Powered by vBulletin

CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas "

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 20 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314151617181920 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 27/09/2010, 10:50
    Fabiano-SL
    Rodrigo,

Meus parabéns pelo renascimento do teu jeep... :palmas:

O teu video ficou muito bom...

[]´s
  • 27/09/2010, 18:38
    Pedro....
    Rodrigo

Parabéns pela finalização da primeira etapa:palmas::concordo:

abs

pedro
  • 28/09/2010, 23:03
    rodrigo.hoffman
    Fabiano e Pedrão

Obrigado mesmo ...:concordo:

Agora começa outra etapa... Os aprimoramentos :pipoca:

[ ]´s
  • 29/09/2010, 08:29
    inaciocm
    Rodrigo, só tenho uma coisa a dizer: INCRÍVEL!
    O que ja era bom "antes" acabou ficando "melhor"!
    O video mostrou tudo mesmo, desde cenas comoventes até a primeira partida do OHC!!!
    Parabéns pela reforma e que venham os aprimoramentos, sejam eles mecanicos ou estéticos!
    Mais um Cj5 com muita história para contar!
    Aliás, tem muita coisa feita no seu Cj que irei "copiar" na reforma de um certo Cj que está capengando de retifica e uns up's mecanicos:mrgreen:.
    Parabens novamente para vc e o Fenix, boa sorte e boas trilhas com a máquina,
    Tenha uma ótima semana!
    Abraço!:concordo:
  • 04/10/2010, 22:10
    rodrigo.hoffman
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por inaciocm Ver Post
    Rodrigo, só tenho uma coisa a dizer: INCRÍVEL!
    O que ja era bom "antes" acabou ficando "melhor"!
    O video mostrou tudo mesmo, desde cenas comoventes até a primeira partida do OHC!!!
    Parabéns pela reforma e que venham os aprimoramentos, sejam eles mecanicos ou estéticos!
    Mais um Cj5 com muita história para contar!
    Aliás, tem muita coisa feita no seu Cj que irei "copiar" na reforma de um certo Cj que está capengando de retifica e uns up's mecanicos:mrgreen:.
    Parabens novamente para vc e o Fenix, boa sorte e boas trilhas com a máquina,
    Tenha uma ótima semana!
    Abraço!:concordo:

Inacio..

Valeu pelos elogios :concordo:.. Realmente um CJ com uma historia incrivel e um final muito feliz... E tomara que com muitos anos pela frente

Sinta-se a vontade para "copiar" tudo oq quiser.. Tudo que fiz nessa reconstrução foi tentar ao maximo ter uma mecanica confiavel, freios e direção que transmitam segurança e uma suspenção que melhore a performance no offroad!!!

Resumindo um carro que eu possa andar sem medo....

Bom..

continuando com os aprimoramentos, eu peguei uma ideia do Lucas (rsrsrs) e fiz um suporte pra fixar os relogios do painel.. por enquanto só o da temperatura e o Contagiros, mas tem lugar pra mais dois :pensativo:.. E os botões tipo caça pra acionar a ventoinha, farois de milha traseiros, etc...

[ ]´s
  • 26/10/2010, 11:39
    Rodolfo Ourique
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Não é difícil achar grampos pequenos. Se bobiar até grampo da cruzeta resolve! :mrgreen:

Em tempo: dá uma olhada nos kits vendidos nas lojas do ramo..
    Os dois grampos pequenos e essa pecinha que está na fileira superior, lado esquerdo (a que tem os 4 furinhos) é a que vai na barra da direção.

http://www.oxfordbr.com.br/_of/anexo...exo/1245/media

:concordo:

Rodrigo valeu pelas dicas do DIS, a peça que te falei e está na foto que te mandei é a segunda em cima e a quarta (uma só)....mas dá pa vc fazer a segunda com o furo invertido e usar só ela com as duas abraçadeiras (2ª de baixo).

Abç.
  • 26/10/2010, 23:29
    rodrigo.hoffman
    Rodolfo

Fica frio brother:concordo:, ja anotei aqui na caderneta pra arrumar...

[ ]´s
  • 01/11/2010, 04:24
    NayCordeiro
    Rodrigo, parabens pelo off road! Confesso que admiro bastante os que ainda mantem o OHC como propulsor do jeep devido as suas complicações, contra as facilidades do AP ou OPALA.

Tenho um Ford 76 equipado com este motor, com ignição eletronica, bobina do gol MI e carburador DFV, emprestado do opala 4cc. Acontece que nao consigo andar no carro e estou me envergando a aderir uma nova motorização por causa do grave problema de arranque.

Nao sei mais o que fazer para funcionar o jeep depois de quente. Já comprei um motor de corsa, que fazia uma barulheira pra pegar, mas nao deu jeito. Quebrou o gogó. Sem contar quantas vezes eu já mandei consertar o original, que reassumiu o posto.

Já me falaram muito sobre o ponto do motor, mas essa luz estroboscópica complica a minha vida pq eu vou ter que levar o carro na oficina, arriscando parar por falha e não pegar mais. Nem mesmo sei se vai resolver o problema.

Peço, entao, a sua ajuda para me fazer desistir da troca do motor com alguma dica de regulagem, pq sei q o bixo é bom ate demais, porem existe o modismo do AP que não deixa o OHC ser consertado, apenas trocado.

Um abraço
  • 01/11/2010, 09:11
    sraposo
    Muitas das vezes o "problema no motor de arranque" é, na verdade, problema na fiação elétrica e que pode, finalmente, levar o motor de arranque a se estragar.

Tentando evitar a citação da parte técnica: o motor de arranque demanda uma corrente bastante alta, dezenas de Amperes, especialmente quando gira mais devagar. Qualquer ponto de "mau contato" (no sentido lato) leva à introdução de resistência no circuito que vai representar bastante pois a resistência dos enrolamentos é muito baixa. Comumente, as pessoas cuidam apenas do que vê ou parte disso, apenas, inclusive pessoal que atua profissionalmente. A energia sempre "segue um caminho", de forma que ela não "sai" de um ponto e vai "para lugar nenhum". O "lugar nenhum", quando parece ser o caso, é apenas impressão. Assim, se tomarmos como "ponto de partida" o polo positivo da bateria, o "ponto de chegada" será o polo negativo. Entre os dois polos existem os "caminhos" para a corrente elétrica. Toda junção de partes metálicas que fazem parte do "caminho elétrico" será um potencial gerador de resistência, justamente o que se deve evitar, especialmente quando refere-se a consumidor de grande potência.

Com base nisso, observe quantas junções existem somente na fiação do motor de arranque: borne positivo da bateria/conector, conector/fio geralmente grosso, fio geralmente grosso/terminal olhal ligado ao terminal do solenoide, terminal olhal ligado ao terminal do solenoide/terminal do solenoide e por aí vai!
    Considerando o "caminho no sentido contrário", as junções típicas: borne negativo da bateria/conector, conector/fio geralmente grosso... e este "fio geralmente grosso" nem sempre vai a um terminal preso ao bloco do motor. Comumente se vê que vai para outra emenda criada na carroceria. As ligações mais próximas do "ponto de retorno" costumeiramente são negligenciadas, totalmente desconsideradas, como se não tivesse qualquer importância! Isso inclui a junção carcaça do motor de arranque/bloco do motor, que, para piorar, fica na parte baixa do motor, exposta a agentes hostils ao bom contato (água, poeira, óleo e sabe-se lá mais o quê). No caso de um jeep de trilha, as condiçÕes são ainda piores.
    Some-se às junções elétricas a resistência dos próprios fios, terminais e conectores. Existe medida certa para eles!!! A corrente que neles circulará determinará a área mínima da seção transversal. Quanto mais curtos os fios, especialmente os grossos, melhor.

Caminhos elétricos com resistência mais alta do que o devido (maus contatos, fios com seção transversal pequena etc) fazem com que a tensão sobre o motor de arranque se reduza, levando-o a girar (bem) mais devagar, comumente causando a queima do enrolamento por causa da alta corrente que passa a circular por mais tempo (ou continuamente) por ele.

As junçÕes elétricas, especialmente aquelas por onde passa corrente (eu disse corrente, não tensão/voltagem) devem receber aplicação de um produto que proteja os metais de ataque químico (isso inclui água!). Um sugestão eficaz, barata e fácil de encontrar: vaselina sólida industrial. A vaselina ou outra coisa não resolve o problema do mau contato existente, mas previne ou retarda sua ocorrência, logo é necessário garantir que a superfície das partes metálicas que farão contato físico estejam limpas e brilhantes.

Bem, este post, ainda que um tanto longo, não tem a pretensão de ser um passo-a-passo ou "faça-você-mesmo", mas mostrar que existem coisas importantes a considerar (e nem todas foram comentadas) em uma instalação elétrica. A sugestão é a de sempre: leve o carro a um bom profissional, bom de verdade, com formação técnica real (sim, infelizmente a prática mostra que isso é uma raridade). O dono do carro não tem que entender de nada da parte técnica, mas o prestador de serviço, sim.

