O primeiro passo na minha opinião é a venda de espaços para anúncios. O primeiro! Acho que isso já dá uma boa aliviada. Vejam o exemplo deste forum nacional: http://www.fisiculturismo.com.br/forum2/
Depois, se for o caso, ganhar um pequeno lucro com a venda dos produtos 4x4brasil.
Sobre o pagamento de mensalidade ou anuidade eu acho até que não é errado, mas desde que seja a última opção. Tbm acho que esse pagamento não deveria ser imposto a todos, mas quem o fizesse teria vantagens especiais no forum, como por exemplo:

Estas são coisas intimamente de interesse do usuário em sí, não afetando os outros. Acho que o impedimento de mandar anexos nas mensagens não é uma boa, pois justamente muitos desses anexos são para ajudar o próximo, e sem eles o forum perderia...na minha opinião.
Outras vantagens poderiam ser adicionadas para quem pagasse o forum, de forma a tornar bem interessante e atrativo seu pagamento.
Bom, primeiro vamos ver o resultado dessa venda de espaços para anúncios que o Gustavo já começou a organizar. A única coisa que eu acho errada e injusta é o Gustavo arcar com todas as despezas....

[]'s