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  • #1
    Usuário Avatar de aranha
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    07/03/2006
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    Cambio Automatico Explorer




    Ola Pessoal!!! Este tópico não é mais um tira duvida e sim uma maneira de oferecer, para que tem algum problema em cambios automaticos de explorer dos modelo A4LD e 5R55, uma opção para conserto e recuperação com um custo mais acessivel....Se tiverem algum interesse podem me consultar. Dentro em breve teremos uma pagina na internet dedicada a este assunto e principalmente divulgando nossos serviços. Agradeço a todos.

    Jose Aranha

    obs: Se tiverem alguma duvida consulte-nos.

  • #2
    Olá. Pena que o post chegou um pouco tarde. Tive um problema recente com minha Explorer - câmbio 5R55E - e como aqui em Maceió só posso contar com a autorizada, só de peças (juntas, cintas, etc.) passou de KR$6 e na mão de obra já estava chegando a KR$5.
    Fiz contato com algumas oficinas aí em São Paulo e já estava fechando negócio quando um amigo nos EUA conseguiu enviar um p'rá mim, que ainda está a caminho.
    Uma das dificuldades que encontrei é que ninguém tinha um 5R55E a base de troca e para quem está longe de SP, é inviável desmontar o câmbio, enviar e ficar esperando indefinidamente pelo conserto. Ainda por cima, ficar torcendo p'rá dar tudo certo.

    Confira a equação: Câmbio Automático + GNV = Bastante serviço p'rá você!

    Boa sorte no seu empreendimento e, se tiver interesse no câmbio com defeito para reparar, entre em contato. Tenho a relação completa das peças que seriam trocadas na concessionária e também posso tirar algumas fotos.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Confira a equação: Câmbio Automático + GNV = Bastante serviço p'rá você!
    Pq vc afirma isso? Qual a justificativa técnica?

    Eu tenho GNV há 5 anos na Mazda, q tem o A4LD tbem...

    Seba

  • #4
    Olá, Sebastian. Há controvérsia: Diversos usuários dão testemunhos como o seu, onde o uso de GNV não trouxe complicações à transmissão. Pelo outro lado, algumas oficinas especializadas em transmissão automática não dão garantia de serviço se o veículo estiver com kit aspirado de GNV. A razão seria a diferença de potência desenvolvida pelo motor para um mesmo giro e posição da borboleta do acelerador - cerca de 20% de perda de potência. Como a programação original do controlador eletrônico utiliza os parâmetros originais, ela relaciona o sensor de posição do acelerador com a rpm do motor e a velocidade para estabelecer o "ponto de mudança de marcha" e espera que, naquelas condições, a potência do motor seja a estabelecida pela curva de potência - o que não ocorre (-20%). Esta perda de potência exige mais da caixa e faz com que o óleo trabalhe mais "quente". Some-se aí a elevação de temperatura do motor quando trabalhando com GNV.
    Não sei se há relação direta, mas a A4LD - que a EXPLORER só usa até 94 - não é eletronicamente controlada, como as 4R55E / 4R70W / 5R55E. Talvez a ausência destes controles faça da A4LD uma caixa mais "flexível", que aceite melhor as variações de potência esperada x obtida. É bastante comum que o aumento de performance obtido pela melhoria dos controles também implique numa faixa mais estreita de trabalho (redução das tolerâncias). No caso das transmissões automáticas, o ajuste de fábrica é para maior conforto, mas no mercado americano há disponível um SHIFT KIT, que ajusta para uma troca mais "dura" em troca de maior robustez.
    De toda forma, não é uma questão definitiva. Neste momento, minha decisão é tirar o KIT GNV ou colocar um Kit injetado. Mas só a troca de informações e opiniões vai me fazer chegar a uma conclusão.

    Um abraço. Leio sempre seus comentários e gosto muito.


    Links:
    http://www.alfatrans.com.br
    http://www.rodaksul.com.br/
    http://www.mundohidramatico.com.br
    Li alguns relatos de usuários de EXPLORER na Inglaterra, onde também se roda à gás: IT SUCKS!

  • #5
    Márcio!

    Essa é uma explicação "plausivel" ... a A4LD só controla eletronicamente a OD e o lock-up do conversor.

    Por outro lado, se fosse assim, não poderiamos trocar, por exemplo, diametro de pneus, q fariam a caixa trabalhar em esforços diferentes (dos 235 originais para meus atuais 33" tem uns 15% de diferença!)

    Eu acho q o cambio automático tem q receber alguns cuidados básicos para funcionar bem e por muito tempo, independentemente do combustível utilizado no motor... trocas de atf com 30 ou 40 mil km, por exemplo... trocar o filtro tbem... um filtro externo tbem ajuda!

    Mas o maior problema é em relação à temperatura! O "tow package" da Explorer vem com um radiador auxiliar na grade dianteira, alem do elemento interno do radiador de água... eu ainda coloquei MAIS um radiador, em série com esses dois... o ideal seria colocar algum com uma ventoinha elétrica própria... ainda vou pensar nisso!

    Em relação ao gnv, eu usava com eletronica "convencional" até junho, qdo troquei o variador e emuladores por um chip duplo, gasolina e gnv, da gogastech. O consumo melhorou, assim como a performance. Quase não se percebe diferença entre gnv e gasolina no torque...

    Seba

  • #6
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
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    Thumbs up cambio explorer

    Ola moçada ... essa é , realmente, a justificativa acerca do cambio atuomatico + GNV ...

    as de cambio "4" sao infinitamente menos eletronicas do que os cambio "5"

    Apos muita luta, consegui uma oficina muito fera em cambio auto aqui em BH, e o dono me disse a mesma coisa: "eu nao optaria por GNV NESTE cambio ... no anterior, ate que sim, mas neste, a eletronica vai te dar problema ... "

    Ainda segundo ele, é praticamente unanime: cambios auto com muita eletronica SEMPRE dao problema co GNV ... ja os mais "simples" , se dao muito bom com o GNV ... uma pena, alias, pq adoramos nossa Explorer, mas nao podemos usar GNV por causa disso ...

    Nao só nosso carro, ams tambem, cherokees, e outros, com cambios eletronicos, trazem problemas a este mecanico .... depois, consultei mais um, tambem experiente, que me disse as mesmissimas palavras ....

    fica ai, a dica ...

    abs
    Pajero Full / Szk Grand Vitara

    POA-RS / BHTE-MG

  • #7
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    Citação Postado originalmente por j.sebastian Ver Post
    Márcio!

    Essa é uma explicação "plausivel" ... a A4LD só controla eletronicamente a OD e o lock-up do conversor.

    Por outro lado, se fosse assim, não poderiamos trocar, por exemplo, diametro de pneus, q fariam a caixa trabalhar em esforços diferentes (dos 235 originais para meus atuais 33" tem uns 15% de diferença!)

    Eu acho q o cambio automático tem q receber alguns cuidados básicos para funcionar bem e por muito tempo, independentemente do combustível utilizado no motor... trocas de atf com 30 ou 40 mil km, por exemplo... trocar o filtro tbem... um filtro externo tbem ajuda!

    Mas o maior problema é em relação à temperatura! O "tow package" da Explorer vem com um radiador auxiliar na grade dianteira, alem do elemento interno do radiador de água... eu ainda coloquei MAIS um radiador, em série com esses dois... o ideal seria colocar algum com uma ventoinha elétrica própria... ainda vou pensar nisso!

    Em relação ao gnv, eu usava com eletronica "convencional" até junho, qdo troquei o variador e emuladores por um chip duplo, gasolina e gnv, da gogastech. O consumo melhorou, assim como a performance. Quase não se percebe diferença entre gnv e gasolina no torque...

    Seba
    Prezado j.sebastian,

    Estou pesquisando sobre colocar mais um radiador (cooler transmission) e gostaria que contasse um pouco do que possui.
    Tem como postar fotos?

    É como neste fórum:

    ATF Filter and Tranny Cooler Relocation - Ford Explorer Ranger Enthusiasts "Serious Explorations"®

    E este com ventoinha própria, que mencionou, chegou a colocar?

    Este chip duplo da gogostech eu não acho mais...

    Grande abraço,

    Gustavo.

  • #8
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    Olá Márcio...
    Tenho acompanhado - nos últimos dias - vários comentários sobre Explorer, já que pretendo adquirir este veículo neste mês de maio, mas este, sem dúvida, me deixou bastante intrigado. Eu sei que se trata de um tópico de outubro de 2006, mas é interessante...

    Não se se você lembra disso, mas olhe aí o que disse:

    ...."Diversos usuários dão testemunhos como o seu, onde o uso de GNV não trouxe complicações à transmissão. Pelo outro lado, algumas oficinas especializadas em transmissão automática não dão garantia de serviço se o veículo estiver com kit aspirado de GNV. A razão seria a diferença de potência desenvolvida pelo motor para um mesmo giro e posição da borboleta do acelerador - cerca de 20% de perda de potência. Como a programação original do controlador eletrônico utiliza os parâmetros originais, ela relaciona o sensor de posição do acelerador com a rpm do motor e a velocidade para estabelecer o "ponto de mudança de marcha" e espera que, naquelas condições, a potência do motor seja a estabelecida pela curva de potência - o que não ocorre (-20%). Esta perda de potência exige mais da caixa e faz com que o óleo trabalhe mais "quente". Some-se aí a elevação de temperatura do motor quando trabalhando com GNV.
    Não sei se há relação direta, mas a A4LD - que a EXPLORER só usa até 94 - não é eletronicamente controlada, como as 4R55E / 4R70W / 5R55E. Talvez a ausência destes controles faça da A4LD uma caixa mais "flexível", que aceite melhor as variações de potência esperada x obtida....."

