x
Convex Datacenter
Página 2 de 17 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 202
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Galera, eu ligo tb em chuva forte, apesar de saber das teorias do diferencial central pirim e pororom, mas teorias a parte, eu penso assim:
    Não é toda chuva que eu ligo, é CHUVA FORTE, carro deslizando, então acredito que não diminua a vida útil do meu 4x4 tanto assim. Afinal, não chove o ano todo.

Abraço
    Fala mlk doido .. tdo de boa???

Bixo .. se isso diminui ou não ... sei lá .. como as vezes na chuva bate o espirito do senhor volante, seja a chuva q for eu ligo a Hi e sento a bota.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Agradecimentos: 0
    Minha opinião é a seguinte:
    Dirigir com carro 4x2 e 4x4 é completamente diferente:
    Se for traçar o carro em chuvas tem que estar consciente do que muda na dirigibilidade do carro.

* Em retas em geral como a tração fica dividida nas 4 rodas a tendencia de qualquer uma delas deslizar por problemas de aderencia é menor. É como andar com o carro com baixo giro, baixo torque nas rodas, não patina.
    * Em curvas é que eu acho a grande diferença. Como as rodas da frente possuem força no 4x4 as rodas dianteiras "puxam" o carro para dentro da pista em uma curva. O sentimento que eu tenho é que o carro está andando "sobre trilhos".
    O que muda na dirigibilidade nesse caso é que, em um cenário onde o carro está com a traseira instavel em uma curva (maioria dos cenarios sem carga) o melhor procedimento é acelerar o carro para as rodas dianteiras puxarem o carro para dentro e não tirar o pé como é o procedimento em 4x2.
    Eu não ligo o 4x4 em chuvas porque eu reduzo muito a velocidade nesse cenário e não me exponho, mas nos poucos casos onde tenho que andar mais pesado em chuva forte vou de 4x4.

Claro que as mesmas caracteristicas valem para estrada de terra seca ou molhada
    Frontier SE 4x4 - 2006

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Mesmo em asfalto seco, 4x4hi tem mais estabilidade. Se não tivesse, não teriam carros esportivos com 4x4 integral.
    Em relação ao diferencial central, com o acréscimo de velocidade, o atrito com o solo diminui consideravelmente, o que compensa nas curvas sem gerar esforço na transmissão, isso já a 60km/h.
    Em 4x2 a Ranger sai de traseira, derrapa mesmo, em 4x4 ela emparelha e até chegar ao ponto de sair de dianteira tem que puxar muito para ocorrer a tendência apenas. Eu nunca consegui derrapar a dianteira em 4x4. Sai parelha, bastando aliviar o acelerador que segura de novo, se fizer em 4x2 a traseira foge do eixo!

Chuva + estrada = 4x4hi sempre!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Vou propor um teste pro pessoal das picapes fazer e acrescentar mais coisas a esse tópico.

Primeiro precisa ser feito um medidor de gravidade/força g.

Uma simples forma de fazer é:

Material:
    - 12 latas de cerveja;
    - uns 30cm de linha de costura ou nylon de pesca;
    - uma pedra pequena;
    - cooler grande (sem duplo sentido);
    - 5mts de extensão;
    - 1 sockete de lâmpadas;
    - 1 cartão da sua operadora de 50 reais;
    - 100gr de Sal;
    - 1 amigo;
    - Conecção com internet;
    - 2 sacos de gelo e
    - 1 Lâmpada de 60w.

Confeccionando:

Primeiro vc coloca a extensão na tomada e liga o sockete com a lâmpada nele (caso faça a noite). De dia o material é indispensável. Depois pegue os 30cm de linha e amarre na ponta dela a pedra. Amarre a outra ponta da linha no retrovisor do vidro dianteiro do seu carro. Volte e pegue o cooler e coloque as latinhas dentro e logo em seguida o gelo. Por cima de tudo coloque o sal e depois tampe o cooler.

Testando:

Vá para uma rotatória grande, plana e com área de escape (aquelas que parecem retorno não serve) em dia de chuva. Use uma marcha que deixe o giro baixo (3ª por ex) e comece a dar voltas acelerando gradualmente até atingir o limite de aderência da picape. Não é pra fazer isso em 1/2 volta, ok? Precisa ir devagar até ela destracionar ou poderá ter problemas... Não afunde o pé no acelerador e nem freie. Vá aumentando a velocidade progressivamente e suavemente. Quando sentir que a picape não está mais na mão, tire de leve o pé e mantenha no limite da aderência. Seu amigo deverá estar no meio do banco de trás medindo a inclinação da pedra. Não vale medir picos, somente quando a pedra estiver "estável". Faça isso em 4x4 e 4x2. Compare oas medições. Quem estiver mais inclinado vence!!! Uhuuuu!!!

