Sério, cara, eu acho legal.
Mas a perda de força do carro é chato mesmo.
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Então, ventoinha elétrica nela ! Para a minha 2000 já estou adquirindo uma.
Amanhã vou ver se tem espaço para a colocação.
A melhor é mesmo a FORMAX de 9" ?
Anthon
Anthon , onde e como vc vai adaptar o termostato ( cebolão) para o acionamento da ventoinha ??? vai na mangueira de saída do cabeçote ou no radiador ???
abs
Opa grande Marcelo-HPE!
Me intrometendo na conversa.
O cebolão deve ser colocado na parte inferior do radiador, como na foto.
http://lh4.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/S-...0/SAM_0412.JPG
A explicação que tive foi a seguinte:
A temperatura da água para o acionamento da ventuinha, deve ser na parte inferior do radiador, assim, a mesma só aciona quando o veículo está em baixa velocidade, pois não há fluxo de ar suficiente para a troca de calor no radiador.
Em velocidade constante mais elevada, há troca de calor pelo próprio movimento do veículo, assim a água chega fria ao cebolão.
Outra explicação, mais simplória, é que trabalha em um conjunto melhor com a válvula termostática, esta fica mais na temperatura de trabalho aberta, mantendo um melhor fluxo de água.
Se o cebolão fosse na saída do motor, haveria um abre e fecha da termostática.
No tempra, a readequação técnica fez o cebolão ir para a mangueira superior do radiador, devido a deficiente troca de calor do radiador, entao...:parede: :parede:
Abraços.
Kim.
Fala Kim meu Camarada de guerra !!!!
Obrigado pelos esclarecimentos meu amigo , mas no caso das picapes que possuem hélice com acoplamento viscoso como l200, ranger, etc , Acho que o radiador não possue furo para cebolão como nos automóveis de passeio . então será que é preciso furar o radiador para adaptar o cebolão ???
abs
Marcelo-HPE.
A pergunta que fez foi sobre a instalação do cebolão.
Agora vamos ao acoplamento viscoso.
A todos, eu não li as páginas anteriores deste tópico.
Sobre o acoplamento viscos, este precisa de temperatura para funcionar.
Então, não há cebolaão, a água flui pelo sistema, e quando o ar passa ater uma temperatura maior, dilata alguma coisa, que faz a hélice girar puxando o ar, pois antes disso ela simplesmente gira, mais sem causar efeito no ar.
Na ranger, especificamente com AC, além do acoplamento viscoso, tem uma putsa ventuinha, que liga sempre que se liga o AC, independente da temperatura de funcionamento do motor.
Ela funciona com a temperatura do condensador, podendo assumir uma segunda velocidade em caso de a temperatura elevar.
Mais, quer colocar cebolão?
É simples, manda soldar uma proca na medida do cebolão em um cano que tenha a medida da mangueira inferior, e instale na mangueira, da mesma forma que se faz no tempra, mais na mangueira inferior.
Fala Kim,
Mas no caso se o cara quizer tornar esse eletroventilador do condensador independente do ar condicionado , . ele teria que instalar um cebolão para ligar de acordo com temperatura do motor , ai nesse caso acho que o radiador não teria o furo para o cebolão .
abs.
Marcelo!
É algo simples, um "T" deste da foto, um cebolão, e um relê com alguns fios.
http://cidadesaopaulo.olx.com.br/pic...o-iid-71275493
Assim, esquentou, ligou!!!!
Ligou o AC, ligou!!!!
Lembrando, mangueira inferior!!!
Valeu meu camarada !!!
Abração !!
Marcelo, o Kim explicou bem, mas a idéia sugerida mais atrás foi a de colocar a ventoinha para resfriar o condensador(radiador) do A/C, então, está deve ligar juntamente com o A/C, portanto, nessa condição, não vai precisar de cebolão(termostato). Agora, se for para auxiliar a ventoinha do acoplamento viscoso(funcionar menos), sim, haverá as necessidades expostas pelo Eng. Kim.
Agora, talvez dê para matar os dois radiadores com uma só cajadada, e não ter tanta perda de potência no motor quando o A/C estiver ligado.
Anthon
Anthoniusnikos!
A idéia que passei, pode ser ligado em ambos os sistemas, lógico, por um eletrecista que tenha noção.
Funciona nas duas condições.
Se já possuir a ventuinha, liga o sistema indicado, e terá as duas funções, ótimo para engarrafamentos!!!!!