Boa sorte!

Abraço!
  • 01/11/2010, 10:24
    Rodolfo Ourique
    Citação:

Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Muitas das vezes o "problema no motor de arranque" é, na verdade, problema na fiação elétrica e que pode, finalmente, levar o motor de arranque a se estragar.

Tentando evitar a citação da parte técnica: o motor de arranque demanda uma corrente bastante alta, dezenas de Amperes, especialmente quando gira mais devagar. Qualquer ponto de "mau contato" (no sentido lato) leva à introdução de resistência no circuito que vai representar bastante pois a resistência dos enrolamentos é muito baixa. Comumente, as pessoas cuidam apenas do que vê ou parte disso, apenas, inclusive pessoal que atua profissionalmente. A energia sempre "segue um caminho", de forma que ela não "sai" de um ponto e vai "para lugar nenhum". O "lugar nenhum", quando parece ser o caso, é apenas impressão. Assim, se tomarmos como "ponto de partida" o polo positivo da bateria, o "ponto de chegada" será o polo negativo. Entre os dois polos existem os "caminhos" para a corrente elétrica. Toda junção de partes metálicas que fazem parte do "caminho elétrico" será um potencial gerador de resistência, justamente o que se deve evitar, especialmente quando refere-se a consumidor de grande potência.

Com base nisso, observe quantas junções existem somente na fiação do motor de arranque: borne positivo da bateria/conector, conector/fio geralmente grosso, fio geralmente grosso/terminal olhal ligado ao terminal do solenoide, terminal olhal ligado ao terminal do solenoide/terminal do solenoide e por aí vai!
    Considerando o "caminho no sentido contrário", as junções típicas: borne negativo da bateria/conector, conector/fio geralmente grosso... e este "fio geralmente grosso" nem sempre vai a um terminal preso ao bloco do motor. Comumente se vê que vai para outra emenda criada na carroceria. As ligações mais próximas do "ponto de retorno" costumeiramente são negligenciadas, totalmente desconsideradas, como se não tivesse qualquer importância! Isso inclui a junção carcaça do motor de arranque/bloco do motor, que, para piorar, fica na parte baixa do motor, exposta a agentes hostils ao bom contato (água, poeira, óleo e sabe-se lá mais o quê). No caso de um jeep de trilha, as condiçÕes são ainda piores.
    Some-se às junções elétricas a resistência dos próprios fios, terminais e conectores. Existe medida certa para eles!!! A corrente que neles circulará determinará a área mínima da seção transversal. Quanto mais curtos os fios, especialmente os grossos, melhor.

Caminhos elétricos com resistência mais alta do que o devido (maus contatos, fios com seção transversal pequena etc) fazem com que a tensão sobre o motor de arranque se reduza, levando-o a girar (bem) mais devagar, comumente causando a queima do enrolamento por causa da alta corrente que passa a circular por mais tempo (ou continuamente) por ele.

As junçÕes elétricas, especialmente aquelas por onde passa corrente (eu disse corrente, não tensão/voltagem) devem receber aplicação de um produto que proteja os metais de ataque químico (isso inclui água!). Um sugestão eficaz, barata e fácil de encontrar: vaselina sólida industrial. A vaselina ou outra coisa não resolve o problema do mau contato existente, mas previne ou retarda sua ocorrência, logo é necessário garantir que a superfície das partes metálicas que farão contato físico estejam limpas e brilhantes.

Bem, este post, ainda que um tanto longo, não tem a pretensão de ser um passo-a-passo ou "faça-você-mesmo", mas mostrar que existem coisas importantes a considerar (e nem todas foram comentadas) em uma instalação elétrica. A sugestão é a de sempre: leve o carro a um bom profissional, bom de verdade, com formação técnica real (sim, infelizmente a prática mostra que isso é uma raridade). O dono do carro não tem que entender de nada da parte técnica, mas o prestador de serviço, sim.

Boa sorte!

Abraço!

Nay, depois desta aula do Sérgio Raposo vale a pena repensar, não saia condenando assim o seu motor, uso o OHC há 10 anos e ainda uso com platinado, nunca tive os problemas que muitos citam aqui, é um motor áliás muito resistente e forte. Agora estarei instalando o sistema DIS do próprio Sérgio Raposo, visando uma melhor centelha e uma segurança na travessia de rios e alagados, mas nada o que falar do bom e velho Georgia mesmo com seus 34 anos de vida.

