Powered by vBulletin

Asfalto molhado X 4X4 High engatada

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/01/2009, 21:55
    Edintruder
    Não precisa ser nenhum expert para saber que o LSD tem mais saída de traseira que o diferencial aberto.
    Samukanvas,
    Não posso testar LSD pois não tem isso na minha. Não tenho local com asfalto para testar aqui na volta, apenas areia, então sujiro que faças e registres em asfalto e eu testo em areia a partir da 5a volta para não comparar quando a areia estiver mais firme.

Não tem rotatória aberta o suficiente para isso aqui e nem espaço aberto asfaltado livre para isso.

Vou montar um suporte para a câmera e colocar um pêndulo e me prestarei a testar sim. Sugiro que faças o mesmo já que tens a certeza que 4x2 segura mais que 4x4...
    Em picapes como o tópico expõe, com certeza a 4x2 é pior pois derrapa direto a traseira, digo isso por experiência de quem já deu cavalos de pau na praia a 110km/h em 4x2 e em 4x4 nem 180° vira, apenas faz curva.

Depois dá-lhe youtube!!! ahahaha!
  • 10/01/2009, 11:04
    Edintruder
    Comprovação em vídeo!
    Beleza pessoal!
    Eu fiz a minha parte e comprovo o que eu estou dizendo. 4x4 tem muito mais estabilidade e dirigibilidade que em 4x2!
    Samukanvas, não é achômetro, é certeza e comprovação! A diferença parece pouca, mas no final coloquei uma comparação do pico máximo de aderência em 4x2 antes de dar um cavalo de pau e comparei com a média estável em 4x4 descartando os picos.

Olhem o filme quantas vezes forem necessárias acompanhando a oscilação da figa no espelho até terem a noção do que estou dizendo. Inclusive as oscilações em 4x4 mão mais fortes lateralmente e não desgarra. A foto no final tem que pausar quando o filme atinge 1:34.

Começou a chover hoje de manhã e quando saía do serviço olhei o estacionamento atrás do posta e tinha um bom espaço disponível. Então aproveitei a situação e meti bala.
    4x2 e 4x4 em asfalto molhado!

[ame=http://br.youtube.com/watch?v=qw9IN__0-kA]YouTube - 4x2 vs 4x4[/ame]
  • 10/01/2009, 15:28
    guilhermekrug
    Claro que a pick-up tem modos diferentes de derrapar e até cpaotar que um jipe, mas entendo que a questão de 4x4 ou 4x2 serve para qualquer outro veículo...

Li uma reportagem que o Cayenne é 4x4 para poder fazer curva rápido, mas ai esquece que é outro sistema com o central, então TUDO muda quando tem central ou não.

Aqui, tem Land, Niva e outros que tem central, não falarei deles, falarei somente dos que não tem....

Quanto aos LSD na traseira não sei nos veículos de vocês, mas nos meus a roda traseira não vira e acho que isto faz muita diferença, por isto não conheço fábrica que coloque LSD na dianteira, mas conheço algumas que colocam na traseira..

Em alguns manuais (vou deduzir que as montadoras tem engenheiros, físicos e testes bem feitos) não é usado o termo asfalto, na verdade em alguns que li eles falam que é prejudicial o uso do 4x4 em terrenos com aderência. Pelo pouco que entendo a questão é discutir se o asfalto tem ou não tração...
    ´
    Em Rally de velocidade alguém não usa 4x4? Não porque nos casos de derrapagem o 4x4 ajuda, só que lá é sempre sem aderência suficiente para danificar.

Então a questão é danificar, mas a segurança é sempre maior em 4x4? Entendo que não, mas fica ai a dúvida...
  • 10/01/2009, 17:17
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Isso está me lembrando os velhos foruns de Kart, pilotagem e turismo que participei tempos atras. Boas, sadias e velhas discussões. esse topico está ficando bacana.