Durante a volta, vá ligando para seus amigos para contar o resultado. O cartão de 50 reais deverá dar. Não fique pendurado com um só o tempo todo.

Ao chegar em casa a cerveja deverá estar estupidamente gelada trincando os dentes. Agora abra as latas e tome o conteúdo.

Depois disso tudo, se não tiver batido a picape nem estiver bêbado, poste como foi sua experiência no fórum!!!

Acho que assim a gente sai do campo teórico e vai pro prático, certo?

"Na mão" pra mim tá sendo a sensação de direção firme que o 4x4 deixa. Em 4x2 fica muito leve e podem achar que é falta de aderência.

Abs
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Então, vamos lá! Depois de ler atentamente todos os posts cheguei a seguinte conclusão: vou ter que esperar chover novamente para experimentar subir e descer a serra em 4X4 H, porque em 4X2 eu já desço e agora está um sol de rachar aqui no Rio. Enquanto não chove vou fazer o teste do Samuka... só a última parte, aquela das latinhas (deu uma sede...)
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Debaixo de chuva muito forte tb uso 4x4 Hi, às vezes, qdo não prefiro diminuir a tocada.
    Porém, fico com receio de estar acelerando o desgaste dos componentes do 4x4 pq meus 2 pneus traseiros são bem mais novos que o dianteiros, sendo que o dianteiro direito está visivelmente mais gasto que o esquerdo devido a ter andado um tempo desalinhado.
    Diante dessa diferença na medida dos cascos faz sentido essa preocupação com desgastes?

Abraço a todos

Usuário Avatar de Robram
    Entrada
    07/10/2004
    Local
    TB -PR/PR

Samukanvas X os outros

Samukanvas,

Entendi plenamente oq vc escreveu, apesar de nao ser Fisico ou Engenheiro. (hehehehe)

Tambem uso a traçao na chuva, e diminuindo a velocidade.

Mas acredito q a questao levantada aqui, é q o veiculo em questao esta sendo usado em terreno com falta de aderencia (asfaldo molhado), oque faria jus ao uso da traçao, msm sem bloqueio central.

Pois qdo ocorre muita chuva e ocorrem poças, que facilitam a aquaplanagem, ha um diferencial muito grande em flutuar e estar tracionando (eixo dianteiro).

Citação Postado originalmente por Robson Ramos Ver Post
    Samukanvas,

Entendi plenamente oq vc escreveu, apesar de nao ser Fisico ou Engenheiro. (hehehehe)

Tambem uso a traçao na chuva, e diminuindo a velocidade.

Mas acredito q a questao levantada aqui, é q o veiculo em questao esta sendo usado em terreno com falta de aderencia (asfaldo molhado), oque faria jus ao uso da traçao, msm sem bloqueio central.

Pois qdo ocorre muita chuva e ocorrem poças, que facilitam a aquaplanagem, ha um diferencial muito grande em flutuar e estar tracionando (eixo dianteiro).
    Robson, vc tocou num ponto interessante: Aquaplanagem x 4x4hi.

Nesse momento (Aquaplanando) acredito que esteja certo pela metade. Se o carro aquaplanar como um todo não haverá tração que segure ele no asfalto, entende? Se aquaplanar de um lado apenas, tração na dianteira fará diferença. Por isso o "certo pela metade"

A situação que estou falando desde o início é asfalto molhado. É sim um piso com menos tração que asfalto seco, mas com muito mais tração que terra seca ou molhada. Muito mesmo... Ainda mais se o carro estiver equipado com pneus bons.

Abs

Editando:
    Tirando isso, a grande razão porque acho que o pessoal sente segurança ao dirigir na chuva com o 4x4hi seria o peso no volante. Com o 4x4hi o peso no volante aumenta muito e isso transmite segurança. Seria como a direção hidráulica progressiva dos esportivos ou amortecedor de direção com mais carga para jipes. O fato da direção ficar mais leva, na chuva, pela diminuição do atrito, faz com que sinta mais insegurança. Saber se está escorregando ou não já são outros 500...

