Peço licença para expor o meu pensamento sobre o assunto sem criticar e sem desconsiderar as opiniões divergentes. Creio que a comparação entre uma Ranger CS amaciada do modelo antigo com uma CD 0KM do modelo novo, não possa traduzir a realidade dos fatos, pois, há dois componentes (na minha opinião respeitando as demais) extremamente diversos que influem muuuuuuuuito nessa balança: 1. relação peso/potência; 2. curva de torque. Não estou dizendo que a comparação feita não possa ser empreendida, apenas, penso que os dois dados retromencionados por mim têm necessariamente que serem calculado para possibilitarem um comparativo.
Não tenho os números de peso e potência da Ranger antiga e da nova para fazer os cálculos, bem como, não disponho do informativo sobre a curva de torque de ambas. Fica aí, minha sugestão para pesquisa a fim de prestigiarmos esse debate. Mantenho meus respeitos ao raciocínio do colega forista que fez a compração inicial. Fiz o teste de uma XLT CD flex (estava abastecida com gasolina segundo o vendedor - Daniel - Divepe Veículos) aqui em Natal/RN e senti uma efetiva superioridade em relação à Ranger CD movida à gasolina da geração anterior (Recebi uma 2009/2010 em negócio, com a qual rodei por 12 dias).
Saudações cordiais para todos