Ow do Caveirão ... veja este local ... o balão aonde esta escrito R. Sete ...

http://maps.google.com.br/maps?f=d&h...04807&t=h&z=18

E num local assim que você se refere

Se sim .. é lá q vou tentar fazer o teste... falta só saber quem será o bobo da corte (passageiro q vai filmar)

Cara, tô vendo movimento nessa rotatória. Cuidado com a seguraça. Se escapar rápido demais pode causar um acidente. Tente fazer isso em um estacionamento.

Abs
  • 10/01/2009, 17:26
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Beleza pessoal!
    Eu fiz a minha parte e comprovo o que eu estou dizendo. 4x4 tem muito mais estabilidade e dirigibilidade que em 4x2!
    Samukanvas, não é achômetro, é certeza e comprovação! A diferença parece pouca, mas no final coloquei uma comparação do pico máximo de aderência em 4x2 antes de dar um cavalo de pau e comparei com a média estável em 4x4 descartando os picos.

Olhem o filme quantas vezes forem necessárias acompanhando a oscilação da figa no espelho até terem a noção do que estou dizendo. Inclusive as oscilações em 4x4 mão mais fortes lateralmente e não desgarra. A foto no final tem que pausar quando o filme atinge 1:34.

Começou a chover hoje de manhã e quando saía do serviço olhei o estacionamento atrás do posta e tinha um bom espaço disponível. Então aproveitei a situação e meti bala.
    4x2 e 4x4 em asfalto molhado!

Sinceramente eu acho que em 4x2 ficou mais estável (Com menos picos) e mais inclinado. Não sei se sou eu que estou vendo errado, mas parece...

Outra coisa muito importante foi que vc não fez NADA disso aqui: Vá para uma rotatória grande, plana e com área de escape (aquelas que parecem retorno não serve) em dia de chuva. Use uma marcha que deixe o giro baixo (3ª por ex) e comece a dar voltas acelerando gradualmente até atingir o limite de aderência da picape. Não é pra fazer isso em 1/2 volta, ok? Precisa ir devagar até ela destracionar ou poderá ter problemas... Não afunde o pé no acelerador e nem freie. Vá aumentando a velocidade progressivamente e suavemente. Quando sentir que a picape não está mais na mão, tire de leve o pé e mantenha no limite da aderência. Seu amigo deverá estar no meio do banco de trás medindo a inclinação da pedra. Não vale medir picos, somente quando a pedra estiver "estável". Faça isso em 4x4 e 4x2. Compare oas medições. Quem estiver mais inclinado vence!!! Uhuuuu!!!

Vc deu 1,5 volta pro carro destracionar, deu mais de 2 voltas no volante (retorno) e afundou o pé no acelerador. O SEU teste não tem nada a ver com o que propus. Vc fez exatamente o procedimento para se destracionar um carro com tração traseira, ou "donuts". Se não for suave é óbvio que terá problemas... E vc só saiu de traseira porque pisou forte no acelerador. A expectativa é a picape sair de frente no teste 4x2 e não de traseira.

O bom desse teste foi que disse que a roda interna à curva destracionou a ponto de perder aderência e fazer vc rodar. Comprova que estava com o pé no fundo (Precisa ser suave... Está testando estabilidade e não arrancada em curva) e que o LSD não é lá essas coisas...
  • 10/01/2009, 17:30
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por guilhermekrug Ver Post

Quanto aos LSD na traseira não sei nos veículos de vocês, mas nos meus a roda traseira não vira e acho que isto faz muita diferença, por isto não conheço fábrica que coloque LSD na dianteira, mas conheço algumas que colocam na traseira..

Quantos kg deu no torquímetro?

Não mão é ruim de virar mesmo... Dá uma olhada nos freios tb porque troller é muito problemático com freios traseiros.

