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Asfalto molhado X 4X4 High engatada

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  • 16/01/2009, 22:13
    Anthoniusnikos
    4x4 or 4x2 In the Asphalt and Rain
    Negativo Umberto! Não adianta ter tração e não ter atrito. Você já deve ter ido para a grama molhada e viu a dificuldade que é sair.
    Não esqueça que queremos comparar qual oferece maior velocidade na curva (sem derrapar): Se em 4x2 ou 4x4, na curva, em asfalto mojado.
    Aguardamos anciosos o filme. :pipoca::pipoca::pipoca:

    Negativo Bianor! Não é o caso aquí, mas o empuxo através de uma turbina (jato) não vai depender de tração, atrito do solo, meio material, e nem mesmo do solo, pois a força é ação e reação. :lol::lol::lol:

    Abs
    Anthoniusnikos
  • 17/01/2009, 02:22
    umberto xxxrrr
    Querendo complicar?
    :discordo: :putz: Vc já está brincando(de novo) não é?

    Só vai haver tração (efetivamente) se há algum atrito (lógico)
    tração1
    tra.ção1
    sf (lat tractione) 1 Ato de puxar, mover, arrastar, estando a força propulsora adiante da resistência:

    Grande Anthoniusnikos, o termo se refere ao efetivo ato de conseguir tracionar o bólido. O exemplo da grama molhada se aplica, exatamente ao contrário da sua menção. Ou seja, muito mais facilmente é POTENCIALMENTE possível sair de uma situação de imobilidade(ou reverter uma trajetória inicial indesejada, tanto faz, = atuação da inércia) nesta condição descrita (baixo atrito)quando se pode usar os recursos de divisão da tarefa motriz. Não temos como modificar o atrito da superfície e sim como tentar utilizá-lo da melhor forma.

    Fugir disto seria negar a utilidade do recurso, e em consequência abandonemos então os Jipes.

    ISTO era o tema do tópico.
    Ficar discutindo semântica não nos levará a nada e tornou o tópico chato. Ora o conceito de atrito é usado erroneamente (mas é o trivial na lida diária), ora se usado "tração" questionas (desta feita sem sentido) o já sedimentado... O amigo oscila entre o razoável e a pura implicância.


    Ficamos assim, deixarei o amigo doravante com a última palavra no que tange a descrição (como melhor lhe aprouver) dos fenômenos físicos, pois o que já é cristalino a todos é que quanto o maior número de recursos (ordem bem descrita pelo Bianor) mais fácil é ao motorista comum a manutenção de uma velocidade (qualquer).

    Especialistas poderão superar adversidades (como expostas nos vídeos) e mesmo os iniciantes podem-nas testar em baixa velocidades em condições como grama molhada, lama ou semelhantes da maneira que melhor lhe convier.

    Fica meu abraço aos que leram e desculpas aos que porventura eu tenha tomado algum tempo de forma infrutífera.

    :concordo:


    Quando eu (ou qualquer um mais ágil) tiver um vídeo elucidativo aos descrentes, posto-o em um outro tópico intitulado: "Ode à tração 4x4 e aos seus inventores. Apreciem sem fórmulas. Rsrsrs" :palmas:
  • 17/01/2009, 19:08
    Anthoniusnikos
    Ok... Dum, Dum ! Aguardemos o vídeo.
    Abs
    Anthon
  • 19/01/2009, 19:01
    Anthoniusnikos
    4x4 ou 4x2 em curvas no asfalto molhado ?
    Grande biólogo francês Buffon...! :idea::idea::idea: Enquanto a rapaziada das latinhas não fazem (ou trazem) o vídeo prometido...! :pensativo::pensativo::pensativo: Vamos às práticas de Buffon:
    - Quem tiver curiosidade sobre força de atrito, ir até o site, bricar um pouco: http://www.cleber_sm.oi.com.br/swf/frameset.html

    Valeu Cleber...!:concordo:
    http://www.cleber_sm.oi.com.br/atrito_dinamico.htm

    Abraços :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
    Anthon
  • 22/01/2009, 18:17
    Raposo
    Bem. Polêmicas à parte, choveu no Rio de Janeiro - e muito - então aproveitei para descer a Grajaú - Jacacity dessa vez com a 4X4 High engatada; motivo da criação do tópico. A impressão que tive foi que ao acelerar na curva a frente "agarrou" mais, transmitindo segurança. O comportamento da viatura foi bem mais satisfatório do que em 4X2. Não sei quanto ao aumento de consumo de diesel e desgaste de peças, mas me pareceu que o veículo estava bem mais na mão.
    Abraços.
  • 22/01/2009, 18:37
    mbm4x4
    Olha o vídeo ai pessoal:
    [ame=http://br.youtube.com/watch?v=R7QAARZBOlU&feature=related]YouTube - 4x4 Driving Techniques - True 4WD[/ame][/URL]

