Bem, isso é algo que realmente dá problemas em motores diesel, principalmente em motores estacionários de moto-bombas que trabalham com muito pouca carga. Um barco leve com motor diesel mais forte é outro exemplo de trabalhar sem carga. Esse tipo de funcionamento constante por muitas HORAS (quase milhares), gera o polimento ou espelhamento dos cilindros, e consequente fumaça azul. Mas isso não ocorre por pouco tempo, mas sim por uso constante nesse regime.
Pega um anel de compressão na mão e repara o desenho dele. Ele tem uma borda interna chanfrada que fica virada para cima. Quando a compressão da combustão atinge o anel, essa borda chanfrada faz o anel se abrir e gera uma vedação mais forte contra as camisas, então se o anel for montado virado o motor vai queimar óleo idêntico à um motor com camisas espelhadas. Em uso muito leve, essa pressão entre os anéis e camisas é muito mais suave, o que gera um polimento, em vez de fazer uma fricção maior que provoca as casas.
Mas usa ele normal que não serão quaisquer 5 ou 25 minutos diários que farão isso no motor.
Bruntins, os Geolander são 35", correto? Gostei muito desses pneus da tua F1000.
Tiófinho, não precisa desmontar, é só fazer como o Tio falou, mete água até parar de sair sujeira junto. Com o tempo mais frio o funcionamento irá normalizar, mas com o verão tens que ficar de olho. Outra coisa, me esqueci de ver a polia da tua Azulona, se a correia estiver um pouco frouxa, o ventilador poderá "patinar", mas esqueci de ver isso naquele dia.