    Viu só?

    Márcio, sou - talvez - mais um a adquirir este veículo e tenho dois em vista: um tem gnv e está com 145 mil km, o outro nunca usou e está com 88 mil km.

    Os dois estão na mesma faixa de preço, são do mesmo ano (98) etc...
    Como aprendi muito aqui no fórum, sei que este modelo usa a 5R55E, então gostaria que respondesse à minha dúvida:

    A economia que terei com gnv pós-compra compensaria uma eventual manutenção na caixa, por ela não usar gasolina?

    Por favor, detalhes serão muito bem-vindos...
    Um abraço

    p.s. Leio sempre seus tópicos....

  • #9
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    Como mencionei em outro topico, a caixa da minha explorer novamente deu problema... é a terceira vez, em menos de um ano...(explorer 1994, caixa a4ld)
    Breve retrospectiva.... o dono anteriot era relaxado, tinha vazamento... quando comprei, troquei oleo, filtro e parou de funcionar... tava com tudo queimado, rodou tempo sem oleo....
    Mandei arrumar em outra cidade, ficou boa mas logo estragou novamente... Encontrei um mecanico muito bom em minha cidade, que descobriu que o corpo de valvulas empenou, por superaquecimento (depois de estourar o retentor dianteiro e jogar oleo por tudo)...
    Depois disso, ficou perfeita... mas agora, parou de funcionar a ré na trilha... as vezes entrava, outras vezes nao... mandei lavar o carro e do nada, nao engata nenhuma marcha, ou seja, o carro nao arranca nem para frente, nem para trás...
    Porém, acontece algo curioso... se der uma pequena embaladinha nela, as marchas engatam, segunda, terceira e assim por diante.... da mesma forma, ocorre a redução... mas se o carro para, as marchas nao engrenam....
    O nivel do fluido está ok, é novo, com coloração transparente e sem nenhum indicio de discos ou cintas queimadas, a valvula do vácuo ta funcionado e o mecanico apertou o máximo a regulagem das cintas, mas mesmo assim as marchas nao entraram....Nao rodei 500 km depois de trocar discos, corpo de valvulas e cintas...
    A alavanca está pesada, mas acredito que isso nao interfira no funcionamento...
    Obrigado,
    Vinicius!

  • #10
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    01/11/2006
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    Cherokee Sport

    Prezados Amigos ... Estou avaliando a aquisição de uma cherokee sport 98. Não sei nada de trilha, mas adoro o visual nervoso dela, e o conforto associado, com uma ótima relação custoXbenefício. Aproveito para parabenizá-los pela clareza, organização e espírito de equipe do fórum, o que me fez cadastrar. Bem, gostaria de coletar algumas informações, a seguir : - Qual o valor do IPVA -- com e sem kit gás - Existe uma lista de lojas e oficinas com preço e qualidade ?? - Alguma dica de que modelo adquirir , tipo .. "Olha, só compra com cambio automatico, ou com ABS, etc ... "? p.s. Não gostaria de colocá-la "na lama" , seria mais pelo coforto e estilo para uso urbano. - Existem dicas para reconhecer uma pickup que tenha sido utilizada em trilhas ? Obrigado desde já !

  • #11
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    17/03/2007
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    Overdrive da Explorer

    To com um problema em minha Explorer automática, XLT, 1995, 4.0, O Overdrive está desligado e não habilita mais, assim estou sem sobremarcha, o que torna a condução menos facilitada na cidade, pois não há as trocas de avanço de marcha automaticas, tenho que aliviar o acelerador para acontecer o avanço, apenas as reduções ocorrem automaticamente...e não aciona o 4WDLow...
    Levei para alguns "especilaistas" em cambio automáticos aqui em Curitiba, e obtive 4 respostas diferentes...claro não autorizei nenhum serviço...
    um disse que é dano num tal módulo eletronico, o outro diz que devo substituir o rele, outro disse que é questão de programa, ou seja o sistema eletronico da caixa estaria desprogramado e necessitaria novamente ser reprogramado, e ainda obtive a resposta que a p´ropria caixa estaria danificada.....bem, o que acontece...quando em viagem e com o piloto automático, tudo funciona normalmente, apenas o led indicativo do Overdrive permanece piscando...confesso que não sei o que fazer..