Abs
  • 10/01/2009, 19:43
    Anthoniusnikos
    Samukas, Eduskas, Casetuskas, etc.
    Um pouco de teoria associada à prática pode elucidar um pouco mais as coisas.
    Chão molhado: F = m.a (m = massa do veículo; a = aceleração do veículo)
    Numa reta, os pneus, com ou sem tração, estarão submetidos a uma força longitudinal + uma força de atrito (que dependerá do estado dos pneus). Bom, nessa situação, você poderá acelerar quanto quiser (até velocidade de 350 Km/h) na estrada molhada (4x4 ou 4x2) que a viatura ficará na estrada. Porém, na primeira curva que aparecer, você terá que tirar o pé do acelerador, para fazê-la sem sair da pista. Quanto deve tirar o pé do acelerador ? Se for partir para os cálculos, dá um trabalhão até para os físicos, mas chega-se muito próximo. Aí é que entra os pilotos de teste (tipo Eduskas) para realizar na prática. Então vai depender de cada piloto, a qual velocidade tem coragem de entrar, associada ao atrito que o pneu, que está usando no momento, vai proporcionar. Porque não entrar a 350 Km/h na curva? Porque na curva a força longitudinal (que era única na reta) vai se decompor em duas forças: uma tangencial (tende a jogar a viatura para fora da estrada) e outra força chamada de força centrípeta (que puxa a viatura para dentro da estrada). Essas duas componentes vão gerar uma força resultante que é a que você tem que administrar.
    Bom, pela experiência, e com pneus bons, acho que todos vão concordar que o veículo gruda mais no chão quando é acelerado (mesmo na curva), pois no momento da aceleração ele faz aumentar mais a força de atrito, e também aumenta mais a força centrípeta. Mas até que ponto acelerar ? Aí é que vai ser demonstrado pela habilidade do piloto. Alguns vão entrar, sem sair pela tangente, a 120 Km/h, equanto outros não conseguiram a 100 Km/h.
    Conclusão: Então, com a 4x4 engatada, ele vai ter o dobro de força de atrito, e o dobro de força centrípeta, com relação a 4x2, e confirmado pelos testes do Edinskas.
    Apesar de tudo, não sei porque os F-1 não tem uma traçãozinha nas rodas dianteiras. Só uma CTzinha, pôxa ! :oops::oops::oops:

Lembrando que:

http://www.infoescola.com/imagens/centripeta2.jpg http://www.infoescola.com/imagens/centripeta3.jpg
    Abração
    Anthon
  • 10/01/2009, 20:41
    Edintruder
    Samukanvas, infelizmente estás vendo errado. Aonde moro não tem rotatória e muito menos grande ou área de escape. Fiz num estacionamento em meio de caminhões o que limitaram o meu raio de giro. Eu não afundei o pé como dizes, estava em 2a marcha e ela andava patinando a roda interna, como é sem LSD ela seguiu a trajetória sem tração em uma roda até começar a derrapar e virar um cavalo de pau!

Quando andei em 4x4 estava com a mesma marcha e andando na mesma trajetória, porém teve um ponto aonde apertei o batente da direção fechando ainda mais o raio de giro que em 4x2 e sem perder o controle, derrapar e mantendo a mesma velocidade.

Se não aumentar a força centrífuga é porque estamos em planetas diferentes...

Faz o seguinte, sem nenhuma provocação ou falta de respeito (para não sermos banidos, eheheh) experimenta e tira a própria conclusão na prática e deixa a teoria aqui.

Eu fiz o que pude, agora ou te convences ou vamos deixar o pessoal tirar as próprias conclusões por aqui.

Anthonius, mas é exatamente essa teoria que se constata na prática, um veículo que traciona na frente é melhor de curvas e mais fácil de corrigir e controlar, tanto é que na maioria das vezes alivia o pé para equilibrar e aperta novamente ainda na curva, a tração traseira é melhor para arrancar. Se unir as duas tens melhor arrancada aliada com melhor dirigibilidade por gerar mais força de atrito no sentido desejado da curva, proporcionando mais força de atrito do que somente tração traseira ou tração não direcional.

