Powered by vBulletin

Asfalto molhado X 4X4 High engatada

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/01/2009, 20:18
    Anthoniusnikos
    Samukas, não seja presunçoso (ainda estamos aguardando sua contribuição).
    Agora vamos, tranqüilamente em frente ! Sem fórmulas !

Primeiro o Fórum é aberto para quem quiser postar, e a qualquer momento.
    Já se passaram 60 min depois do sua última postagem e ninguém se manifestou. Então vamos lá !

Umberto, gostei da sua análise. Parece que agora, poderemos seguir em frente tirando maior proveito dos fatos.
    Você observou bem: 1 - mesmo veículo; 2 - mesma velocidade de entrada na curva; 3 - mesmo ponto de retomada de velocidade na curva. 4 - mesma quantidade de água na pista. Estes fatores já nos vão fornecer dados confiáveis.
    Salvo engano meu, deste segundo vídeo podemos tirar uma boa lição:
    SUGESTÃO: COM RELAÇÃO A 4X4 ou 4X2, AINDA NÃO ESCLARECEMOS AS DUAS QUESTÕES:
    1 - Entrar na curva, em piso molhado e com velocidade suficiente para a derrapagem; sem acelerar, ele vai sair fora da estrada (inércia).
    2 - Ao entrar na curva, no limite (o suficiente para derrapar e sair da pista por inércia), o piloto acelera para buscar aderência (atrito), porém, tem que obrigatóriamente corrigir a trajetória para não sair da pista.
    Essas duas premissas são de concordância de todos, ou não ?

Pena que esse teste não é para a comparação de 4x2 X 4x4.
    Dúvida: Essa BMW do vídeo é de tração diant. ou tras. ?

Vamos tentar encontrar algum vídeo que faça essa comparação.

Abração
    Anthon
  • 13/01/2009, 20:46
    R.Becker
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Quando o amigo postou a quantidade de voltas que os eixos giram com pneus de desgastes diferentes ele está correto, porém em linha reta não tem influência quase nenhuma pois existem 3 pneus gerando força de deslocamento enquanto um apenas irá gerar atrito. Um não vence 3. Se andar em 4x2, terá 2 gerando deslocamento e dois gerando atrito. De fosse assim muita gente se acidentaria ao rodar com 4x4 acionado.

Deixa apenas eu fazer mais umas considerações aproveitando essa tua idéia.

Considerando uma curva, onde provavelmente teremos sim, 3 rodas iguais e uma apenas diferente;

devemos considerar que, no sistema 4x4, teremos 3 rodas em contato com o solo, e 1 roda girando menos (ou mais) que as outras, portanto esta roda jã não está mais em atrito estático (segurando o automóvel)

no sistema 4x2 porém, as duas rodas dianteiras não podem ser consideradas em atrito. Por elas estarem "bobas", nenhuma delas perdeu o seu atrito estático ainda....portanto temos em tese 4 rodas segurando o veículo...

o fato é que, em 4x4, provavelmente a roda girando diferente será uma traseira onde temos o menor peso e geralmente interna em relação a curva, pois na frente temos o motor. Então temos um efeito de que a massa da caminhonete em si está ainda sendo impulsionada e ainda ela esta sendo direcionada pelas rodas dianteiras.

Tipo um carro com tração dianteira. A massa do carro está sendo guiada na direção que apontar a roda. Isso gera uma sensação de controle.

Outra consideração, é que num sistema com pneus muito próximos, o sistema se aproxima muito do ideal, com diferencial central, e em estradas asfaltadas onde os raios de curva geralmente são muito grandes, esse efeito quase não aparece.

Porém gostaria de chamar a atenção dos colegas pro esforço que a caixa em si deve fazer. É bem provável que o sistema de 4x4 não quebre como temos exemplos aqui no fórum, mas imagina o esforço da transmissão, com um sistema desbalanceado de pneus, em uma curva de raio médio, onde a roda que provavelmente receberá a diferença será uma traseira, e sendo onde temos os sistemas de controle de tração. Imaginem os esforços envolvidos com o uso de pneus largos. Não deve ser moleza.

Quanto a segurança, digo que o 4x4 com diferencial é o melhor, sem dúvida, ainda mais se tiver um controle eletrônico, tipo os subaru impreza. Agora se um sistema part time tiver um conjunto dianteiro muito próximo do traseiro, ele funcionará parecido tornando o veículo também mai seguro. Agora com um sistema um pouco desbalanceado, eu ja prefiro a garantia e o uso do sistema 4x2....

gostaria de comentários dos amigos,

abraços
  • 13/01/2009, 21:31
    Pequeno jr
    Ai está o video.

enquanto vcs vao discutindo politica, sexo e futebol ... continuo os testes. Hoje passei por um outro balão (ou rotatoria) que deve ser mais interessante, pois há bem mais desniveis nele.