    A partir do 3º minuto é a parte da diferença em andar em 4x2 e 4x4 em asfalto molhado.
    Eles testam com uma Nissan Frontier igual as que existem aqui no Brasil.
    []s
    Mateus

    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Ok... Dum, Dum ! Aguardemos o vídeo.
    Abs
    Anthon

  • 22/01/2009, 21:38
    Edintruder
    Mas é isso o que eu passei o tópico inteiro dizendo, o anthonius passou o tempo todop dizendo, o Walter passou por aqui e disse, o Pequeno também testou e confirmou!!!
    Será que o Samukanvas viu o vídeo???
    Mateus, parabéns pelo achado!
    Esse vídeo mostra o que todos estamos dizendo há semanas!!!
  • 23/01/2009, 08:52
    Walter L. L. Casitta
    Eu não entendo como uma discussão dessas chegou tão longe em meio a tantas pessoas que têm veículos 4x4. se fosse num fórum de picapes 4x2...
    A diferença de comportamento é obvia de mais. Por isso nem quis participara. Confesso que cheguei a escrever, mas me contive apagando tudo várias vez.

    Samucanvas, você conseguiu a encher de minhoca a cabeça dos mais experientes como o Edi e o Pequeno a ponto deles saírem pra fazer esse teste. Tá de parabens! :parede:
    Agora se não te conhecesse no fórum a tanto tempo diria que você nunca teve um 4x4...
  • 25/01/2009, 00:28
    Pequeno jr
    Citação:

    Postado originalmente por life´s a beach Ver Post
    Olha o vídeo ai pessoal:
    YouTube - 4x4 Driving Techniques - True 4WD[/URL]

    A partir do 3º minuto é a parte da diferença em andar em 4x2 e 4x4 em asfalto molhado.
    Eles testam com uma Nissan Frontier igual as que existem aqui no Brasil.
    []s
    Mateus

    viram q em mesmas velocidades 4x2 onde ja se inicia a perda do controle, em 4x4 faz se o mesmo com tranquilidade.

    Apos subir um pouco mais a velocidade, ela da uma pequena saida de frente ...
  • 25/01/2009, 01:24
    Anthoniusnikos
    Asafalto molhado X 4x4 high engatada (ou 4x2 ?)
    Cavalheiros. Se me permitem resumir:
    Teste em 4x2 e 4x4, em asfalto molhado, em curvas, e condições idênticas para ambas:
    Resultado:
    1 - Em 4x2 a 40 Km/h a pickup ao fazer a curva perde a traseira e dá cavalo-de-pau.
    2 - Em 4x4, mesmo a 49 Km/h a pickup ao fazer a mesma curva se mantem firme no chão.
    Nota: Em estrada de terra ídem.
    Valeu Mateus, ajudou muito para o esclarecimento de todos, e para que o Pequeno não viesse cometer riscos desnecessários, tentando provar na rua, o que deve ser provado nas pistas de testes.
    Quanto a defesa do Edin, foi porque já a algum tempo venho usando a 4x4 nessas condições na estrada, sentindo muita mais segurança, principalmente nas curvas. Só não tinha a prova, mas tinha a mesma certeza que a garantia dos PITUTOs nos cubos das rodas.
    Atenção: Se tiver óleo na curva, o estrago vai ser muito maior aos 49 Km/h que aos 40 Km/h.
    Quanto ao Samukas. Valeu pela provocação. Por aquí o bicho pega, mesmo! :pipoca:
    Abraços
    Anthon
  • 25/01/2009, 10:38
    Edintruder
    Reparem que ele afirma que o "true four by four' é quando inclusive está com o diferencial central bloqueado, então isso afirma que com diferencial central perde-se inclusive para o sistema sem o diferencial em segurança nessas situações de baixa aderência.
  • 26/01/2009, 10:53
    Anthoniusnikos
    Essa discussão foi bem explicada pelo Sergio Rocha, e outros foristas, no tópico: Diferencial Central X Bloqueio do Diferencial em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9403

    Amigo WALLACE, se possível, arranje para gente um Modêlo Matemático para explicar a aderência nessa situação. :pensativo:

    Abração
    Anthon
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