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Ponto fraco Dana44 willys dianteiro-CRUZETAS E SEMI EIXOS

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  • 17/08/2005, 19:14
    leopoldo
    Leo,

    Técnicamente falando:

    1- Parafusos mais compridos não fazem diferença.

    2- A diferença seria: mais grossos.

    3- "Allen" possui resistência na classe 12.9, resistência de sobra para os 3/8 UNC para uso normal, mas observe que eu disse que a BASE, que é o corpo FOFO do cubo é fraca.

    4- A junta não é classificada sob-pressão pois o cubo não é um vazo de pressão, então não é o torque de aperto que significa sucesso na junta. O que tem de se evitar é a roda livre ou a flange "vibrar" na folga entre o parafuso e o corpo de roda livre (o furo própriamente dito); é por isso que na toyota tem aquelas arruelas cônicas. Isso porque obviamente o parafuso é menor que o furo (no diâmetro)

    5- Então, mesmo que tenha o aperto, com o tempo, a junta parafusada deverá afrouxar, principalmente se for eixo traseiro, porque a roda livre ou a flange começa a se esfregar contra o cubo no arranque, na frenagem. Depois acontece a corrosão tipo fretting, aumenta a folga e tudo piora.

    No dianteiro, demora o tanto quanto se usa 4x4, que é a exposição do cubo às tensões.

    Lá nas minhas fotos tem um cubo que abriu o bico recentemente.

    Como sempre soltavam os parafusos e depois os prisioneiros, coloquei 3 pinos de aço.......os maledetos quebraram também e os prisioneiros soltaram
  • 18/08/2005, 08:31
    Stephan
    Leo....poldo...
    tô começando a achar que vc é azarado !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
  • 18/08/2005, 10:25
    billj
    E só piora tudo isso quando tem aquelas RL de bosta, feitas em alumínio..............
  • 18/08/2005, 11:49
    leovalle
    Leopoldo,

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...d17f4bf240.jpg

    Vc usinou em aço?

    Detalhes, detalhes.

    []'s
  • 18/08/2005, 12:32
    leopoldo
    Sim.

    Mas isso que você vê não é um cubo novo. O cubo do jeep está em baixo disso.

    É um dispositivo que transfere torque do semi-eixo direto para os prisioneiros da roda, usando o cubo como apoio, afinal lá estão os rolamentos. Foi um exercício de cálculos e fits& clearences. E o dispostivo está em teste no momento.
  • 18/08/2005, 12:37
    leovalle
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Foi um exercício de cálculos e fits& clearences.

    Também conhecido como gambiarra.

    Não deixe de avisar se der certo.

    []'s
  • 18/08/2005, 12:57
    leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por leovalle
    Também conhecido como gambiarra

    :discordo: :discordo: :discordo:

    Gambiarra é algo feito sem critério, sem cálculo, sem verificação sem engenharia. Algo feito de qulquer jeito. Algo que se faz e de repente até funciona. :shock:


    Esse dispositivo tem avaliação, projeto, cálculo, dimensionamento na 2º casa decimal e muita dor de cabeça para fazer muito bem o que está fazendo e estar lá onde está cabendo dentro de um espaço quase virtual :concordo:
  • 18/08/2005, 13:13
    Eduardo Velo
    É nessa parte que to esquentando a muringa tb Leopoldo ...
    O problema maior é o espaço mesmo , quase virtual , como vc disse ...

    []s ... torcendo pra funcionar ...
  • 18/08/2005, 13:34
    leovalle
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    :discordo: :discordo: :discordo:

    Gambiarra é algo feito sem critério, sem cálculo, sem verificação sem engenharia. Algo feito de qulquer jeito. Algo que se faz e de repente até funciona. :shock:

    Leopoldo, É lógico que tava te sacaneando. :mrgreen:

    []'s
  • 18/08/2005, 13:40
    billj
    Para mim, é uma solução em busca de um problema............ :roll:


    Abraços loctiteados,
  • 18/08/2005, 13:50
    leopoldo
    EDUARDO.

    Tem mais espaço que o necessário. Depois que eu descobrí, saiu do virtual e virou um enorme espaço de montagem. :idea:

    O problema foi descobrir onde esse espaço estava, pois tinha que manter a posição da roda-livre por causa do entalhado e o cubo por causa dos rolamentos. O segredo estava em usar as peças originais do jeep na posição de montagem original. :wink:

    Por enquanto está funcionando muito bem e não poderia deixar de ser pois não passa mais torque pelas roscas do cubo de roda. Matei o problema, pelo menos do meu CJ. Para isso, as cotas usadas são muito precisas para a montagem no meu eixo, com o meu sistema de freio e roda. :shock:

    Enquanto já está sendo usinado o kit das rodas dianteiras, estou testado a durabilidade da montagem da roda-livre em cima desse componente. :roll:

    E o interessante é que apartir dessa ideia, posso ainda desenvolver mais 2 tipos de solução, mais radicais ainda :twisted:
  • 18/08/2005, 14:04
    leovalle
    Leopoldo,

    Tava olhando seu álbum e fiquei com2 dúvidas:

    1) Pq do ajuste do cáster?

    2) Pq tantos parafusos no eixo, se tem somente 2 pra segurar o braço longitudinal?

    []'s
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