Linsmar , foi o que pensei no mtor do limpador , poies recentemente desmontei o meu pra dar uma limpada , tva sem anel de vedação e entrou agua ai enferrujou o eixo ,
vai ser moleza o trampo ,
valew abraço.
Versão Imprimível
Linsmar , foi o que pensei no mtor do limpador , poies recentemente desmontei o meu pra dar uma limpada , tva sem anel de vedação e entrou agua ai enferrujou o eixo ,
vai ser moleza o trampo ,
valew abraço.
Depois de estar com o Jeep rodando já a algum tempo, chegou a hora de dar uma atenção especial aos freios.
O freios dianteiros já eram à disco, por ocasião da compra do Jeep, mas os traseiros eram originais à tambor (Panela e prato, ou como alguns chamam, espelho), com regulagens dos patins por meio de parafuso excêntrico, ou seja, conforme a lona da sapata ia se desgastando era necessário levantar com macaco a roda e apertar o parafuso até que a roda deixa-se de girar depois voltar novamente lentamente o parafuso até que a roda gira-se livremente.
Depois de tanto trabalho na reforma, a ideia te ter que regular os patins "manualmente" de tempos em tempos não me agradou muito :discordo:, e como já havia pensado nisso anteriormente, resolvi partir logo para freios à disco também na traseira.
Pesquisando nas lojas do Ramo 4x4, encontrei um kit composto por suporte p/ pinças (traseiras do G.M Kadett, pois conta com saída de cabo p/ o freio de mão) e discos M.D.S.,
Tão logo recebi o Kit, fui em busca de pinças de kadett nos desmanches aqui da região, encontrei um conjunto, mais estavam muito ruins e o preço pedido era um absurdo.
O que fiz então foi adaptar os suportes (foram refurados), para as pinças dianteiras do Fiat UNO, fáceis de achar, feitas p/disco simples (sem ventilação), e baratas, paguei R$100,00 O par :concordo:. Segue abaixo foto do kit (sem as Pinças).
Anexo 456686
Logo depois que fiz o tanque em chapa, surgiu no "mercado" o tanque feito em plástico (a grosso modo) e bem mais em conta que o meu. Se preferir também existe à venda o mesmo tanque em inox, o valor é bem salgado.
Quanto às travessas em V elas continuam lá, o tanque é que sobe também em V, encaixando-se por dentro delas.
Abraço!
Sim, mais são bem caras em relação as de Uno, e como não uso freio de mão, nem no meu carro, optei por instalar as de Uno que "estavam na mão", com precinho de Brima!, sem contar que o jogo de pastilhas também é mais fácil de encontrar e bem mais em conta!
Anexo 457783 Anexo 457784
As fotos acima não são minhas, mas são do mesmo modelo de cubo e servirão para ilustrar o processo de desmontagem do sistema de freio.
Na foto à esquerda, o cubo ainda montado, sem a roda e alargador, em seguida sem o cubo+panela de freio+lonas (patim), restando somente o espelho (ou prato como também é chamado).
A panela de freio fica interna ao cubo (que é chavetado), portanto para retirar a panela (+lonas) e espelho se faz necessário retirar o cubo com o auxilio de um extrator, que fabriquei numa metalúrgica aqui mesmo, em seguida postarei as fotos.
Anexo 457785 Anexo 457786
Já sem o Espelho, com a retirada dos 6 parafusos que prendem o conjunto do freio (retentores, juntas, etc...).
Na foto 2 o rolamento "solto".
Anexo 459775 Anexo 459776
Para retirar os cubos que "chavetados", tive que fabricar um "saca cubos", com furação 139,7 (Ford), camisa de pistão de caminhão, rosca e porca para aperto. Ficou muito bom e bem reforçado, todas as soldas feitas com mig e depois torneadas, acabamento de primeira.
Anexo 460587 Anexo 460589
Panela, espelho e patins retirados, lixados e pintados para evitar acumulo de ferrugem, o cilindro estava interiormente gasto, apresentando vazamento de fluído de freio.
Para voltar a funcionar novamente seria necessário a substituição do mesmo, bem como rebitar novas lonas nos patins.
Essas entre outras razões me fizeram partir para instalação dos freios à disco.