O Negocio agora é esperar uma chuvinha no DF. No seco, como dá para se andar mais rápido acaba ficando é mais perigoso.

Lembrem-se que foram diversas voltas em 4x2 para saber aonde era o limite e só depois fiz a filmagem definitiva andando em 4x2 e depois 4x4.

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=BBU4NaVbYzI]YouTube - Teste de Estabilidade em uma pick-up em 4x2 e 4x4[/ame]
  • 13/01/2009, 21:38
    Edintruder
    Na boa, não quero tirar a bola do pé do Samukanvas, mas pra mim andar com 4x4 em situações de chuvas pesadas para melhorar em curvas serve. Agora de mandrugada irei para Porto Alegre e pegarei chuva a viajem inteira, com certeza nos trechos aonde tem curvas aliadas das subidas e descidas eu usarei o 4x4 como sempre fiz.

R.Becker,
    Um sistema Full time pode perder a tração 100% para uma única roda como qualquer 4x2, porém torna o sistema mais equilibrado com certeza. Para isso existe o bloqueio do diferencial central. Esse sistema dá uma excelente estabilidade para a Hilux SW4 moderna, diga-se de passagem.
  • 13/01/2009, 21:45
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Ai está o video.

enquanto vcs vao discutindo politica, sexo e futebol ... continuo os testes. Hoje passei por um outro balão (ou rotatoria) que deve ser mais interessante, pois há bem mais desniveis nele.

O Negocio agora é esperar uma chuvinha no DF. No seco, como dá para se andar mais rápido acaba ficando é mais perigoso.

Lembrem-se que foram diversas voltas em 4x2 para saber aonde era o limite e só depois fiz a filmagem definitiva andando em 4x2 e depois 4x4.

Muito bom cara!!! Achou um lugar muito bom, fez com giro baixo, terceira...

Achei o teste bem válido. O ruim é que tava um pouco movimentado. Na próxima tenta num domingão umas 6 da manhã :mrgreen:

Show!

Abs
  • 13/01/2009, 21:55
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na boa, não quero tirar a bola do pé do Samukanvas, mas pra mim andar com 4x4 em situações de chuvas pesadas para melhorar em curvas serve. Agora de mandrugada irei para Porto Alegre e pegarei chuva a viajem inteira, com certeza nos trechos aonde tem curvas aliadas das subidas e descidas eu usarei o 4x4 como sempre fiz.

Não está tirando a bola do meu pé porque eu não estou jogando... Vc e teu namorado que insistem nisso. :mrgreen:
  • 13/01/2009, 21:57
    Pequeno jr
    Citação:

Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Muito bom cara!!! Achou um lugar muito bom, fez com giro baixo, terceira...

Achei o teste bem válido. O ruim é que tava um pouco movimentado. Na próxima tenta num domingão umas 6 da manhã :mrgreen:

Show!

Abs

Kra ... esse local é um pouco distante de onde moro. Morava neste local até uns meses atras e agora só vou lá nos finais de semana para visitar meu primo.

Na proxima irei colocar um cara para filmar pois fica mais fácil e fazer isso a noite.
  • 13/01/2009, 22:28
    Anthoniusnikos
    Valeu Pequeno. Aí no seco, você sentiu a viatura mais na mão do 4x2 ou no 4x4 Hi ? Sai alguma conclusão dessas voltas ?
    É, Samukas, já ví que você vai ficar mesmo aí coçando vendo o jogo. Pelo menos procure encontrar um vídeo lá no Youtube.
    No final a gente faz as contas.
    Agora, vamos esperar que chova logo no DF, para termos mais uma prova.
    Pnb
    Anthon
  • 13/01/2009, 23:25
    Pequeno jr
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Valeu Pequeno. Aí no seco, você sentiu a viatura mais na mão do 4x2 ou no 4x4 Hi ? Sai alguma conclusão dessas voltas ?
    É, Samukas, já ví que você vai ficar mesmo aí coçando vendo o jogo. Pelo menos procure encontrar um vídeo lá no Youtube.
    No final a gente faz as contas.
    Agora, vamos esperar que chova logo no DF, para termos mais uma prova.
    Pnb
    Anthon

Anthon

Até o limite do 4x2 o 4x4 faz o mesmo com mais segurança e sem desgarrar. Mas quando acelerei um pouco mais e fui ver o limite do 4x4 a saida de frente foi feia e se tivesse em uma situação adversa, não sei se voltaria.

