x
Convex Datacenter

Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Por onde anda o Eddie? E a Milona? Alô, "Tio". Conte-nos as novidades! Que as fotos não sejam de celular.

Depois dos up grades, como a camionete está se comportando? Altura? Câmber? Alinhamento? Estabilidade? Funcionamento do engine - BI?

[]s

Waldir,

Estou em casa (Bonito-MS) desde ontem. Viagem cansativa mas produtiva.

Quanto a Milona, algumas coisas renderam, ficaram boas, outras vão precisar de mais ajustes, retrabalho, mais tempo.....

BI> algumas peças com desgaste prematuro, avanço rebaixado 0,9mm, parafuso calibrado com a aplicação errada, diafragma do LDA fora de especificação e BI com pouca pressão.....isto é o que foi encontrado.

Na bancada além de uns erros de regulagem e de pouco avanço estava com 140 de óleo no final de curso. A tabela diz que devia ser 120 e ficou com 130 para ajudar a compensar os pneuzinhos....

A primeira impressão agradou, mas como não abasteci depois que cheguei não posso falar nada sobre o consumo.

As buchas redondas foram trocadas e como estavam estouradas, a diferença foi a esperada mesmo. sem surpresas.

OS fenders foram instalados e gostei do resultado geral. Vamos ver como funcionam.

Vamos as molas:

São grandes pra kct e macias! fora do carro são maiores que as molas da F250 + calços de 4cm. Montadas erguem o carro PELO MENOS 6cm a mais que as molas da F250, ou seja, sobe pra kct!

Esse é o lado bom

Para ficar bom, precisa baixar os suportes dos tirantes (o quanto é que são elas) e baixar os potos de fixação das buchas redondas (tesouras). Como o Kim bem comentou se não baixar os suportes das tesouras as rodas ficam assim \^/. Sem baixar o suporte dos tirantes p eixo fica girado no sentido anti-horário olhando o carro pela roda dianteira esquerda e o ângulo do cardan do dif dianteiro fica escroto e a dirigibilidade uma osta.

Achei um torneiro que tem experiência com isso, alinhamento de chassis de caminhão, etc. MAS, vaga só depois do feriado.....

Solução: tiramos o suporte maior e usamos um suporte (calço) bem pequeno que tinha para minimizar a negativação da cambagem e melhorar a dirigibilidade.

Agora vou pensar e planejar os tamanhos dos suportes, o quanto tem que baixar e programar uma nova ida para campo grande para uns dois dias de oficina para resolver isso. Enfim, Vai ser as peças de um kit gringo só que homemade. Já estou garimpando um pitman novo (drop) para fazer como tem que ser feito.

Depois de muito quebrar a cabeça aprendi que mexer nas castanhas do munhão NÃO RESOLVE 100% a cambagem nas 4x4. Diria que a partir de mola da F250+calço PRECISA baixar os suportes para fazer serviço que presta.

Jacque comecei a mexer vou até o fim, porém KIT gringo prontinho é o caminho, ou achar alguém que manje e faça kits no Brasil.

Como disse, vou para a prancheta de desenhos antes de fazer mais cagadas ou deixar o carro indirigivel.

Agora FICOU LINDA ALTONA!!!!

As fotos tiro com calma e posto oportunamente. Hoje foi dia de curtir a filhota e por algumas coisas em ordem, afinal de contas amanhã vai ter um churras daqueles com direito a carneiro e tudo mais!

Abraços e muito obrigado a todos que torceram, vibraram e ajudaram a pensar!
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Tio, a minha eu baixei os suportes para compensar os calços que coloquei, mas ainda não consegui ajustar exatamente a cambagem, pois ainda está /--\ e comendo pneus por dentro. O alinhamento está perfeito, mas forçando os pneus por dentro. A minha solução é aumentar mais o calço das molas ou conseguir as buchas excêntricas (Adams) de maior grau para ver se consigo ajustar a cambagem.
    Na minha eu soldei chapas de 3/8" por baixo do suporte original e refurei essas chapas com 10cm abaixo dos furos originais para ganhar esse ajuste. Foi uma solução mais simples do que trocar os suportes originais. Até hoje não tive nenhum problema com as chapas soldadas.
    O braço pitmann fiz o que muitos não recomendam, cortei o original e fiz um enxerto com um pedaço de mola mestra de caminhão. O difícil é acertar os ângulos, pois como o setor trabalha inclinado, não formam ângulos de 90° com o enxerto. Então tem que pontear e experimentar antes de soldar em definitivo. Tive que refazer 3 vezes esse serviço até acertar 100%. O interessante é saber a resistência de stress das soldas quanto ao esforço. No caso, 3 cordões em cada emenda seguram bem manobras com a F1000 parada com 33"x13,5" no concreto. No total, são 15 cordões em cada emenda. Depois d um tempo, conferi com cuidado e nenhum indício de trincas. O meu medo maior era a diferença de material utilizado para as molas e os eletrodos, mas a fusão ficou muito boa. Nenhum sinal de stress por esforço. Se fizeres esse serviço, tem que cuidar para ficar exatamente na mesma posição que o original, pois se abrir mais o braço, o setor não terá força para efetuar as manobras, e se ficar muito fechado, poderá reduzir a resposta do volante. Mas eu faria o enxerto novamente sem sombras de dúvidas.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Tio!

Achei um cara aqui que faz!

Na próxima semana veremos a realidade da coisa.

Suporte da twin beam-tesoura, longitudinal e amortecedor, ficaria pronto e p&p!

Fenders

Repostando a imagem do diagrama da suspensão IFS (TTB) onde aparece o que ocorre quando apenas se aumenta o tamanho das molas. Os pontos em vermelho são os locais onde os suportes devem ser abaixados.

Agora estou garimpando um drop pitman para fazer direito e tudo de uma só vez.

[]s
    fuck the fuel economy

Usuário Avatar de tiofinhojr4x4
    Entrada
    01/10/2011
    Local
    Gramado/RS
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pela milona tio!!!
    Esta muito show mesmo, a unica coisa que falta é aquela garibada na lata que tal??

abraço.
    AZULONA F-1000 4X4

Citação Postado originalmente por tiofinhojr4x4 Ver Post
    Parabéns pela milona tio!!!
    Esta muito show mesmo, a unica coisa que falta é aquela garibada na lata que tal??

abraço.
    Tiofinhojr,

A garibada na lata vem com certeza, mas não é prioridade nenhuma, ainda mais com a chegada da herdeira.

Agora vou acertar o SL de vez, ajustar a traseira (que vai precisar) e deixar o pau comer! Quando folgar as finanças, vem uma geral na lata e quem sabe um "algo mais"....rsrsrs

Ah, devo baixar os suportes entre 6 e 8 polegadas - MUUUUUUITO inclinado a fazer com 8".....e deslocar os tirantes da suspa uns 2cm pra frente ou o que der sem forçar a caixa de direção.

Em tempo: Algum pitman de outras picapes, linha agrícola etc que seja BEM angulado para compensar ao menos um pouco a diferença de altura?

Já estou pensando em importar um...

[]s
    fuck the fuel economy

Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Agradecimentos: 9
    Vo atrapalhar o tópico um pouco com uma dúvida.

Estava dando uma olhada numas Full-size e acabei caindo nas F-4000 antigas(caminhão), gostei do preço que gira entorno dos 25 mil. Ai vem, eu sei que o motor MWM 229 é bom, pórem o resto da mêcanica eu num conheço, vi que o cambio dessas F-4000 são bons e são usados tb em algumas F-1000, uma adaptação ? O diferencial qual é ? As F-4000 4 farol são boas ? pq o preço delas está muitas vezes mais baixo do que as F-1000.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

Paulo, até onde sei, as F4000 são F1000 super crescidas!

Mesmo powertrain, com regulagens diferentes e capacidade de carga bem maior.
    As 4 farois, veja senão é MWM 226 ao invés do 229.

[]s
    fuck the fuel economy

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Cuida para não pegar F4000 com motor Ford, que é bucha de vender depois. As caixas da F1000 e F4000 são "similares", porém a 1a e ré da F4000 são mais resistentes, muda um pouco o eixo primário e engrenagens da 1a e ré. O resto é a mesma caixa e peças.
    O diferencial da F4000 é mair reduzido que as F1000, então a 110 o motor está no limite.
    A opção de ter uma F4000 e "melhorar" a performance, seria a instalação da caixa da F250 com 5a drive e repotenciamento do 229. Deve ficar bom para rodar na casa dos 120, 130km/h sem carregar peso. Com caçamba de metal e CD, a F4000 fica uma baita picape, no estilo das F450 HD.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Cuida para não pegar F4000 com motor Ford, que é bucha de vender depois. As caixas da F1000 e F4000 são "similares", porém a 1a e ré da F4000 são mais resistentes, muda um pouco o eixo primário e engrenagens da 1a e ré. O resto é a mesma caixa e peças.
    O diferencial da F4000 é mair reduzido que as F1000, então a 110 o motor está no limite.
    A opção de ter uma F4000 e "melhorar" a performance, seria a instalação da caixa da F250 com 5a drive e repotenciamento do 229. Deve ficar bom para rodar na casa dos 120, 130km/h sem carregar peso. Com caçamba de metal e CD, a F4000 fica uma baita picape, no estilo das F450 HD.
    ueueueue, de tanto ver de tudo aqui no fórum já estava na minha cabeça ter uma F-4000 4 farol e depois adaptar o 4x4 nela, ai vc ainda vem falando que a bicha no estilo das americanas.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Paulo, até onde sei, as F4000 são F1000 super crescidas!

Mesmo powertrain, com regulagens diferentes e capacidade de carga bem maior.
    As 4 farois, veja senão é MWM 226 ao invés do 229.

[]s
    Tio Eddie, desculpa atrapalhar o tópico.

Vc acha, o Edin tb opina, uma F-4000 aguenta estrada de chão com peso nas costas ? Pq a vantagem dela é guentar 4000kg.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Em tempo: Algum pitman de outras picapes, linha agrícola etc que seja BEM angulado para compensar ao menos um pouco a diferença de altura?

Já estou pensando em importar um...

[]s
    BQP! Pelo jeito, os duendes estão em ação. Mete bronca, "Tio". O céu é o limite... Hehehe.

Em tempo: Parabéns pela "herdeira". Cuida bem dela. Aliás, 2011 foi bão, hein? Casa nova. UP grade Milona e muito mais.

[]s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Detalhes gerais da F1000?!?
      Por Pavani no fórum Ford
      Respostas: 313
      Última resposta: 25/08/2021, 17:45
    2. F1000 mwm x10 4x4
      Por PASA4x4 no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 23/01/2012, 22:57
    3. F1000 4x2
      Por Savegnago no fórum Ford
      Respostas: 15