Entendí, no meu caso não preciso da cunha e quanto a alongar o chassi não vejo problema, atpe pq pretendo aumentar o entre eixos.
Valeu
Versão Imprimível
Entendí, no meu caso não preciso da cunha e quanto a alongar o chassi não vejo problema, atpe pq pretendo aumentar o entre eixos.
Valeu
Gui,
Não me importo não...Valeu...
PS: o seu jipe tá "ogro" pra kct!!!! Parabéns
achei uma foto que mostra uma nova posição para a mola o que acham?
E assim que deve ser, ela esta um pouco inclinada porque a roda desceu e volta a posição horizontal assim que a roda subir de volta.Citação:
Postado originalmente por piffer
Abraços,
Pessoal, acabei mudando de ideia em relacao a 3/4 eliptica, e resolvi instalar mounts no parachoques traseiro. Soldei no para-choques mounts para evitar quebrar a mola na trilha no meio de fim de mundo. Eu acho que a 3/4 seria um esquema bom para eixos mais leves, mas o meu eixo traseiro esta muito pesado, e logo a mola acabaria quebrando. Colocarei fotos do novo esquema logo. O angulo do jumelo nao ficou 100% perfeito (ficou perto de 70 graus, e eu queria um pouco mais perto de 45 graus, mas sem problemas. Eu posso utilizar molas algumas polegadas maiores, ou moverei o para choques para mais perto do chassis.
Estavamos trabalhando em Jeep de um amigo meu, cortar a traseira, e construir gaiola...
http://img.photobucket.com/albums/v2.../bigthang2.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...?p=89514#89514
Gui
É exatamente isso que eu estou querendo fazer no meu jeep. Não tinha certeza se usaria as 3/4 elípticas ou se ficaria somente com os suportes fixos no chassis. O Guilherme desistiu dissso por causa do peso do eixo, mas acho que no meu caso isso não é problema, com eixos de F-75 e 35".Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
Mas e na suspensão dianteira? seria viável fazer uso das 3/4´s? ?
Atualmente uso molas de 52" fixadas em suportes nas laterais do chassis, e pretendo recolocá-las sob as longarinas utilizando 3/4 eliptical como suporte junto aos jumelos e redimensionar o barramento anti-wrap.
se alguém tiver alguma dica....
valeu!
[]´s
Paulo,
Na suspensao dianteira nao ha problema, e estarei fazedno isso. CONTANTO que a sua shackle (jumelo) seja na parte detras da mola, invertido do normal. Normalmente, a shackle e montada na frente do eixo na parte dianteira. Para usar a 3/4 buggy spring, vc tem que montar o feixe direto em suporte no chassis.
O meu eixo e muito pesado e estou usando muita reducao, portanto isso acabaria torcendo minhas molas bem rapido. terminei de soldar o suporte e o bichinho esta quase pronto, so faltam carda, e colocar as linhas de freio stainless steel flexiveis. O proximo projeto e modificar dos tambores para freio a disco na traseira, mas tenho que desenhar e construir um suporte especial, e utilizar partes dianteiras (disco, calipers), etc.
Fim de semana passado quando estavamos trabalhando no outro jeep, chegou um cara com um CJ7, e suspensao 3/4 eliptica parecida com a minha. A flexibilidade foi incrivel, deu ate vontade de mudar de ideia e arriscar a 3/4 :) Uma ideia e montar um U bolt invertido limitando a articulacao na mola traseira, dando umas 4 polegadas de flex antes da mola curvar ate 70 graus, mais do que suficiente.
Hmmm decisoes, decisoes :)
Gui
Daê Guilherme!!
no meu jeep os jumelos das molas dianteiras já são posicionados na parte de trás das molas, ( parte central do chassis ). e é ali mesmo que penso em utilizar as 3/4´s. só tenho algum receio em ter problemas referentes a angulação do diferendial com o curso totalmente aberto. mas não sei se será o suciente pra quebrar. quero ver se faço um desenho e posto aqui pra te mostrar oque estou pensando.
valeu!
[]´s
Paulo,
De uma olhada aqui:
http://www.bluetorchfab.com/gallery/...lueyj/JB19.jpg
Eu estou removendo o supporte do SRS na frente e fazendo algo semelhante. Conversei com o Mark da Blue Torch, e a suspensao ficou excelente. Uma coisa, o seu carda dianteiro necessita bastante travel, senao ira se separar nas splines.
Gui
geberhard,Citação:
Postado originalmente por geberhard
Já suspeitava do problema das estrias. Qual a sugestão para as mesmas:
1- Alongá-las?
2- Trocar por estrias mais longas?
Com certeza a opção 2 é a certa, mas elas existem?
[]'s
Leo,
A solucao normalmente e alongar a parte de deslocamento das estrias (viagem ou travel). A Blue Torch recomenda utilizar uma fita limitadora ou "corrente" patra limitar a flex, principalmente no lado da viatura em que a "pumpkin" do eixo esta' (tem mais tendencia de sair). Outra opcao e limitar a viagem diretamente no carda, antes do yoke sair das estrias.
No Jeep de meu amigo Joe, mesmo sem SOA, mas com a utilizacao da reversao do jumelo para a parte de tras do feixe (shackle reversal), em caso de flex, algumas vezes o yoke do carda se desconecta. O perigo e se ele "bind", e poder quebrar nas estrias.
http://img.photobucket.com/albums/v2...2_07_04017.jpg
Guilherme,
eu já imaginava isso tb, ja aconteceu de desconectar o yoke do cardã comigo com a susp. atual.... mas ainda não tenho certeza se vou usar 3/4´s na dianteira ou vou fazer uma 2link w/ panhard, com os links longitudinais longos e molas sob medida. :roll: dúvidas, dúvidas....
oque eu não quero é me arrepender da decisão depois. a 2link w/p. na dianteira é mais estável com relação a posicionamento do eixo e cardã. mas não sei se vou tirar com ela o mesmo curso do que com a 3/4´s....
:roll:
a traseira vai ser com 3/4´s e as molas que eu ja uso, bem longas com 52", e tb já modifiquei o chassis pra deslocar o eixo pra trás.
Leo,
tem um cara aqui que fabricou pra ele um cardã com bastabte travel, ele usou luvas tanto na t-case como no diferencial, e fez o cardã em si com estrias dos dois lados, usa duas molas, nas espigas pra manter o "miolo" centralizado. até agora nunca quebrou, e é uma solução fácil.
valeu...
[]´s