Mas há uma coisa, estava dirigindo apenas com o braço bionico e filmando com a mão direita. Por isso quero repertir o teste em condições normais.
  • 14/01/2009, 03:16
    duducd
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    2 - Ao entrar na curva, no limite (o suficiente para derrapar e sair da pista por inércia), o piloto acelera para buscar aderência (atrito), porém, tem que obrigatóriamente corrigir a trajetória para não sair da pista.
    Essas duas premissas são de concordância de todos, ou não ?

Abração
    Anthon

n sei se eu entendi correto mas se vc entra na curva no limite pra sair da pista e derrapar eh pq vc esta no limite do coeficiente de atrito ..certo?
    Se o piloto acelera a roda gira mais rapido passando do limite do coeficiente de atrito ai vc derreparia

foi o q eu intendi ..tentei expressar o q possa estar errado
  • 14/01/2009, 08:57
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por duducd Ver Post
    n sei se eu entendi correto mas se vc entra na curva no limite pra sair da pista e derrapar eh pq vc esta no limite do coeficiente de atrito ..certo?
    Se o piloto acelera a roda gira mais rapido passando do limite do coeficiente de atrito ai vc derreparia

foi o q eu intendi ..tentei expressar o q possa estar errado

É mais um dos posts que ele se contradiz...:rolleyes: É uma coisa normal. Hora ele fala uma coisa, hora outra e no meio coloca umas 200 fórmulas pra confundir o pessoal...:lol:

Como nos vídeos que o Umberto postou, nem sempre se acelera pra buscar aderência. As vezes se faz o contrário. Pilotagem é técnica e não pode ser diluída em fórmulas....

Como eu já disse e repito, dirigir é uma coisa muito particular.

Abs
  • 14/01/2009, 10:15
    umberto xxxrrr
    Grande Anthoniusnikos, e demais amigos,

1-A BMW é tração traseira (= RWD) , se fosse tração dianteira ( = FWD) a tocada em powerslide ("drift") seria impossível (o máximo que se consegue com contra-esterço, virar o volante para o lado contrário da curva, com um FWD é corrigir uma saída de traseira e não "gerar" a respectiva saída). Para gerar(voluntariamente) a saída(da traseira) com FDW é necessária a manobra conhecida como "flick escandinavo" que consiste em desequilibrar propositalmente a traseira com um esterço ANTES da curva na direção contrária a esta.(e na sequência esterçar na direção da curva, e posteriormente sim contra-esterçar para fazer o "semi-drift" (este nome eu acabo de inventar).

Ilustrando a correção de saída (sem flick): (Seat Ibiza FWD, +/- 350 hp,pista seca e pneus slicks , evento amador Track-day em que participo como instrutor de pilotagem, autódromo de Jacarepaguá-RJ,dez/2008) :

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=AZiACZ0_ERI]YouTube - Drift de Ibiza no Trackday (OTD 2008.5)[/ame][/COLOR][/URL]

2-Voltando ao vídeo da BMW, o piloto acelera não para aumentar o atrito (como já debatido, atrito só se aumentaria mudando pneus), mas sim para gerar aceleração que, em conjunto com o conta-esterço é direcionado de forma a evitar que o veículo rode "gire sobre o próprio eixo". Caso não o fizesse o efeito é similar ao "cavalo-de-pau". É, em princípio, necessária alguma (muita?) experiência para tal, não recomendo na rua.

Depois que algumas informações comos estas se sedimentarem, sentirei-me confortável para, de minha parte, afirmar que com o 4x4 é possível (potencialmente, SE o condutor estiver apto) uma maior gama de correções de desvio de trajetória (saída de frente corrigida como num FWD, saída de traseira corrigida como num RWD) e com isto manter-se uma maior velocidade em trechos/veículos/condições idênticas. (receita dos esportivos e carros de rali, que porém usam diferencial central)

Por ora, diria que, para motoristas comuns, a recomendação é diminuir a velocidade em trechos molhados, independentemente de estar ou não engatada a tração. O "inimigo" aí é a aquaplanagem e a intuitiva reação de frenagem.

Abraços.

P.S.: Tenho ainda alguns vídeos (não tão bons) mostrando "neve" e 4x4, a maior facilidade de pilotagem , mas o post já está muito longo não é?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:12.