Powered by vBulletin

Ranger - Acoplamento viscoso, ventuinhas, ac, consumo e gabiarra!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 20 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 31/10/2010, 10:25
    Kim
    Citação:

Olá Anthon , concordo com a sua explicação , porem baseando o cebolão na mangueira inferior de saída do radiador ,vc não acha que quando água do radiador chegar a por ex. 90°C para então entrar o eletroventilador , a água que vem do bloco já não estaria muito quente por ex acima dos 100°C ??
    A propósito onde são instalados os cebolões nos motores dos carros de passeio???

Abaixo os caras adaptaram um eletroventilador do vectra de forma perfeita nas l200 quadradinhas
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=13722
    abs
    Vamos lá.
    Nos carros de passeio, o cebolão fica na caixa inferior do radiador, o acionamento se dá pelo fluxo de água, que esquenta.
    Porém, o motor necessáriamente não está quente, pois ele estará usando a água que estava "fria"no radiador.

Citação:

Marcelo, agora não saberia dizer como regular essa ventoinha auxiliar, para ela não esfriar a água de arrefecimento a temperatura abaixo de 88oC, que é a temp. ideal pro motor 2.5 e 2.8 diesel funcionarem; se a faixa do termostato é de 87 à 92oC, deve dar. Se isso for possível talvez se possa colocar o termostato na mangueira de cima, também. Nessa situação, até se poderia eliminar a VT e o acoplamento viscoso. Será que a ventoinha vai dar conta, porque a original é um ventoinhão. Quantos Watts teria esse ventoinhão ?

Mas, a perda de potência não é devido ao ventoinhão, que aliás se está com o AV(acopl. visc.) em bom estado, não vai roubar muita potência do motor. É mais devido a tensão devido ao funcionamento compressor do A/C. Não é ? Que se tiver o condensador melhor refrigerado, vai consumir menos.
    Ainda tenho as minhas dúvidas, porque uma vez o A/C solicitado, a correia poli-V vai ficar mais pesada, e o próprio alternador vai diminuir a produção de energia.

Concorda Kim ?

Anthon
    O cebolão não tem regulagem de abertura, se é essa a pergunta, vc compra ele com a temperatura de liga e desliga pronta, mais tem vários acionamentos no mercado, é só procurar um que melhor atende.

Sobre o peso na correia ao ligar o AC.
    Para girar o compressor de gás, o motor precisa dispor de uns 3cv, para acoplar a polia, o alternador precisa de aproximadamente 1cv.

Quando não usamos o AC, a polia gira sobre um rolamento, então, está livre.
    Ao acionar o AC, um putsa imã entra em ação, colando a polia ao eixo do compressor.

Para isso, o motor precisa de potência para o AC e Alternador.

ESQUEÇAM A IDÉIA E MOTOR DE GELADEIRA!!!!!:odedo:
  • 31/10/2010, 10:36
    NGDaniel
    Liguei o meu direto no relê do AC, ou seja, o eletroventilador liga quando ligo o AC.. o problema que consegui resolver foi do AC, quanto ao outro diminuir a acoplagem, nao consegui resultados significativos.. demora um cadim mais pra acoplar, mais depois nao desacopla mais enquanto o AC estiver ligado..

Não sei se um eletroventilador grande ligado direto vai ter alguma influencia na diminuição do acoplamento da ventuinha principal ou, quem sabe, ter uma consequencia pior que seria a viatura nao atingir o ponto correto de temperatura do motor..

O acoplamento ocorre + com o AC ligado ou quando vc esta na estrada e diminui a velocidade para baixo dos 100 km.. se vc estiver na cidade s/ ar, p. ex., ele nao fica acoplado o tempo inteiro, acopla e desacopla...

Agora, detalhe, esses dias estava acompanhando uma Ranger nova com ac ligado durante um percurso considerável e notei que ela nao estava ligada.. será que evoluiram o sistema ???? Alguem tem notícias..

De repente, se houver evolução, poderiamos dar um upgrade nas viaturas :mrgreen:

abs,
  • 31/10/2010, 18:17
    eduardo1968
    NGDaniel
    Não sei te dizer se mudaram alguma coisa. Mas aqui na frente de casa passam várias rangermahindra por dia e várias delas com AC acoplado.
    Eduardo
  • 31/10/2010, 19:58
    Deivid/silveira
    X 2 não nudou nada.
    Concerteza a 2012 mudou.
  • 31/10/2010, 20:33
    Anthoniusnikos
    Ar Condicionado(A/C) das Ranger e L200
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Vamos lá.

Sobre o peso na correia ao ligar o AC.
    Para girar o compressor de gás, o motor precisa dispor de uns 3cv, para acoplar a polia, o alternador precisa de aproximadamente 1cv.

Quando não usamos o AC, a polia gira sobre um rolamento, então, está livre.
    Ao acionar o AC, um putsa imã entra em ação, colando a polia ao eixo do compressor.

Para isso, o motor precisa de potência para o AC e Alternador.

ESQUEÇAM A IDÉIA E MOTOR DE GELADEIRA!!!!!:odedo:

É mesmo, já tinha me esquecido que o omegão tinha o sensor(termostato) na saída da água na parte inferior do radiador.

Bom, numa subida, os Maxxion 2,5 L parecem perder uns 55CV(metade da potência total do motor) quando o A/C está ligado e WG com 0,8 bar.
    Esses 3CV podem ser compensados facilmente com um aperto na WG para uns 1,3 bar e, com algumas voltas na abertura da BI(sem produzir fumaça).
    Até que o sistema de refrigeração seja aperfeiçoado. :shock:
    Até lá, a instalação dessa ventoinha auxiliar, para refrigerar a colméia de expansão do gás de refrigeração, vai ajudar muito no resfriamento da serpentina, principalmente nos trânsitos pesados das cidades.

Anthon
  • 31/10/2010, 21:39
    Marcelo-HPE
    A saída é por aí mesmo !!!
    No caso da ranger 2.5 , instalar a ventoinha eletrica do vectra com cebolão , ela vai entrar com o que vier primeiro , quando ligar o ar cond. ou quando o cebolão armar.
    Pelas pesquizas que fiz , o cebolão dever ser instalado na mangueira de sáida do radiador para a bomba d´água como disse o Eng° chefe da Engesa S/A Sr Kim . . pois se instalado na mangueira de saida do cabeçote , a ventoinha corre o risco de ficar armada direto , pois a água sai do cabeçote muito quente .
    Acho que é isso né !!
    agora falta escolher o cebolão !!
    abs
    http://www.jumori.com.br/result_busc...stato&pagina=1
  • 31/10/2010, 22:28
    Kim
    Marcelo-HPE!

Que bom que o bom censo falou mais alto!

Na mangueira inferior!

Mangueira superior, somente coisa de fiat, que é podre de nacensa!!!!!

Abraços.

Kim.
  • 01/11/2010, 01:24
    Deivid/silveira
    Kim ... oque faz com a ventilador de acoplamento, ele não acopla mais? ou tem que isolar e usar somente a eletrica?

Abraço
  • 01/11/2010, 08:43
    Kim
    Deivid/silveira!

O que foi descrito, depois que comecei a participar deste tópico, é o funcionamento em conjunto da elétrica com a mecânica de acoplamento viscoso.

Na Ranger 2.3 16V o funcionamento já é assim de fábrica.
    Como eu sei?
    Eu tinha uma!

O discutido aqui, é uma forma de melhorar a eficiência de troca de calor do radiador.

Abraços.

Kim.
  • 01/11/2010, 12:55
    Deivid/silveira
    Pois é, então ela funciona em conjunto.

Tenho muito interece, porque é um serviço fácil de fazer em casa.
  • 01/11/2010, 14:38
    NGDaniel
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Deivid/silveira!

O que foi descrito, depois que comecei a participar deste tópico, é o funcionamento em conjunto da elétrica com a mecânica de acoplamento viscoso.

Na Ranger 2.3 16V o funcionamento já é assim de fábrica.
    Como eu sei?
    Eu tinha uma!

O discutido aqui, é uma forma de melhorar a eficiência de troca de calor do radiador.

Abraços.

Kim.

Kim, a eletro ficava ligada o tempo inteiro ou tinha aquele esquema de ligar meia bomba e, quando aquece, gira mais rapido e asssim por diante ??
  • 01/11/2010, 18:31
    Kim
    Opa NGDaniel!

Volta algumas páginas, eu expliquei detalhadamente como ligar, para funcionar em conjunto com AC e temperatura da água.

Abraços.

Kim.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 20 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:28.