Complementando.
Isso é o que não recomendo fazer...
Abraços,
Thiago
Versão Imprimível
Era exatamente isso que eu pretendia fazer, usando justamente as peças do Gol. :parede:
Vou ver esse esquema do reservatório do Corcel, pensei que o funcionamento fosse o mesmo do vaso da linha VW. :pensativo:
A idéia da tampa entrando pelo lado é muito boa! :concordo:
[]'s
Thiago, pela foto não dá pra ter ver direito, mas não teve um problema de nível aí não?
Pela imagem parece que o vaso de expansão ficou abaixo do ponto mais alto do radiador... :pensativo:
[]´s
Fugger! Esse é um problema tb... com certeza ficou um bolsão de ar! veja nessa foto... no 51 não tem altura para isso, tem que colocar um radiador mais baixo e ai vc não vai ter espaço na largura dele e começaria outro problema.
Se não me engano, na época até encontrei um vaso com a mesma pressão do opala vendo vaso por vaso no catálogo (acho que era do corsa), mais preferi tirar tudo e deixar como veio de fábrica nos opalas....
Abraços,
Thiago
Fugger, mais o vaso precisa trabalhar na mesma pressão original do motor do opala (16 lbs)... e se não me engano, o único que encontrei na época com essa pressão foi do fiat oggi/ panorama... acho que do corsa tb...
Além do problema sem solução da altura...
Continuo com minha opinião, não recomendo, encrenca desnecessária!
Abraços,
Thiago
Blz Rodrigo.
Sobre o radiador. Uso o vaso do gol e um radiador selado feito sob encomenda no V6 e funciona perfeitamente, mantendo nível, expusando água sob pressão em caso de aquecimento excessivo, etc...
Comprei o vaso do gol, mais pelo formato do que pela pressão de trabalho, que nem sei qual é !
Também selamos o radiador de um BF e usamos o mesmo vaso expansor do gol, rodando num motor de opala 4 cil e funcionava sem problemas também. Hoje essa viatura esta com um motor de S10 2.4, radiador do BF selado e vaso do gol e o sistema funciona do mesmo jeito.
Esse ano vai andar, né ! O encontro daqui é em setembro/outubro ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
Thiago
Respeito sua opinião, mas na minha opinião isso não é questão de opinião :shock:, é técnica. Se o vaso não estiver ACIMA do nível máximo do radiador, não funka.
O vaso tem pouquíssima influencia na pressão, essa é controlada pela tampa. Mas acho que isso já foi bastante debatido no fórum, tem um bom (e loooongo tópico sobre isso).
Rodrigo, recomendo que leia antes de tomar uma descisão :concordo:
[]´s
Até onde eu sei (e sei bem pouco), existem 2 tipos de instalação.
Se o sistema for aberto quem controla a pressão é a tampa do radiador e pode ter vaso de expansão ou não, se tiver o vaso fica no ladrão e abaixo dele ! Se esquenta muito joga a água fora, quando esfria suga de volta !
Se o sistema for selado, quem controla a pressão é a tampa do vaso, e ele deve ficar um pouco acima do radiador alinhando o nivel do radiador com o nivel na marcação do vaso !
Acho que é só isso ....... ou não ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
Fugger, tenho minha opinião e vc tem a técnica (tá ficando INZIBIDO pq o teu jeepinho tá ficando pronto, rsrsrs).
Não vou ficar aqui detonando o tópico... ou postamos um modelo de radiador e vaso (leia-se reservatório e tampa) adequado ao CJ3A com motor de OPALA, ou não estaremos contribuindo com mais nada nesse assunto.
Abraços,
Thiago