    Citação Postado originalmente por aranha Ver Post
    Ola Pessoal!!! Este tópico não é mais um tira duvida e sim uma maneira de oferecer, para que tem algum problema em cambios automaticos de explorer dos modelo A4LD e 5R55, uma opção para conserto e recuperação com um custo mais acessivel....Se tiverem algum interesse podem me consultar. Dentro em breve teremos uma pagina na internet dedicada a este assunto e principalmente divulgando nossos serviços. Agradeço a todos.

    Jose Aranha

    obs: Se tiverem alguma duvida consulte-nos.

  • #12
    Olá, Makiolka.

    É uma situação bastante difícil e que pode custar caro. Quando a lâmpada indicadora de OD / OFF começa a piscar, está alertando para uma falha percebida na transmissão - mas que pode ser causada por inúmeros outros fatores. O câmbio automático é o componente mais complexo do veículo, pois alia sistemas eletrônicos, elétricos, mecânicos e hidráulicos e, como você deve ter percebido, carecemos de mão de obra especializada no assunto. Um conselho: Só abrir o câmbio quando tiver absoluta certeza que o problema está nele.

    O caminho começa em passar o scanner para ler todos os códigos de erro. Depois, analisar os códigos e corrigir os defeitos - de preferência na ordem em que apareceram. Verifique se o nível do óleo da transmissão está OK (não pode estar mais baixo nem mais alto que o indicado) e se o aspecto do óleo é bom (vermelho escuro, sem espuma e sem resíduos). Procure por eventuais vazamentos, principalmente no radiador.

    Acho que a sua caixa é uma 4R55E - quase igual à 5R55E da minha (98), com a diferença de ter uma marcha a menos. Não entendi algumas coisas:

    Citação Postado originalmente por Makiolka Ver Post
    O Overdrive está desligado e não habilita mais
    - Está desligado ou não está funcionando? Como você sabe?

    Citação Postado originalmente por Makiolka Ver Post
    o que torna a condução menos facilitada na cidade
    A falta do OVERDRIVE iria dificultar principalmente a condução na estrada, pela falta da última marcha.

    Citação Postado originalmente por Makiolka Ver Post
    pois não há as trocas de avanço de marcha automaticas, tenho que aliviar o acelerador para acontecer o avanço, apenas as reduções ocorrem automaticamente...e não aciona o 4WDLow...
    O OVERDRIVE não tem nada a ver com isso.

    Citação Postado originalmente por Makiolka Ver Post
    Levei para alguns "especilaistas" em cambio automáticos aqui em Curitiba, e obtive 4 respostas diferentes...claro não autorizei nenhum serviço... um disse que é dano num tal módulo eletronico, o outro diz que devo substituir o rele, outro disse que é questão de programa, ou seja o sistema eletronico da caixa estaria desprogramado e necessitaria novamente ser reprogramado, e ainda obtive a resposta que a p´ropria caixa estaria danificada.....bem, o que acontece...quando em viagem e com o piloto automático, tudo funciona normalmente, apenas o led indicativo do Overdrive permanece piscando...confesso que não sei o que fazer.
    Mais difícil que encontrar especialistas em câmbio automático é obter bons diagnósticos - seja por falta de conhecimento, seja por falta de ferramental. É bastante improvável que o problema esteja no módulo eletrônico ou em qualquer coisa de programação. Substituir o relé???? Qual relé? Caixa danificada? Possível, mas como falei, deixe por último.

    Citação Postado originalmente por Makiolka Ver Post
    quando em viagem e com o piloto automático, tudo funciona normalmente, apenas o led indicativo do Overdrive permanece piscando...
    Como assim? Depois que está em última marcha e com o "piloto automático" acionado? Qual a velocidade e rpm? E se você acionar o "piloto automático" a, por exemplo, 50KPH e for acelerando "no botão"? As marchas sobem?

    CHECK ENGINE acendeu? Tem GNV? Não perca de vista que o problema da transmissão pode ser conseqüência e não causa. Problemas no motor (baixo rendimento, bomba de combustível falhando, falhas) impactam diretamente na transmissão. Verifique o funcionamento do radiador. O maior inimigo da transmissão automática é o calor. Se o óleo da transmissão não estiver sendo corretamente resfriado ou se estiver sendo submetido a pressões superiores à normal, vai dar problema na certa.

    Quanto mais informação, mais e melhores palpites... Pelo que você está relatando, não parece que o OVERDRIVE não esteja funcionando, mas que há algum problema nas marchas intermediárias (2ª e 3ª), que podem ser na caixa (cintas gastas ou mal reguladas - "patinando") ou no sensor de posição DTR, que fica no lado externo da caixa.

    Um abraço.

    Márcio Teixeira

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