Dirigir com carro 4x2 e 4x4 é completamente diferente:
Se for traçar o carro em chuvas tem que estar consciente do que muda na dirigibilidade do carro.
* Em retas em geral como a tração fica dividida nas 4 rodas a tendencia de qualquer uma delas deslizar por problemas de aderencia é menor. É como andar com o carro com baixo giro, baixo torque nas rodas, não patina.
* Em curvas é que eu acho a grande diferença. Como as rodas da frente possuem força no 4x4 as rodas dianteiras "puxam" o carro para dentro da pista em uma curva. O sentimento que eu tenho é que o carro está andando "sobre trilhos".
O que muda na dirigibilidade nesse caso é que, em um cenário onde o carro está com a traseira instavel em uma curva (maioria dos cenarios sem carga) o melhor procedimento é acelerar o carro para as rodas dianteiras puxarem o carro para dentro e não tirar o pé como é o procedimento em 4x2.
Eu não ligo o 4x4 em chuvas porque eu reduzo muito a velocidade nesse cenário e não me exponho, mas nos poucos casos onde tenho que andar mais pesado em chuva forte vou de 4x4.
Claro que as mesmas caracteristicas valem para estrada de terra seca ou molhada