Postado originalmente por
rmacorin
Caros,
Dei uma pesquisada no grupo, mas meu caso parece ser bem específico e por mais que tenha conseguido me direcionar, não tenho respostas totalmente claras às minhas dúvidas...
Há tempos penso em comprar um 4x4 pelo puro gosto de ter um carro que enfrenta qualquer terreno. Mas a situação passou de gosto para “necessidade” com as constantes enchentes em SP, visto que minha mulher tem crise de pânico ao ver uma rua alagada. E agora, grávida, a coisa fica ainda mais séria, pois em crise de pânico como teve quando passamos na enchente de Santos, logo antes do natal, e com as chuvas fortes de ontem, ela sente forte dores abdominais, e temo que entre em trabalho de parto antecipadamente.
Estive pesquisando qual o melhor 4x4 para um uso esporádico. Ela vai pra mais longe de casa apenas umas 2 ou 3 vezes por semana, e temos outro carro. O uso seria para garantir que ela tenha um veículo que não a deixe preocupada nas chuvas (ao menos não com apenas 1 ou no máximo 2 palmos de água), mas que garanta seu conforto (acho que ar condicionado, direção hidráulica e banco traseiro pra cadeirinha do bebê que logo chegará). Entretanto o orçamento não é muito alto... queria conseguir gastar menos de R$30 mil, pois os gastos com o parto e com o bebê vão consumir nossos recursos, e o carro fatalmente gerará mais custos, com seguro, manutenção, impostos...
Dentro deste cenário, me parece que o Toyota Rav4 seria uma opção, apesar de não ser tão alto como gostaria. E não sei se por ser motor a gasolina, um carro mais antigo assim não estaria já meio baleado (preços bons são pra carraos com mais de 100.000 km). Não adianta arrumar um carro que seja pra enfrentar as chuvas, mas ele quebrar no caminho por estar velho. O Kia Sportage seria mais alto que o Rav4, dando maior sensação de segurança nas enchentes. O Samurai pareceu ótimo, mas eu queria o banco traseiro pra por cadeirinha pro bebê. Será que o Vitara atende? Porque tem o 4p, não? E o Feroza, tem onde colocar uma cadeirinha de bebê? Se bem que a oferta deste é baixa...
Enfim, alguém opina sobre estas opções pro meu uso? Alguém tem alguma outra opção ou dica pra mim? Consumo em si não seria tão chave, mas manutenção, seguro e impostos contam...