Powered by vBulletin

Asfalto molhado X 4X4 High engatada

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/01/2009, 11:45
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Lembre-se que o diferencial central é que compensa.

Citação:

Postado originalmente por R.Becker
    carros 4x4 sem diferencial central, dependem muito tmb do estado dos pneus.

:putz: :parede:
  • 13/01/2009, 11:56
    Tio Eddie
    Porque mesmo começou este tópico?

:pipoca::pipoca::pipoca:

Indo de taxi até descobrir se 4x4 sem 4x4 ainda é 4x2...:odedo:
  • 13/01/2009, 11:56
    samukanvas
    Citação:

R.Becker. Seja Bem-Vindo ao Fórum. São muito boas as suas observações. Qual a viatura que tem, ou usa? Lembre-se que o diferencial central é que vai compensar, e que estamos em chão de pouca aderência, ou seja, coeficiente de atrito pequeno (asfalto e chuva forte). Caso contrário, sem diferencial central, todo esforço, sobra para as engrenagens da caixa (CT).
    Abração
    Anthoniusnikos

Apesar de ter editado o post depois que viu minha mensagem, ainda continuou falando besteira. Asfalto molhado tem muita aderência SIM. Com pneus bons (De boa marca e com bom desenho) isso tende a piorar.

Em terra, lama, neve - OK, mas em asfalto molhado isto non ecxiste!

Volte ao primeiro post e leia o propósito desse tópico pra tentar voltar ao tema...
  • 13/01/2009, 12:33
    Bianor
    Minha experiência
    Tração 4x4 acionada (sem diferencial central) só em pisos de baixa aderencia, lama, areia, neve, pedras soltas em subidas ou descidas etc, nunca me asfalto. Isto diz o manual do veículo e tambem as homocineticas, cruzetas etc quando tento fazer esta bobagem estalam para avisar que a conta vai ser alta.
    Quanto a acelerar na curva sei que aumenta aderencia e a velocidade que se pode fazer a curva.
    Quer comprovar, pegue uma curva de asfalto de raio curto e velocidade baixa de preferencia numa descida faça na banguela e depois acelerando e veja o resultado.
    Sds
  • 13/01/2009, 13:05
    R.Becker
    Citação:

R.Becker. Seja Bem-Vindo ao Fórum. São muito boas as suas observações. Qual a viatura que tem, ou usa? Lembre-se que o diferencial central é que vai compensar, e que estamos em chão de pouca aderência, ou seja, coeficiente de atrito pequeno (asfalto e chuva forte). Caso contrário, sem diferencial central, todo esforço, sobra para as engrenagens da caixa (CT).
    Abração
    Anthoniusnikos

obrigado amigos...

na verdade hoje tenho um peugeot 307, mas acompanho meu pai desde 2000, onde pegou a primeira s10 diesel 4x4 e desde então não largou mais........hoje tem uma sorento 4x4...

e eu estou atrás de um troller.....pra começar a brincar...
  • 13/01/2009, 13:05
    SergioPB
    Citação:

Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Tração 4x4 acionada (sem diferencial central) só em pisos de baixa aderencia, lama, areia, neve, pedras soltas em subidas ou descidas etc, nunca me asfalto. Isto diz o manual do veículo e tambem as homocineticas, cruzetas etc quando tento fazer esta bobagem estalam para avisar que a conta vai ser alta.
    Quanto a acelerar na curva sei que aumenta aderencia e a velocidade que se pode fazer a curva.
    Quer comprovar, pegue uma curva de asfalto de raio curto e velocidade baixa de preferencia numa descida faça na banguela e depois acelerando e veja o resultado.
    Sds

Bianor,
    Se conseguires manter a mesma velocidade nos dois testes, o resultado será o mesmo. Não terá estabilidade maior com o carro tracionado.

Anthon,
    Deixei claro a minha falta de conhecimentos, mas não me considero totalmente leigo, por isso fiz o teste.
    E este teste teve o intuito de mostrar que não se consegue mais aderência fazendo curvas desacelerando ou acelerando, tracionado ou não.
    Em parte contribui para o que está sendo discutido aqui.
    Não tenho grandes conhecimentos como você, mais a cada dia adquiro com os colegas aqui do fórum.

Abraços!
  • 13/01/2009, 13:17
    Pequeno jr
    Citação:

Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Sds

Sem entrar muito no merito de gastos e de quebras, mas a minha Ranger passou dos 340.000km/rodados e até hj não tive problema.

O que vamos em tese conseguir responder com estes testes é, a 4x4 na chuva realmente ajuda a dar mais estabilidade?

Nao coloquei o video ainda por falta de tempo, mas no decorrer da semana eu posto.
  • 13/01/2009, 13:36
    umberto xxxrrr
    Teoria e prática
    Acho que com o "correr" do tópico, algumas coisas se confundiram...

Pela física (o amigo mais estudioso deve demonstrar melhor que eu isto) , pelo que me lembro, no caso de uma comparação em velocidade constante, deve de fato ocorrer resultados idênticos, uma vez que o que mantém o carro "na trajetória" é o (pouco, no piso analisado) atrito pavimento/pneu , e este não se alteraria.

Porém, quando se pensa (objeto inicial do tópico) na questão da (eventual) maior capacidade de manter uma trajetória (curvilínea) usando o recurso da 4x4, é (em tese) pressupondo que o(s) veículo(s), e respectivos condutores, tenham a capacidade de imprimir ACELERAÇÃO , e esta sim ser decomposta (é isso?) em vetores que poderiam (em tese?) ser direcionados (um deles, lógico) para a direção desejada.

Ficou confuso? O que quero dizer é que muda muito a forma de condução(extrema) de um carro FWD, RWD ou AWD e só haveria significativa diferença de resultados (pressupondo condutores capacitados em todos), caso houvesse possibilidade de imprimir "ganho" de velocidades (ainda que em parcos momentos).

Nas pistas utiliza-se bastante, como ferramenta de acerto dos bólidos, algo chamado de "Skid-Pad". É um trecho/circuito circular onde se pode (em segurança relativa) testar qual a velocidade possível de imprimirmos e/ou mantermos com diferentes configurações.

No Youtube tem alguns vídeos deles, porém não encontrei nenhum com 4x4 (infelizmente).

Abraços.

P.S.: Anexo (não é necessário criticar, quem achar que não é relevante ao tema, basta não assistir) alguns vídeos demonstrativos de condução em piso molhado e RWD.

[ame="http://br.youtube.com/watch?v=XUY_ps8jtno"][ame=http://br.youtube.com/watch?v=XUY_ps8jtno]YouTube - BMW E60 550i Skid Pad[/ame][/URL]

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=2CbblebONpg"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=2CbblebONpg]YouTube - Nordschleife im Drift (BMW M5 E39)[/ame][/URL]

Tentando contribuir sempre.
  • 13/01/2009, 16:50
    Edintruder
    Para a pessoa ter facilidade com física, precisa entender basicamente a lógica das coisas. A física explica tudo. Se não fosse uma ciência correta o homem não teria ido ao espaço e não existiria a tecnologia atual. Discutir a lógica é como discutir física.

Quando o amigo postou a quantidade de voltas que os eixos giram com pneus de desgastes diferentes ele está correto, porém em linha reta não tem influência quase nenhuma pois existem 3 pneus gerando força de deslocamento enquanto um apenas irá gerar atrito. Um não vence 3. Se andar em 4x2, terá 2 gerando deslocamento e dois gerando atrito. De fosse assim muita gente se acidentaria ao rodar com 4x4 acionado.

O que é piso de boa aderência? Eu tento patinar, se as rodas perderem o atrito facilmente eu julgo baixa aderência, se o motor apanhar para desgarar as rodas traseiras, eu julgo alta aderência. Simples e funcional.

Quando fiz o teste em dia de chuva, em 4x2 uma roda interna à curva andava patinando direto para vencer o deslocamento com força resultante de diagonal. Porque isso não aconteceria então em 4x4? Simples, acontece, porém tem mais 2 rodas auxiliando o deslocamento e aproveitando a potência e o freio do motor, melhorando assim a dirigibilidade. Em relação ao equilíbrio, pouco altera, na verdade, picapes são desiquilibradas, e no momento que os penus que possuem maiso carga de trabalho reolvem tracionar, eles passam a mandar mais na condução que os pneus traseiros. A facilidade para evitar derrapagens de traseiras é apenas pois o motor não terá força para elevar o giro ou arrastar os pneus traseiros quando unidos aos dianteiros, que por sua vez tem mais atrito que os traseiros.

Querem trocar tudo? Experiementem colocar 1 tonelada na caçamba e fazer o teste. Muda tudo! Mas com certeza em 4x4 mesmo saindo de frente terá mais resposta que somente em 4x2.

Vale lembrar que a distribuição de peso influencia muito no equilibrio DINÂMICO do veículo, Monza por exemplo derrapa a traseira, o Santana derrapa a dianteira e o Tempra derrapa parelho lateralmente. Digo esses três pois tivemos esses 3 na família e já tomei susto com Santana...

Samukanvas, qual picape tens? Estamos aguardando!
  • 13/01/2009, 18:38
    umberto xxxrrr
    Desculpem-me, não sei o porquê, mas os vídeos saíram duplicados.
  • 13/01/2009, 19:12
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por umberto xxxrrr Ver Post
    Acho que com o "correr" do tópico, algumas coisas se confundiram...

Pela física (o amigo mais estudioso deve demonstrar melhor que eu isto) , pelo que me lembro, no caso de uma comparação em velocidade constante, deve de fato ocorrer resultados idênticos, uma vez que o que mantém o carro "na trajetória" é o (pouco, no piso analisado) atrito pavimento/pneu , e este não se alteraria.

Porém, quando se pensa (objeto inicial do tópico) na questão da (eventual) maior capacidade de manter uma trajetória (curvilínea) usando o recurso da 4x4, é (em tese) pressupondo que o(s) veículo(s), e respectivos condutores, tenham a capacidade de imprimir ACELERAÇÃO , e esta sim ser decomposta (é isso?) em vetores que poderiam (em tese?) ser direcionados (um deles, lógico) para a direção desejada.

Ficou confuso? O que quero dizer é que muda muito a forma de condução(extrema) de um carro FWD, RWD ou AWD e só haveria significativa diferença de resultados (pressupondo condutores capacitados em todos), caso houvesse possibilidade de imprimir "ganho" de velocidades (ainda que em parcos momentos).

Nas pistas utiliza-se bastante, como ferramenta de acerto dos bólidos, algo chamado de "Skid-Pad". É um trecho/circuito circular onde se pode (em segurança relativa) testar qual a velocidade possível de imprimirmos e/ou mantermos com diferentes configurações.

No Youtube tem alguns vídeos deles, porém não encontrei nenhum com 4x4 (infelizmente).

Abraços.

P.S.: Anexo (não é necessário criticar, quem achar que não é relevante ao tema, basta não assistir) alguns vídeos demonstrativos de condução em piso molhado e RWD.

Tentando contribuir sempre.

Umberto,

Que loca a pilotagem do cara em nurburgring (Antigo). Pqp... Eu achei que o cara ia se perder umas 2/3 vzs com aquela barcona. Essa m5 é das v8 ainda, mas tem lá seus bem mais de 300cv.

Um show mesmo... Demonstra bem como sair do pêndulo com tração traseira e como controlar as escorregadas. Nada como saber usar a ferramenta.

Tem que escutar com som alto pra saber o que tá acontecendo.

Abs
  • 13/01/2009, 19:15
    samukanvas
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post

Samukanvas, qual picape tens? Estamos aguardando!

"Estamos aguardando!" = Anton + vc.

Não interessa saber isso no tópico. Assim como não interessa saber a marca, modelo, tipo ou cor de qualquer um do fórum. Cada um tem o que acha melhor e o que pode.

Cada um deve fazer o teste na sua. Se quiser...

Editando:

Falar nisso, vcs dois não querem dar um tempo no tópico não? Tava interessante antes de zonearem isso aqui. Vamos deixar os amigos que querem testar ou apenas dar sua opinião se manifestarem, blz?

Agradeço
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:13.