Forte abraço.
  • 10/01/2009, 22:34
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Samukas, Eduskas, Casetuskas, etc.
    Um pouco de teoria associada à prática pode elucidar um pouco mais as coisas.
    Chão molhado: F = m.a (m = massa do veículo; a = aceleração do veículo)
    Numa reta, os pneus, com ou sem tração, estarão submetidos a uma força longitudinal + uma força de atrito (que dependerá do estado dos pneus). Bom, nessa situação, você poderá acelerar quanto quiser (até velocidade de 350 Km/h) na estrada molhada (4x4 ou 4x2) que a viatura ficará na estrada. Porém, na primeira curva que aparecer, você terá que tirar o pé do acelerador, para fazê-la sem sair da pista. Quanto deve tirar o pé do acelerador ? Se for partir para os cálculos, dá um trabalhão até para os físicos, mas chega-se muito próximo. Aí é que entra os pilotos de teste (tipo Eduskas) para realizar na prática. Então vai depender de cada piloto, a qual velocidade tem coragem de entrar, associada ao atrito que o pneu, que está usando no momento, vai proporcionar. Porque não entrar a 350 Km/h na curva? Porque na curva a força longitudinal (que era única na reta) vai se decompor em duas forças: uma tangencial (tende a jogar a viatura para fora da estrada) e outra força chamada de força centrípeta (que puxa a viatura para dentro da estrada). Essas duas componentes vão gerar uma força resultante que é a que você tem que administrar.
    Bom, pela experiência, e com pneus bons, acho que todos vão concordar que o veículo gruda mais no chão quando é acelerado (mesmo na curva), pois no momento da aceleração ele faz aumentar mais a força de atrito, e também aumenta mais a força centrípeta. Mas até que ponto acelerar ? Aí é que vai ser demonstrado pela habilidade do piloto. Alguns vão entrar, sem sair pela tangente, a 120 Km/h, equanto outros não conseguiram a 100 Km/h.
    Conclusão: Então, com a 4x4 engatada, ele vai ter o dobro de força de atrito, e o dobro de força centrípeta, com relação a 4x2, e confirmado pelos testes do Edinskas.
    Apesar de tudo, não sei porque os F-1 não tem uma traçãozinha nas rodas dianteiras. Só uma CTzinha, pôxa ! :oops::oops::oops:

Lembrando que:

http://www.infoescola.com/imagens/centripeta2.jpg http://www.infoescola.com/imagens/centripeta3.jpg
    Abração
    Anthon

Ao acelerar na curva o peso não seria jogado para a traseira e para fora da curva?

Considerou o bloqueio central?

Como o pneu vai ter o dobro de força de atrito lateralmente se depende apenas da área de contato? Estranho essa sua conclusão....

É... eu tb não entendo essa da fórmula 1. Porque não usam 4x4, heim? Usa as suas fórmulas pra explicar pra gente.

Abs
  • 10/01/2009, 22:43
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Samukanvas, infelizmente estás vendo errado. Aonde moro não tem rotatória e muito menos grande ou área de escape. Fiz num estacionamento em meio de caminhões o que limitaram o meu raio de giro. Eu não afundei o pé como dizes, estava em 2a marcha e ela andava patinando a roda interna, como é sem LSD ela seguiu a trajetória sem tração em uma roda até começar a derrapar e virar um cavalo de pau!

Quando andei em 4x4 estava com a mesma marcha e andando na mesma trajetória, porém teve um ponto aonde apertei o batente da direção fechando ainda mais o raio de giro que em 4x2 e sem perder o controle, derrapar e mantendo a mesma velocidade.

Se não aumentar a força centrífuga é porque estamos em planetas diferentes...

Faz o seguinte, sem nenhuma provocação ou falta de respeito (para não sermos banidos, eheheh) experimenta e tira a própria conclusão na prática e deixa a teoria aqui.

Eu fiz o que pude, agora ou te convences ou vamos deixar o pessoal tirar as próprias conclusões por aqui.

Anthonius, mas é exatamente essa teoria que se constata na prática, um veículo que traciona na frente é melhor de curvas e mais fácil de corrigir e controlar, tanto é que na maioria das vezes alivia o pé para equilibrar e aperta novamente ainda na curva, a tração traseira é melhor para arrancar. Se unir as duas tens melhor arrancada aliada com melhor dirigibilidade por gerar mais força de atrito no sentido desejado da curva, proporcionando mais força de atrito do que somente tração traseira ou tração não direcional.

