Considerando uma curva, onde provavelmente teremos sim, 3 rodas iguais e uma apenas diferente;
devemos considerar que, no sistema 4x4, teremos 3 rodas em contato com o solo, e 1 roda girando menos (ou mais) que as outras, portanto esta roda jã não está mais em atrito estático (segurando o automóvel)
no sistema 4x2 porém, as duas rodas dianteiras não podem ser consideradas em atrito. Por elas estarem "bobas", nenhuma delas perdeu o seu atrito estático ainda....portanto temos em tese 4 rodas segurando o veículo...
o fato é que, em 4x4, provavelmente a roda girando diferente será uma traseira onde temos o menor peso e geralmente interna em relação a curva, pois na frente temos o motor. Então temos um efeito de que a massa da caminhonete em si está ainda sendo impulsionada e ainda ela esta sendo direcionada pelas rodas dianteiras.
Tipo um carro com tração dianteira. A massa do carro está sendo guiada na direção que apontar a roda. Isso gera uma sensação de controle.
Outra consideração, é que num sistema com pneus muito próximos, o sistema se aproxima muito do ideal, com diferencial central, e em estradas asfaltadas onde os raios de curva geralmente são muito grandes, esse efeito quase não aparece.
Porém gostaria de chamar a atenção dos colegas pro esforço que a caixa em si deve fazer. É bem provável que o sistema de 4x4 não quebre como temos exemplos aqui no fórum, mas imagina o esforço da transmissão, com um sistema desbalanceado de pneus, em uma curva de raio médio, onde a roda que provavelmente receberá a diferença será uma traseira, e sendo onde temos os sistemas de controle de tração. Imaginem os esforços envolvidos com o uso de pneus largos. Não deve ser moleza.
Quanto a segurança, digo que o 4x4 com diferencial é o melhor, sem dúvida, ainda mais se tiver um controle eletrônico, tipo os subaru impreza. Agora se um sistema part time tiver um conjunto dianteiro muito próximo do traseiro, ele funcionará parecido tornando o veículo também mai seguro. Agora com um sistema um pouco desbalanceado, eu ja prefiro a garantia e o uso do sistema 4x2....
gostaria de comentários dos amigos,
abraços