Beleza Ian?
Eu entendi o que você quis dizer, é difícil o jumelo original do Cj permanecer em 45° exatos. Bem como, este ser o melhor ângulo para se obter maior "maciez" na suspensão.
O meu CJ é 1961, ou seja, conta com 53 aninhos... sendo que a Reforma "terminou" em 2011 ou melhor, quando comecei a "rodar" com ele. Se trata de um projeto antigo, mas feito por engenheiros, prova disso é sua longevidade e resistência.
Realmente somos nós que queremos "adequar" os CJs às nossas preferências pessoais, uns querem mais curso de suspensão, outros altura, e por fim, uma suspensão menos rígida, que é o meu caso.
Mas, deve se ter muito cuidado, pois toda alteração do projeto original e adaptações geralmente tem consequências, ou um "comportamento" diverso do pretendido, ganha-se de um lado mas perde-se de outro, não se deve fazer nada de modo aleatório, sem pesquisar e pensar bem antes... se não... :parede:.
Voltando ao Assunto, estou pensando em "cortar" essa volta que a 2ª. mola faz sob. a mestra, para que o jumelo possa vir um pouco mais p/traz antes que a mesma encoste na parte inferior da longarina (pequena seta em vermelho na imagem abaixo).
Anexo 482005
Mas..., estou pensando bem, antes, pois, esta "volta" não foi colocada ai a toa, eu acredito que a intenção de quem à projetou, foi a de que, em caso de "quebra da mestra", a mesma iria "envolver" o jumelo, impedindo que o feixe ficasse sem apoio. Pelo menos é o que desconfio :pensativo:.
Muito boa sua pesquisa a respeito de "novos" feixes de mola para adaptar no CJ, além dos já exaustivamente discutidos feixes de Toy Band.
Nos Kits vendidos no mercado, o que se tem na verdade são 4 feixes dianteiros de Band, e não dois dianteiros e dois traseiros. Eu "acho" que os feixes dianteiros de Toy, são menores ou do mesmo tamanho que os traseiros originais do CJ, ou seja, menor comprimento (ou igual), maior resistência e rigidez da suspensão. A compensação seria pelo menor n° de molas que dão a vantagem aos feixes de Toy, que tem menos que o CJ.
O Feixe da Blazer é mais comprido e com menos lâminas (apenas duas e com espaçador) , o que é excelente para a traseira do CJ, pois, quanto maior comprimento da Lâmina menor a resistência e, em consequência maior o "conforto".
Na minha humilde opinião, o ideal seria adaptar os feixes de Toy na dianteira, com os jumelos voltados p/frente e feixes da Blazer com duas molas por feixes (ano 2000 em diante, salvo engano) na traseira do CJ.
Eu já tinha lido aqui no fórum um tópico, onde na reforma do Jeep, o dono adaptou 4 "feixes" (traseiros) da Fiat Fiorino, que conta com uma única Lâmina (bem larga) por feixe, e segundo o mesmo, ficou muito bom, e bem confortável, segue imagem da "Lâmina" baixo:
Anexo 482007
Só não estou conseguindo "localizar" o tópico, que é meio antigo, mas, se conseguir posto o Link!
Grande abraço!