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  • #109
    Usuário Avatar de juleymar
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    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Beleza Ian?

    Eu entendi o que você quis dizer, é difícil o jumelo original do Cj permanecer em 45° exatos. Bem como, este ser o melhor ângulo para se obter maior "maciez" na suspensão.

    O meu CJ é 1961, ou seja, conta com 53 aninhos... sendo que a Reforma "terminou" em 2011 ou melhor, quando comecei a "rodar" com ele. Se trata de um projeto antigo, mas feito por engenheiros, prova disso é sua longevidade e resistência.

    Realmente somos nós que queremos "adequar" os CJs às nossas preferências pessoais, uns querem mais curso de suspensão, outros altura, e por fim, uma suspensão menos rígida, que é o meu caso.

    Mas, deve se ter muito cuidado, pois toda alteração do projeto original e adaptações geralmente tem consequências, ou um "comportamento" diverso do pretendido, ganha-se de um lado mas perde-se de outro, não se deve fazer nada de modo aleatório, sem pesquisar e pensar bem antes... se não... .

    Voltando ao Assunto, estou pensando em "cortar" essa volta que a 2ª. mola faz sob. a mestra, para que o jumelo possa vir um pouco mais p/traz antes que a mesma encoste na parte inferior da longarina (pequena seta em vermelho na imagem abaixo).

    Anexo 482005

    Mas..., estou pensando bem, antes, pois, esta "volta" não foi colocada ai a toa, eu acredito que a intenção de quem à projetou, foi a de que, em caso de "quebra da mestra", a mesma iria "envolver" o jumelo, impedindo que o feixe ficasse sem apoio. Pelo menos é o que desconfio .

    Muito boa sua pesquisa a respeito de "novos" feixes de mola para adaptar no CJ, além dos já exaustivamente discutidos feixes de Toy Band.

    Nos Kits vendidos no mercado, o que se tem na verdade são 4 feixes dianteiros de Band, e não dois dianteiros e dois traseiros. Eu "acho" que os feixes dianteiros de Toy, são menores ou do mesmo tamanho que os traseiros originais do CJ, ou seja, menor comprimento (ou igual), maior resistência e rigidez da suspensão. A compensação seria pelo menor n° de molas que dão a vantagem aos feixes de Toy, que tem menos que o CJ.

    O Feixe da Blazer é mais comprido e com menos lâminas (apenas duas e com espaçador) , o que é excelente para a traseira do CJ, pois, quanto maior comprimento da Lâmina menor a resistência e, em consequência maior o "conforto".

    Na minha humilde opinião, o ideal seria adaptar os feixes de Toy na dianteira, com os jumelos voltados p/frente e feixes da Blazer com duas molas por feixes (ano 2000 em diante, salvo engano) na traseira do CJ.

    Eu já tinha lido aqui no fórum um tópico, onde na reforma do Jeep, o dono adaptou 4 "feixes" (traseiros) da Fiat Fiorino, que conta com uma única Lâmina (bem larga) por feixe, e segundo o mesmo, ficou muito bom, e bem confortável, segue imagem da "Lâmina" baixo:

    Anexo 482007

    Só não estou conseguindo "localizar" o tópico, que é meio antigo, mas, se conseguir posto o Link!

    Grande abraço!
    Fabricio , eu li esse topico tambem eu ate entrei em contato com ele e me contou tudo sobreessa adaptação , o interessante que ele teve de adaptar braços como nas adaptações de molas aspiral pra evitar o famosos axe wrap ,
    veja neste video o que pode acontecer
    pra usar essa mola sera preciso esse braço auxiliar se não a torção do eixo na vai enrrolar essa mola ,
    abraço.
    4X4 Brasil

  • #110
    Usuário Avatar de Ian Jeep
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    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Beleza Ian?
    Eu entendi o que você quis dizer, é difícil o jumelo original do Cj permanecer em 45° exatos. Bem como, este ser o melhor ângulo para se obter maior "maciez" na suspensão.
    O meu CJ é 1961, ou seja, conta com 53 aninhos... sendo que a Reforma "terminou" em 2011 ou melhor, quando comecei a "rodar" com ele. Se trata de um projeto antigo, mas feito por engenheiros, prova disso é sua longevidade e resistência.
    Realmente somos nós que queremos "adequar" os CJs às nossas preferências pessoais, uns querem mais curso de suspensão, outros altura, e por fim, uma suspensão menos rígida, que é o meu caso.
    Mas, deve se ter muito cuidado, pois toda alteração do projeto original e adaptações geralmente tem consequências, ou um "comportamento" diverso do pretendido, ganha-se de um lado mas perde-se de outro, não se deve fazer nada de modo aleatório, sem pesquisar e pensar bem antes... se não... .
    Voltando ao Assunto, estou pensando em "cortar" essa volta que a 2ª. mola faz sob. a mestra, para que o jumelo possa vir um pouco mais p/traz antes que a mesma encoste na parte inferior da longarina (pequena seta em vermelho na imagem abaixo).
    Mas..., estou pensando bem, antes, pois, esta "volta" não foi colocada ai a toa, eu acredito que a intenção de quem à projetou, foi a de que, em caso de "quebra da mestra", a mesma iria "envolver" o jumelo, impedindo que o feixe ficasse sem apoio. Pelo menos é o que desconfio .
    Muito boa sua pesquisa a respeito de "novos" feixes de mola para adaptar no CJ, além dos já exaustivamente discutidos feixes de Toy Band.
    Nos Kits vendidos no mercado, o que se tem na verdade são 4 feixes dianteiros de Band, e não dois dianteiros e dois traseiros. Eu "acho" que os feixes dianteiros de Toy, são menores ou do mesmo tamanho que os traseiros originais do CJ, ou seja, menor comprimento (ou igual), maior resistência e rigidez da suspensão. A compensação seria pelo menor n° de molas que dão a vantagem aos feixes de Toy, que tem menos que o CJ.
    O Feixe da Blazer é mais comprido e com menos lâminas (apenas duas e com espaçador) , o que é excelente para a traseira do CJ, pois, quanto maior comprimento da Lâmina menor a resistência e, em consequência maior o "conforto".
    Na minha humilde opinião, o ideal seria adaptar os feixes de Toy na dianteira, com os jumelos voltados p/frente e feixes da Blazer com duas molas por feixes (ano 2000 em diante, salvo engano) na traseira do CJ.
    Eu já tinha lido aqui no fórum um tópico, onde na reforma do Jeep, o dono adaptou 4 "feixes" (traseiros) da Fiat Fiorino, que conta com uma única Lâmina (bem larga) por feixe, e segundo o mesmo, ficou muito bom, e bem confortável, segue imagem da "Lâmina" baixo:
    Só não estou conseguindo "localizar" o tópico, que é meio antigo, mas, se conseguir posto o Link!
    Grande abraço!
    Tranquilo?

    Pois é, as ideias não param.

    As molas da Blazer, tem um tópico com bastante conteúdo, no qual tiro essas informações.

    Ela aguenta uma carga de 1.315kg, sendo compatível com com o jeep.
    -molasblazerpeso.png

    É um tipo de mola parabólica, produzida com tecnologia de ponta, que necessita poucos feixes garantindo a resistência e diminuindo seu peso.

    São duas laminas com calços como vc falou, o ano deve ser de 2000/2006.

    -222583d1272310434-feixe-de-molas-da-blazer-ou-s10-alguem-utiliza-algum-picture_6.jpg

    São bem mais compridas q as originais e dianteiras da band, quase a medida das pickup fiat strada/fiorino. 1323mm.

    Essa combinação parece muito boa, traseira blazer e dianteira toy.
    Esses kit são compostos por 4 feixes dianteiros da toy, e já vi um desaconselhamento sobre comprar um kit pronto, por ter certas limitações, como não dar de usar jumelo revolver, jumelos pequenos e a mola dianteira ser menor q a traseira original do jeep, bom seira se fosse a traseira da band. Ideal é montar seu próprio kit.

    -422070d1374092078-ajuda-feixe-de-molas-feixes.png

    A mola da fiorino é comprida, mas pelo fato de ser só uma, tem q ter uma barra anti warp.
    -750d1066100838-suspensao-baseado-em-molas-da-pickup-fiat-resize_of_figuras0004.jpg

    -754d1066199608-suspensao-baseado-em-molas-da-pickup-fiat-foto_jeep_jean.jpg

    O tópico é muito antigo, não sei se essa adaptação como é nos dias de hj. Acho q as molas da toy ultrapassaram esse sistema.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ckup-fiat.html (Suspensão baseado em molas da Pickup Fiat)

    Ou fazer um mix, e ir melhorando oq ja temos, como por exemplo essas molas da toy com calços
    transformando elas em progressivas.

    -437847d1383499470-suspensao-band-dsc00047.jpg

    -437850d1383499577-suspensao-band-dsc00055.jpg

    -437851d1383499594-suspensao-band-dsc00059.jpg

    -437849d1383499536-suspensao-band-dsc00053.jpg

    Mas é como vc falou, toda adaptação exige um cuidado e muito conhecimento.
    Uns links aki q podem nos ajudar
    HST Parabolic Suspension Systems
    RNA | Rassini - NHK Automotive - FABRINI
    Suspension Specialists, Technical Bulletin Number 4

    Sobre o seu feixe, eu ainda acho q seria melhor abaixar o furo do jumelo. Deixar ele rente a longarina, tipo esse serviço do Elmer.

    -0771.jpg -0781.jpg -0822.jpg -0831.jpg -0851.jpg


    Abraços

  • #111
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
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    beleza Gurizada!

    To vendo que o tem Suspensão está se desenvolvendo bastante, muitas ideias e tudo muito bem documentado...

    Como comentei alguns posts atrás, estava pensando em cortar fora a bendita volta que a 2ª mola fazia sob. a mestra, impedindo o jumelo de articular para trás, o que acabava por travar o movimento da suspensão dianteira.

    Bem, hoje acordei umas 6h e antes de de ir trabalhar, resolvi dar um "Pega" no Jeep, e de fato CORTEI FORA a volta da 2ª mola sob. a mestra, abaixo vão as imagens:

    -130.jpg -131.jpg

    Já Liberou um espaço um pouco maior para o jumelo recuar, ainda não rodei com o Jeep para fazer o teste, vamos ver como ficou ???.

    Por curiosidade posicionei meu macaco (garrafa) no centro da placa onde são fixados o grampos do eixo e, levantando o feixe de molas, quase tirando a roda dianteira do chão, o jumelo veio p/trás uns 2,5 centímetros, achei pouco , gostaria que se move-se mais, pelo menos não foi por falta de espaço!!

    Estou usando 9 lâminas em cada feixe dianteiro, estou achando que é muito para sustentar o motor A.P e carroceria de fibra, estou pensando em retirar pelo menos mais uma ou duas , talvez a 1ª e a 3ª de baixo para cima (menores), mas primeiro vou ver como ficou o comportamento do CJ depois da "cirurgia".

    Abraço! .

  • #112
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
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    Ontem (08/11/14) tive tempo para dar uma volta com o Jeep depois de cortar fora a "volta" que a 2ª lâmina fazia sobre a Mestra, o resultado foi muito bom sendo que a dianteira parou de "bater" e seu trabalho ficou mais suave.

    Apesar de ter andado somente na Cidade, o Jeep parou de "quicar", como fazia quando passava por "lombadas" ou outros obstáculos, e após o passeio, pude verificar que os jumelos não deram fim de curso encostando na longarina como faziam anteriormente.

    Para quem não está com o feixe muito "arreado" e buchas muito gastas, o corte da volta da 2ª. lâmina suaviza bastante o funcionamento da suspensão dianteira, o Jeep não vira um Landau, mas ajuda bem, e as "batidas" e "quicadas" desaparecem.

    Espero que a minha "experiência" possa ajudar outros amigos aqui do fórum que passam pelo mesmo problema.

    Não se trata de uma solução definitiva, ainda estou estudando se vou colocar os feixes de Toy na dianteira e os de Blazer na Traseira, ou parto direito para uma suspensão com molas espirais, uma mudança mais radical, mas, talvez com melhores resultados em termos de "conforto".

  • #113
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
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    -img_0009.jpg

    Tirando a poeira do Tópico!!!

    Depois de 3 anos, por fim os alargadores de paralamas foram pintados e instalados, ficou muito bom !!!

    Diminuiu bem a quantidade de água/barro que jogava pra dentro do Jeep.

  • #114
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    e aí Fabrício como anda o jeep?

    []´s
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  • #115
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
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    Citação Postado originalmente por tuna Ver Post
    e aí Fabrício como anda o jeep?

    []´s
    Beleza Tuna?

    Ando com bastante trabalho e não tem sobrado tempo para entrar muito no fórum, me desculpe pelo atraso na resposta!

    O Jeep está em ordem, não tenho usado muito, apenas nos finais de semana em alguns passeios, tenho feito manutenção de rotina, filtros, óleo, recentemente retifiquei o meu carburador, trocando o kit completo de juntas, giclês e mangueiras e uma bela limpeza, o resultado ficou muito bom!

    O que tem me incomodado um pouco é a suspensão, que mesmo com a retirada de 3 molas na dianteira e 2 na traseira ainda continua bem desconfortável, pensei em colocar o kit da Toyota Band, mas acredito que seja o mesmo que trocar seis por meia dúzia, pode ser que até melhora-se um pouco, mas eu continuaria com os feixes de mola.

    Estou pensando em adaptar molas helicoidais na dianteira e traseira, mas, a maioria dos Jeeps que ví com esta adaptação usam o os eixos da Rural, que são mais largos que os originais do CJ5. Estou estudando os "modelos" de susp. para ver se consigo fazer a adaptação sem ter que trocar os eixos originais.

    Recentemente também instalei um pino graxeiro em cada munhão para facilitar a lubrificação, uma vez que os "bujões" ficaram obstruídos pelo suporte das pinças dianteiras.

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    []'s

  • #116
    Usuário Avatar de Naercio Cedraz Carneiro
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    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    -img_0009.jpg

    Tirando a poeira do Tópico!!!

    Depois de 3 anos, por fim os alargadores de paralamas foram pintados e instalados, ficou muito bom !!!

    Diminuiu bem a quantidade de água/barro que jogava pra dentro do Jeep.
    boa noite Fabicio tudo bem me chamo naercio e comprei meu jeep em 2011 estou reformando ele agora so fdalta pintura tava olhando as fotos do seu jeep, muito bonito ele parabens em breve estarei com meu pintado e ao poucos organizando ele do jeito que eu quero.

  • #117
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
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    Citação Postado originalmente por Naercio Cedraz Carneiro Ver Post
    boa noite Fabicio tudo bem me chamo naercio e comprei meu jeep em 2011 estou reformando ele agora so fdalta pintura tava olhando as fotos do seu jeep, muito bonito ele parabens em breve estarei com meu pintado e ao poucos organizando ele do jeito que eu quero.
    Obrigado Naércio! vá com calma, fazendo as coisas do seu jeito, com capricho e sem pressa para terminar logo, o que é o mais difícil kkkk, boa sorte na empreitada!

    []'s.

  • #118
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    Olá Fabrício,

    Foi muito bom ler todo seu tópico!
    Gostei tanto que lí também os outros tópicos sobre adaptação de molas!

    Pelo que vi voce não carrega peso! Antes de partir para grandes empreitas de adaptações e modificações tente tirar mais uma mola de cada feixe! Vale pena a mão de obra, acho que vai ficar mais macio!

    Parabéns pelo ótimo trabalho! (ou será diversão)

  • #119
    Usuário Avatar de fabriciosimonini
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    Olá Aristides Jr.

    Obrigado por ter lido todo o tópico, espero que tenha gostado!

    A carroceria de fibra é bem mais leve que a de lata, também procuro não ficar carregando muita coisa, só o essencial.

    Demorei bastante para achar o acerto dos feixes de mola, fiz várias experiências até encontrar um certo "equilíbrio", pois deve-se levar em conta uma série de fatores.

    Eu já experimentei andar com uma mola a menos por feixe, o Jeep andava relativamente bem apenas comigo, mas quando levava umas 3 ou 4 pessoas (total de 5 comigo), ficava meio molenga, inclinando para os lados nas curvas, pegando os pneus na fibra.

    Então resolvi retornar a mola que havia tirado, a condução melhorou bastante, ficou "duro" só com o motorista e mais "confortável" digamos assim, com 4 ou 5 pessoas.

    Pensei em manter a mola a "menos" e colocar um jumelo mais alto, mas, pesquisando no fórum, descobri que poderia alterar o ângulo do cáster (acho que é este o nome) o que influenciaria na direção. Teve um colega aqui do fórum, que por engano o seu mecânico instalou os feixes de Toy com os jumelos dianteiros voltados para trás com um suporte curto na frente, o resultado foi a alteração do cáster, os braços do munhão ficaram apontados mais pra cima, a direção, segundo ele ficou muito ruim, imprecisa e esterçando menos.

    Bastou colocar o Jumelo na frente, posição correta, e o Jeep ficou outro. não quer dizer que com feixes de Band não se possa colocar os jumelos para trás, desde que o suporte dianteiro (fixo) tenha o dobro de sua altura.

    Como dá para perceber qualquer mudança, por mínima que seja, vai influenciar em outros "setores" do Jeep.

    Tem um tópico muito interessante sobre a susp. original do Jeep e como deixá-la um pouco mais macia, salvo engano, se chama Jeep pulando igual cabrito. vale apena dar uma lida.

    []'s

  • #120
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    06/07/2009
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    Agradecimentos: 34
    Olá Fabrício!

    Sim Gostei muito de todo o tópico! Gostei muito, eu que tenho que te agradecer!

    Já pensei muito neste assunto de suspensão mais confortável para o Jeep, o meu que é 51 as molas são mais curtas e por sua vez mais duras ainda!
    A vantagem que ele faz curvas melhor que o CJ5! Não sei se sou eu que tive má impressão mas todas as vezes que andei com CJ5 nas curvas ele inclinava tanto a carroceria que chegava a me dar medo!

    Um coisa que cheguei a pensar e pesquisar por um tempo foram naqueles kits de suspensão a ar que a bolsa é montada no próprio amortecedor, do tipo da air sus dos kadett GS.

    https://produto.mercadolivre.com.br/...8mm-gratis-_JM

    Pode ser que eu esteja falando bobagens!
    Mas este sistema pode aliviar uns 200 a 250 kg de peso das molas, e o legal que é variável, ou seja voce pode retirar mais molas da suspensão original e quando estiver com peso a mais é só calibrar a suspensão, do mesmo jeito que se faz com o pneu.
    Pensando mais ainda cheguei a planejar um pequeno compressor ou um reservatório de ar para calibrar a qualquer momento.

    O investimento não é alto!

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