Att.
  • 01/11/2010, 11:00
    sraposo
    Acabei esquecendo de incluir no texto a menção sobre as terminações externas e os elementos internos ao solenóide e o motor de arranque. Resumindo, toda junção metal-metal introduz resistência à passagem da corrente, inevitavelmente. O que se busca é fazê-la o mais baixa possível, o que é especialmente importante em "caminho elétrico" por onde passa corrente alta. Quanto mais alta for a corrente que deve passar por um consumidor elétrico, mais baixa deve ser mantida a resistência em cada junção e nos condutores. Ou, falando de outra maneira, mais baixa de ser o somatório de todas as resistências existentes no 'caminho'.

Só agora detectei erros de digitação e ortográficos, não havendo mais a possibilidade de editar a mensagem. Desculpem-me pelo deslize. rsrsr

Abraços!
  • 01/11/2010, 22:30
    rodrigo.hoffman
    Citação:

Postado originalmente por NayCordeiro Ver Post
    Rodrigo, parabens pelo off road! Confesso que admiro bastante os que ainda mantem o OHC como propulsor do jeep devido as suas complicações, contra as facilidades do AP ou OPALA.

Tenho um Ford 76 equipado com este motor, com ignição eletronica, bobina do gol MI e carburador DFV, emprestado do opala 4cc. Acontece que nao consigo andar no carro e estou me envergando a aderir uma nova motorização por causa do grave problema de arranque.

Nao sei mais o que fazer para funcionar o jeep depois de quente. Já comprei um motor de corsa, que fazia uma barulheira pra pegar, mas nao deu jeito. Quebrou o gogó. Sem contar quantas vezes eu já mandei consertar o original, que reassumiu o posto.

Já me falaram muito sobre o ponto do motor, mas essa luz estroboscópica complica a minha vida pq eu vou ter que levar o carro na oficina, arriscando parar por falha e não pegar mais. Nem mesmo sei se vai resolver o problema.

Peço, entao, a sua ajuda para me fazer desistir da troca do motor com alguma dica de regulagem, pq sei q o bixo é bom ate demais, porem existe o modismo do AP que não deixa o OHC ser consertado, apenas trocado.

Um abraço

Cara.. Valeu pelos elogios :concordo:

Realmente esse problema de arranque pesado no OHC é cronico, mas eu creio que pode ser solucionado..

Acho que vc tem que fazer algumas coisas:

1. Ponto: se o ponto tiver adiantado, ele fica pesado mesmo.. Depois de quente então, nem se fala.. Num precisa de pistola, atrase ele e veja se resolve o problema.. (girando ele no sentido horario)
    2. Fio de retorno: um fio ligado direto do arranque até o + da bobina. se não tiver coloque
    3. Fiação: depois dessa pequena aula do Sergio nem tenho muito oq falar.. Cabos dimensionados para o consumo do arranque, terminais em bom estado e com aterramento eficiente.. Aterre o motor o mais proximo do arranque.. O consumo de um arranque é de aproximadamente 90A, então um cabo de 35mm já da e sobra..

Acho que esses pontos devem ser verificados e deve resolver seu problema...

Falando um pouco sobre o post do Sergio, tenho que dizer que temos que dar mais atenção a essa parte de nossas viaturas que é a eletrica.. Eu era um que num dava muita atençao e o resultado fio meio catastrofico..

Quem fez a eletrica do Fenix fui eu... Tudo é novo...

• Fios novos e sem emendas
    • terminais novos e estanhados
    • isolados com termo-retratil
    • todos amarrados e passado em conduites
    • devidamente dimensionados e com fusiveis

Durante essa reconstrução eu aprendi a dar uma atenção maior a segurança e isso inclui a eletrica e o sistema de combustivel.. Imaginem uma mangueira sem abraçadeira escapando da bomba, ou uma mangueira da linha de alimentação batendo no escape :putz:..

Não esquecendo que nesta lista de segurança entram o freio e direção tb..

Sérgio

Mais uma vez obrigado pelos seus esclarecimentos que sempre são de muita valia.. Algumas coisas que fiz no Fenix foram dicas suas durante nossos longos papos pelo msn.. Sempre dou muita risada lembrando dos tais "terminais hermafroditas" :mrgreen:

Rodolfo

Instala logo esse DIS ai pra gente ver como fica esse motorzão :concordo:

[ ]´s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 20 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314151617181920 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:53.