Imperador, se ela estava em marcha lenta e não andou ela nao vai aquecer nem se vc ligar um fogão embaixo...
tem de andar e dar uma volta boa..
Versão Imprimível
Seguindo as dicas, achei uma ventoinha auxiliar original da ford, e instalei na minha v6. Na cidade eu nao tinha tanto problema de aquecimento, mas nas trilhas de montanha que eu faco, no veraozao a ranger se arrastava...vamos ver na proxima trilha se essa ventoinha vai fazer alguma diferenca.
Imperador e NGDaniel,
Qual a quilometragem das Ranger´s de vcs e qual a Km que apareceu o problema da bomba d'água, só para eu ter uma idéia?
Grande abraço!
Imperador, sobre o aquecimento. Motores turbo diesel recebem uma carga térmica muito grande quando estão sob esforço. Para teres idéia, subindo serra por exemplo, o coletor e turbina ficam incandescentes. Com isso, o motor só aquece realmente quando está com o pé mais pesado e carga na turbina, sem isso, a geração térmica é algo desprezível para a capacidade de refrigeração que o motor possui, uma vez que sem esforço, a quantidade de queima é muito pequena, e por sua vez a carga térmica também é pequena. Se o motor aquecer fora dessa situação de esforço, realmente tem algum problema sim.
Outro detalhe, a água tem uma capacidade de troca térmica maior que os aditivos, dessa maneira, se colocares o aditivo é provável que a temperatura fique um pouco mais elevada em situações de esforço. Podes colocar uma % menor de aditivo em função do calor da região, mas mesmo assim deve ter algo de errado no sistema.
O problema mais comum é sujeira no radiador. A Bomba de água dá problema apenas de vazamento, pois não existe atrito pra desgastá-la fora o selo. Antes de trocar bomba, manda limpar o radiador. Podes colocar um produto pra limpar o radiador e troca a água novamente que sempre ajuda.
Pra tirar a água, cada motor tem uma particularidade, mas no geral, tu enches o reservatório e vai usando a picape que o ar vai saindo sozinho. Só vai acompanhando o nível e recompleta caso baixa muito. Durante esse período, evita forçar o motor para evitar temperaturas mais elevadas enquanto está saindo ar do motor.
Logo nas primeiras revisões que fiz na minha picape, na Nissan, me foi recomendado, quando fiz a limpeza do sistema de arrefecimento, trocar a tampa do reservatório. Quando vi o preço, fiquei abismado, mas depois o mecânico me explicou o motivo pelo qual devia trocar.
Com o tempo, lava-se motor, a própria temperatura, e aperto/desaperto frequente, causa afrouxamento das vedações do mesmo.
Com isso, perde-se levemente a integridade do sitema.
Troquei sem reclamar.
Limpei o sistema com uma mistura de ativado puro e solupan, junto com umas britas dentro.
Adicionei fluido, a tampa nova e voilá...
Abraços!
Pessoal, quanto a bomba d' água tenho e 2 amigos com Ranger que com Km entre 110 e 130.000 estouraram a bomba, ou seja, atenção redobrada.
Já a questão do aquecimento da Ranger do Imperador, onde foi constatado ar no sistema, acredito que uma limpeza do radiador (interna e externa) não faria mal, não custa caro e acredito que vale a pena fazer e ficar tranqüilo. Tive uma Hilux que esquentou, com sintomas similares, e no meu caso foi só limpar o radiador que voltou ao normal. Não esqueça de lavar externamente o radiador, pois a sujeira que gruda no radiador pode interferir na capacidade de troca de calor do mesmo.
Pessoal, muito obrigado pelos comentários.
Só pra informar a vocês que com a troca da tampa do reservatório de água, a Bicha Bruta ficou redondinha de novo.