Eu não estou querendo dizer que estou certo. Dirigir é uma coisa muito particular e tb já disse que eu me sinto melhor dirigindo em 4x2 na chuva. Gostaria que outros testassem pra ver tb se faz diferença andar em 4x2 como eu acho e tirar um pouco desse estigma da maioria.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Tanto faz se está molhado ou seco.

Vou tentar fazer isso na areia da praia, bem lisa e firme. O problema é ter algum cinegrafista para registrar o momento de dentro da picape e filmar a inclinação da minha figa que fica pendurada no espelho.

Tem uma curva aqui na estrada que se eu faço a 100km/h em 4x2 canta pneus, em 4x4 hi faz pianinha.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Com 11 anos de 4x4 tenho convicção de que acima de 60Km/h em qualquer piso seco não tem mais aderência suficiente pra comprometer a tração. A estabilidade melhora muito e consumo piora um pouco.

O único inconveniente é que sempre que faço isso esqueço de voltar pra 4x2 de pois que a velocidade baixa e aí então no piso firme é "pobrema"
    L200 Triton AT 3.2 2010

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Tanto faz se está molhado ou seco.

Vou tentar fazer isso na areia da praia, bem lisa e firme. O problema é ter algum cinegrafista para registrar o momento de dentro da picape e filmar a inclinação da minha figa que fica pendurada no espelho.

Tem uma curva aqui na estrada que se eu faço a 100km/h em 4x2 canta pneus, em 4x4 hi faz pianinha.
    O teste deve ser feito no piso onde ocorre o problema e em abiente controlado.

No piso "areia" seu carro terá muito menos tração que no asfalto molhado. Então não será um teste fiel ao acontecimento relatado no título do tópico: "Asfalto molhado x 4x4 high engatada".

A areia, por ter menos tração, compensará facilmente a diferença de rotação das rodas internas à curva e externas a mesma com 4x4hi. É a mesma situação de andar em chão batido ou lama.

Sobre o ambiente controlado, a rotatória é fundamental para que vc consiga repetir o teste em 4x4 e em 4x2 em um lugar que terá as mesmas condições e velocidade. Não adianta testar o 4x4 num lugar e o 4x2 em outro porque são lugares diferentes. Lugares diferentes proporcionam condições de velocidade, piso, aderência, graus de curva etc... diferentes.

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Com 11 anos de 4x4 tenho convicção de que acima de 60Km/h em qualquer piso seco não tem mais aderência suficiente pra comprometer a tração. A estabilidade melhora muito e consumo piora um pouco.

O único inconveniente é que sempre que faço isso esqueço de voltar pra 4x2 de pois que a velocidade baixa e aí então no piso firme é "pobrema"
    Walter,

Estamos tentando sair do campo "acho" pro fato. Seus 11 anos de 4x4 são importantes para vc, eu sei, mas não desmereça nenhum forista que esteja interessado em aprender mais e conhecer o outro lado. Se formos contar os anos de experiência nós dois sairemos perdendo nesse fórum. Tem gente com 4x4 a muito mais tempo que nós dois juntos (Eu mesmo tenho mais tempo de 4x4 que vc). E, na boa, esse é um papo de pessoas que ainda não atingiram a maturidade. O que não condiz com a gente.

Eu tenho bastante experiência em automobilismo, teste de pneus, freios, capacete etc e não preciso disso pra tentar provar alguma coisa porque então eu, além de estar influenciando o tópico, estaria indo pro campo do "acho". Como pode comprovar no tópico eu só fui falar isso agora somente porque não achei legal sua atitude.

O mais interessante do seu post foi o: "tenho convicção de que acima de 60Km/h em qualquer piso seco não tem mais aderência suficiente pra comprometer a tração". Gostaria que traduzisse o que quis dizer com essa frase, porque o que eu entendi contraria leis da física.

O que eu entendi é que acima de 60 a compensação do diferencial não seria importante porque não há aderência suficiente para comprometer o desempenho do carro em curvas no asfalto seco e em 4x4hi. Se for isso vc está se contradizendo tb.

Porque não ajuda o tópico fazendo um teste como o que propus? Esse tópico poderá ser o fim da discussão entre o melhor sistema pra asfalto molhado. Então vamos gastar nossa energia apenas bolando testes e pesquisando sobre o assunto.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem