberhard
    Pinhal,

Eu acho que custo benefico parece dificil de bater. O Samuca e bem leve, e dependendo das suas molas, talvez essa solucao seja bem simples. Se suas molas estiverem muito baixas e moles, qualquer esquema para proteger ou minimizar torcao sera dificil, mas o Samuca e leve. VC esta usando molas de Samuca atras ou molas Wrangler ou CJ?

Gui
  • 07/03/2005, 17:22
    leovalle
    Citação:

Postado originalmente por geberhard
    Com o torque, o wrap que rola e' em relacao oposta a revolucao do pneu.

:oops: depois que vc explicou, pensei (eu conseguí) e realmente o movimento é contrario. Faltei a essa aula de física (da 3ª lei do seu Niuto).

Passa prag gente depois da trilha se não estourou e se não limitou, pq pra mim já tá definido.

[]'s
  • 07/03/2005, 17:28
    geberhard
    Leo, hehehe LOL Rsss :) No problem mon :) Se estourar na trilha eu coloco um :oops: tambem, heeh :)

Gui
  • 07/03/2005, 17:34
    geberhard
    ops, entrou duas vezes, como deletar o posting?

Gui
  • 07/03/2005, 17:35
    Marcio
    geberhard,

não seria mais interessante usar este cabo no centro do eixo (preso na bolota do diferencial, por exemplo) ao invés de usar nas extremidades (junto ao feixe)?? Pois, ao transpor um obstáculo, o movimento vertical do eixo "geralmente" é maior nas extremidades e menor no centro. Acho que o cabo preso no centro do eixo limitaria menos este movimento vertical.
    Porém, teria de fazer "algumas" adaptações para prender este cabo no centro do eixo ao chassis (como o Leo fez, porém usando cabos ao invés de barra). E pensando agora, acho que poderia ser uma coisa a mais para enroscar numa trilha... :?

A[]'s
    Márcio
  • 07/03/2005, 17:47
    jeferson
    Pessoal esse fds eu fui andar com a XJ e quando fui subir uma parede de pedra acho que aconteceu o tal de Axel Wrap o que aconteceu e que meu
    eixo virou mais ainda pra cima e ficou um espaço no apoio entre a mola... meu diferencial traseiro ta apontado pra cima...
    mas também acelerei forte pra subir e o carro deu uns pulos na hora que estava subindo...
    Agora a pergunta eu posso fazer isso no meu carro mesmo com o calço no eixo em baixo da mola????

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3563_33.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3563_34.jpg

Abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 26 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314151617181920212223 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:21.