Edin;
A Maxion S4 não durava muito pelo fato que o Miranda falou. O pessoal punha o pé embaixo e ai, adeus durabilidade do motor. Mas é um motoriznho que dura até bem. Esses meus vizinhos com Silverado Maxion rodaram até bem com as caminhonetes. Lembrei-me de um outro amigo (também vizinho de Fazenda) que tinha uma Silverado Maxion...a Dele tinha 200 mil km originais mas tava fraca de motor pois, segundo ele, a borracha que leva ar do filtro para o motor tinha se rompido e o motor tava aspirando ar não filtrado...pra quem pega 25km de terra todo dia como é o caso meu e de meus amigos/vizinhos, é um crime contra qualquer motor.
Acredito na versão apresentada pelo meu amigo pois eu conheço um outro caso (um conhecido, Silverado Maxion comprada zero km) que foi narrado caso semelhante.
O chato da historia é que não existe Silverado Maxion turbo original. O motor Maxion S4T Plus rendia 150cv e o MWM, no inicio, 167, além de ser High Speed. Agora turbinar um S4 não deve ser coisa de outro mundo.
Dá uma lida no site da Raschmotoren. Tem uma interessante adaptação de um S4T (mas era turbinado de fábrica). Colocaram uma turbina adaptada por eles, bicos Rasch e intercooler e de acordo com os testes deles, gerou 193cv. Bem interessante. Acho que, se se fazendo só isso já teve esse rendimento, se turbinar e intercoolar apenas já se consegue um bom rendimento.
Apenas a guisa de curiosidade: O Maxion ainda vive: Chama-se agora A4.1 e sai nos Massey Fergusons 275/283/290. E o turbo, no 292.
Abs!!!