Postado originalmente por
PEDRO QUEIROZ
Bom dia Galera!
Minha Ranger LTD 3.2 aut está com um problema desde mais ou menos os 51.000km.
Com 40.000km ela acendeu a luz de emergência do motor, não senti nenhuma diferença nela levei para a concessionária (Ford BRACOM - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro/RJ) que fez um procedimento de limpeza do não sei o que...
O procedimento consistia em plugar o carro ao software, que mantinha o veículo à 3.000rpm durante 40min, depois disso, segundo o chefe da oficina, o tal não sei o que estaria limpo. Não me recordo do nome dado à peça.
Beleza, depois disso notei que o carro passou a consumir muito diesel. De 9,0 km/L na cidade e uns 12 km/L na estrada, passou a fazer 7,5 km/l e 9,0 km/l respectivamente...
Quando parei para fazer a revisão dos 50.000km, reclamei do consumo e tal, mas falaram que era "normal" porque agora está tudo limpo e passa mais combustível... Uma lógica realmente brilhante, onde um carro "sujo" funciona melhor que um carro "limpo".
Pois bem... Hoje ela está com pouco menos de 54.000km e eu já voltei com esse mesmo problema umas 4 ou 5 vezes na concessionária só que pior.. pois ela entra em modo de segurança, limita o rpm do carro até 2.500/3.000 rpm e eu naturalmente não consigo nem ultrapassar uma bicicleta na estrada.
Neste meio tempo, naturalmente eles condenaram o combustível... fizeram lavagem no tanque, não sei quantas reprogramações... limpeza da sonda lambda...
E hoje após chegar de viagem deixei o carro de novo na concessionária com o mesmo problema....
Notei que em TODAS as vezes em que a luz acendeu, foi na estrada e mais ou menos com o mesmo tempo de percurso. Que combustível adulterado é esse que só dá problema na estrada??????
Enfim... eu adoro o carro, já fiz alguns relatos aqui contando a minha saga (inundação pelo dreno do ar condicionado, dois recalls, desalinhamento de caçamba, carro veio com defeito na pintura... etc) e ainda assim sou apaixonado por ele... Tenho certeza que se eu comprar uma outra pick up ou SUV eu vou achar uma merda.... mas está cada dia mais difícil lidar com a Ford e com esses defeitos...
Carro para mim é para girar a chave e viajar, se eu não consigo confiar nele, começa a não me servir mais... e todos os meus carros eu tinha confiança para fazer qualquer coisa... hoje eu não consigo ir a Teresópolis que ele dá pau...