Samukas, não seja presunçoso (ainda estamos aguardando sua contribuição).
Agora vamos, tranqüilamente em frente ! Sem fórmulas !
Primeiro o Fórum é aberto para quem quiser postar, e a qualquer momento.
Já se passaram 60 min depois do sua última postagem e ninguém se manifestou. Então vamos lá !
Umberto, gostei da sua análise. Parece que agora, poderemos seguir em frente tirando maior proveito dos fatos.
Você observou bem: 1 - mesmo veículo; 2 - mesma velocidade de entrada na curva; 3 - mesmo ponto de retomada de velocidade na curva. 4 - mesma quantidade de água na pista. Estes fatores já nos vão fornecer dados confiáveis.
Salvo engano meu, deste segundo vídeo podemos tirar uma boa lição:
SUGESTÃO: COM RELAÇÃO A 4X4 ou 4X2, AINDA NÃO ESCLARECEMOS AS DUAS QUESTÕES:
1 - Entrar na curva, em piso molhado e com velocidade suficiente para a derrapagem; sem acelerar, ele vai sair fora da estrada (inércia).
2 - Ao entrar na curva, no limite (o suficiente para derrapar e sair da pista por inércia), o piloto acelera para buscar aderência (atrito), porém, tem que obrigatóriamente corrigir a trajetória para não sair da pista.
Essas duas premissas são de concordância de todos, ou não ?
Pena que esse teste não é para a comparação de 4x2 X 4x4.
Dúvida: Essa BMW do vídeo é de tração diant. ou tras. ?
Vamos tentar encontrar algum vídeo que faça essa comparação.
Abração
Anthon