Forte abraço.

Não precisa me convencer de nada não... Eu já fiz meu teste. Aliás, já fiz esses testes nas condições mais difíceis que um automóvel pode atingir. Sempre nos meus testes deu o contrário do que vc afirma.

Mais uma coisa eu posso dizer do vídeo (Além de achar que em 4x2 estava mais inclinado). Eu achei que não fez o teste direito. Não chegou nem perto de testar a estabilidade.

Eu esperava que vc estabilizasse o carro (Ao amigo das fórmulas, estabilizar o carro seria criar uma divisão de peso de tal forma que os dois eixos não tivessem tendência a sair e isso depende não só de acelerar na curva....).

O que não entende é que eu não quero provar nada pra vc, como está tentando fazer pra mim. O que estou tentando dizer é que eu me sinto confortável porque, na chuva, sei aproveitar a aderência máxima do carro e o faço suavemente em 4x2.

Cada um sabe seu limite e se alguém consigue alcançar um limite maior em 4x2 do que em 4x4 deve ter algum motivo...
  • 10/01/2009, 22:46
    Anthoniusnikos
    2 Anexo(s)
    Pessoal, copiei os dois gráficos, abaixo, de um site da Infoescola, para ilustrar, e saiu a propaganda deles.
    Desculpem. Ficou grotesco.

Peço aos Senhores Moderadores para retirarem as propagandas do Infoescola.

Samukas, acredito que "antros" estamos querendo provar se a melhor aderência nas curvas é em 4x4 ou em 4x2. Esse é o tema da discussão. Porém, é preciso lembrar que as fórmulas matemáticas tiveram origem empiricamente, isto é, da prática. Mas acho difícil, depois de tantos terem pensado e usado, as suas observações estarem "totalmente" corretas. Se estiverem, teremos que reformular toda a cinemática, corrigir todos os livros de física, aceita desde Nilton, ou sei lá se anterior.
    De uma coisa tenho certeza: A nossa intuição, é de grande valia, principalmente na arte de pilotar veículos em pistas, mas nos prega muitas peças.
    Quanto a estabeilidade nas curvas, além da força de atrito, devemos ainda considerar: a largura entre eixos, a altura do veículo, a largura dos pneus, o peso do veículo, etc.
    No asfalto com chuva forte, também uso a 4x4 Hi, e me sinto bem mais seguro. Sinto que a viatura agarra mais nas curvas, e retomadas de velocidade no meio das curvas.
    Quanto a fórmula F = m.a , é bem simples: A massa (m) é uma constante, então buscar o limite das forças em questão, (que vão manter a viatura na pista ou não) só vai depender de quanto você vai acelerar (a), assim como o Edin fez. :putz: :putz::putz::putz:

Samukas. O dobro da força de atrito se refere a 4 pneus e não dois.

Abs
    Athon
  • 10/01/2009, 23:05
    samukanvas
    Bom pessoal,

Vou mais uma vez esclarecer o que desde o primeiro post eu venho falando. Eu não acho que exista uma máxima como as pessoas colocam aqui: "4x4 é melhor e pronto". Melhor pra quem?

Todas as vezes que eu coloquei (salvo erros) que 4x2 é melhor que 4x4, eu coloquei que é minha opinião pessoal e propus um teste para comparar as duas "verdades", já que dirigir é muito pessoal.

Gostaria que esse tópico estivesse cheio de testes verdadeiros e que as pessoas fossem imparciais. Não interessa o que acha e sim o que acontece. Quem ganhará com isso? Todos...

Como estou vendo que o tópico está cambando para conceitos totalmente sem noção (Resposta das fórmulas :putz:) e opiniões pessoais imperativas com tendências sarcásticas, vou me focar apenas nos amigos que estejam a fim de colaborar em vez de criar polêmica.

Terei o maior prazer de ajudar os reais interessados.

Abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:26.