Postado originalmente por
Leo - Beethoven
Rubem o TPS é um "simples" potenciômetro, uma resistência variável que vai na TBI e serve pra dizer a central o quanto vc está pisando no acelerador. Não cheguei a desmontar a minha TBI ainda, mas devo fazer em breve, pois está merecendo uma limpeza....´quando tava lidando com o GNV já tinha vista que tava tomado de poeira, uma vez que não gosto dessas coisas de lavar motor, etc....bom, voltando, existem alguns TPS que são blindados, aí não tem jeito, só trocando mesmo....mas se ele permitir que seja aberto, uma limpeza com limpa contatos (NÃO USE WD40 ou outro óleo em spray), com certeza fica novo....a não ser que os contatos estejam desgastados.
As vezes também vc poderá usar um TPS de outro carro nacional, mas com certeza vai ter que adaptar o conector que não é tão difícil assim.
Difícil pifar o TPS ? Sim, é uma peça que dura muito, mas não está isenta de defeito....por aqui munca vi ninguém reclamar disso antes....nos EUA tem uns gringos radicais que no chamado tune-up de 40mil milhas, trocam TPS, MAP e Sondas de O2....vai entender....bom, mas os caras tem grana e as peças pra eles são baratas....
Abs.