Vamos lá.Citação:
Olá Anthon , concordo com a sua explicação , porem baseando o cebolão na mangueira inferior de saída do radiador ,vc não acha que quando água do radiador chegar a por ex. 90°C para então entrar o eletroventilador , a água que vem do bloco já não estaria muito quente por ex acima dos 100°C ??
A propósito onde são instalados os cebolões nos motores dos carros de passeio???
Abaixo os caras adaptaram um eletroventilador do vectra de forma perfeita nas l200 quadradinhas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=13722
abs
Nos carros de passeio, o cebolão fica na caixa inferior do radiador, o acionamento se dá pelo fluxo de água, que esquenta.
Porém, o motor necessáriamente não está quente, pois ele estará usando a água que estava "fria"no radiador.
O cebolão não tem regulagem de abertura, se é essa a pergunta, vc compra ele com a temperatura de liga e desliga pronta, mais tem vários acionamentos no mercado, é só procurar um que melhor atende.Citação:
Marcelo, agora não saberia dizer como regular essa ventoinha auxiliar, para ela não esfriar a água de arrefecimento a temperatura abaixo de 88oC, que é a temp. ideal pro motor 2.5 e 2.8 diesel funcionarem; se a faixa do termostato é de 87 à 92oC, deve dar. Se isso for possível talvez se possa colocar o termostato na mangueira de cima, também. Nessa situação, até se poderia eliminar a VT e o acoplamento viscoso. Será que a ventoinha vai dar conta, porque a original é um ventoinhão. Quantos Watts teria esse ventoinhão ?
Mas, a perda de potência não é devido ao ventoinhão, que aliás se está com o AV(acopl. visc.) em bom estado, não vai roubar muita potência do motor. É mais devido a tensão devido ao funcionamento compressor do A/C. Não é ? Que se tiver o condensador melhor refrigerado, vai consumir menos.
Ainda tenho as minhas dúvidas, porque uma vez o A/C solicitado, a correia poli-V vai ficar mais pesada, e o próprio alternador vai diminuir a produção de energia.
Concorda Kim ?
Anthon
Sobre o peso na correia ao ligar o AC.
Para girar o compressor de gás, o motor precisa dispor de uns 3cv, para acoplar a polia, o alternador precisa de aproximadamente 1cv.
Quando não usamos o AC, a polia gira sobre um rolamento, então, está livre.
Ao acionar o AC, um putsa imã entra em ação, colando a polia ao eixo do compressor.
Para isso, o motor precisa de potência para o AC e Alternador.
ESQUEÇAM A IDÉIA E MOTOR DE GELADEIRA!!!!!:odedo: