Postado originalmente por
leobnaval
Amigo e o que tem a ver a camionete atolar com a relação Peso/torque ou com ter 200cv ?
O que faz um veículo atolar é a falta de tração e não torque, visto que qualquer veículo dessa lista tem torque suficiente para se locomover e ainda carregar uma bela carga na caçamba, outra coisa você está calculando a relação peso/torque, que em nada vai interferir no desempenho de atolar ou não, visto que o que realmente vai mandar no torque será o quanto de torque chega na roda e para calcular isso você precisa das relações de câmbio, caixa de transferência, diferencial.
Outro ponto é fazer esse torque que chega na roda ser transmitido ao solo, por isso as camionetes tops contam com controle de tração, bloqueio de diferencial 100%, etc...
Comparar a relação peso/torque entre versões 4x2 e 4x4 para quê? Será que a S10 com 180 cv 4x2 (9,983) vai mais longe que a Amarok 4x4 de 122 cv (15,61) ? (eu aposto que não)
E ainda assim se quiser realmente desempenho off-road compre um jipe (distribuição de peso entre os eixos muito mais favorável), se precisar de caçamba aí vá para as picapes...
[]s