Olá Aristides Jr.
Eu particularmente não andei em um 51 (CJ3) ainda, então, se você afirma que a suspensão é mais curta e portanto mais desconfortável que a do CJ5, eu acredito!, mas por outro lado existem uma série de fatores que podem estar deixando a sua suspensão mais dura, com ex: feixe arqueado, buchas gastas, jumelos com inclinação incorreta, falta de lubrificação entre as molas, etc...
O CJ5 com o feixe de molas inteiro não chega a inclinar tanto nas curvas, mas, com retirada de algumas lâminas, no meu caso em particular foram 3 na frente e 2 atrás, o Jeep passou a inclinar mais nas curvas, principalmente no asfalto onde a velocidade é um pouco maior que na Cidade ou estradas de terra, entretanto ele inclina até certo ponto, depois mantém a mesma inclinação até sair da curva, é mais uma questão de costume.
Já Cheguei até instalar barra estabilizadora no eixo traseiro, o Jeep não inclina de jeito nenhum, mas em consequência a traseira fica muito dura, a barra "travou" a suspensão, e por fim acabei retirando a estabilizadora.
Já existe aqui no fórum a adaptação de suspensão a ar em Jeep Willys, se não me engano foram utilizadas uma ou duas lâminas da F-4000 em cada feixe, em conjunto com a bolsa de ar, deve ter ficado bem macio, mas, é o mesmo que ter 8 pneus no Jeep, pois, pode ocorrer um furo, rasgo e consequentemente vazamento do ar, ai você fica na mão, onde quer que você esteja, pode ser na Cidade, em passeio em estradas de terra ou até mesmo na trilha, o que é ainda pior!
Eu procuro manter o Jeep com a maior simplicidade possível, para não ter dor de cabeça depois, mas, a experiência é válida!
Seriam necessárias 4 bolsas de ar, um compressor 12V, um reservatório bem robusto para aguentar a pressão, como por exemplo o reservatório de ar para o freio, utilizados nos caminhões, bem como um "bico" para poder abastecer com o ar do compressor nos postos de gasolina, e de quebra, instalar uma buzina a ar.
Pode-se tentar também passar uma graxa grafitada entre as molas para que estas deslizem melhor uma sobre a outra com a suspensão trabalhando, ou colocar uma tira de radiografia entre cada mola, ou ainda colocar uma calço entre uma mola e outra, ou a cada duas molas, rebatendo as duas extremidades para que a mola de baixo apoie na de cima apenas nas pontas do feixe, também pode obter-se o mesmo resultado colocando calços redondos nas pontas das lâminas, não sei o nome correto, mas no M.L tem pra vender (acredito ser a melhor solução).
[]s.