Anexo 447491Olha aí o sonho de todo fmilzeiro, em primeiro plano uma marrom castanho metálico 1986 a tal Super Série Special emais duas super série saia e blusa com reverencias ao F850 que traciona,
Versão Imprimível
Anexo 447491Olha aí o sonho de todo fmilzeiro, em primeiro plano uma marrom castanho metálico 1986 a tal Super Série Special emais duas super série saia e blusa com reverencias ao F850 que traciona,
Anexo 447495Anexo 447495Olha aí as cabinagens em série. Tem até F1000 0km no corte. A minha F84 passou por este processo cirúrgico na ARB em São Marcos no RS. Impressiona a qualidade do serviço que em uma inspeção nas partes internas de sua estrutura verifiquei estarem intactas e sem qualquer indício de corrosão. Apresentou apenas algumas pequenas bolhas em detrimento de alguns pontos serem carregados de massa plástica. Mas apenas problemas externos na pintura, por dentro é tudo pintado com fundo óxido e aproveitando que abri as forrações passei uma mistura de óleo próprio para isto vendido nos postos Ipiranga. Procurei por tudo pelo tal anti ruste da Texaco e não mais encontrei.
PessoALL,
O querosene é utilizado em climas muito frios, onde o diesel fica muito espesso e tem dificuldade de escoar na tubulação... Coisa que não ocorre com o querosene...
Porém o querosene NÃO lubrifica bicos e BI como o diesel... Tanto que por vezes é utilizado como "flushing", porém sempre por curtos períodos.
Zé V8
Essa foto tem uma particularidade: O F-8500. O filtro de ar externo denuncia tudo: Motor Detroit Diesel 6.53V!!!!
Quanto ao envelhecimento do diesel, eu já não sei como evitar. Acho que o melhor mesmo é manter o tanque sempre cheio diminuindo a quantidade de ar em contato com o diesel. Assim o diesel fica "vedado". E usar algum aditivo. Pelo menos essa é a recomendação padrão dos fabricantes de carros
Abraços
boa noite,
desde pequeno mesmo via meu pai e muitos outros usarem o querosene, tanto nos caminhões, como no saudoso F600 "toquinho e queixudo" que aprendi a dirigir, como nas F1000, D10, D20, tratores, ( até carros a alcool) e mais recentemente, mesmo na nossa região que sempre foi quente, existe bombas de querosene a granel, e eu tive 2 S10, uma 1996 maxion 2.5 e uma 2000 MWM 2.8, que sempre coloquei querosene, pelo menos 2 lts a cada tanque de 76lts, nunca tive problemas, consumo excelente, funcionamento em cima, vendi a S10 em 2010, ainda esta com segundo dono e com mais de 380mil kms, ainda não mexeu nada no motor, bomba e bicos, tudo tranquilo,
pergunto, será que dá para confiar neste diesel s10?
estou muito preocupado com isto, acho que no final é só para aumentar o preço deste combustível, pode ser que diminua o material particulado, enxofre, poluição e tudo mais, mas ainda tenho receios.....
será que pelo menos o uso do querosene não ajudaria a limpar esta "meleca"?? a maioria dos postos que mudam para s10 nem limpam o tanque, só colocam o s10 lá e pronto,
o querosene é usado em aviação pela sua viscosidade e tbém por não congelar, estou certo??
acho tbém que o querosene queima limpo, não tem resíduos de enxofre, tem???
sds,
joao.
Shampoo (em homenagem ao Pequeno Jr, que não tem mais aparecido),
Na teoria, teríamos que atrasar o ponto para manter a queima "nos moldes originais" mantendo o potência original, ou pequeno ganho devido ao número de cetanos maior.
Agora, se realmente o S10 queima um pouco antes, é como se adiantássemos o ponto com o diesel normal, o que traria um ganho de potência ainda maior. O difícil é saber o quanto antes o novo diesel queima...
No Sprint 6.07 TCA, se adiantamos 0,10 grau, temos um ganho bem expressivo no desempenho... Porém se adiantar mais, o risco de "cuspir a junta" é grande.
Abraço.
Na verdade para chegar no ponto de ter que colocar fogo na admissão ou qualquer produto bem volátil para auxiliar a partida, o motor está evidentemente sem compressão. Então o eter não vicia o motor, mas o mesmo já passou do ponto de retífica há dezenas de milhares de kilômetros! Isso ocorre com proprietários que esperam o motor bater ou agarrar para fazer uma retífica completa. Daí o prejuízo é muito maior.
A minha Femil faz 6,5km/l no dia-a-dia. Sai o mesmo valor que usar o meu Monza bala 2.0 93 que faz 9km/l na gasolina!
sobre a querosene :
1- qrosene de aviao é bem diferente de querosene normal, suas caracteristicas sao bem particulares pois vao de 60 graus em solo para -60 em segundos, alem de terem toda uma especificacao propria detonante e centenas de outras coisas.
2- querosene afina o diesel, isso aliado a capacidade adstringente da mesma, faz limpar o sistema, limpa muito. Querosene ainda é vendido em alguns postos, que é bem diferente da querosene vendida em supermercado. Basicamente os STP e Bardhal da vida sao querosene com perfuminho e outras coisas em proporcoes tao minimas que dificilmente ira fazer algo no motor. E vc paga 4x mais que o mesmo numa bomba.
3- no frio o querosene deixa o diesel mais liquido, ou seja, mais facil pra ser injetado. Seu poder detonante é MAIOR e mais PROLONGADO que o do diesel (e tb da gasolina, por isso, usamos pouca querosene em motores a gasolina, particulamrnete gosto de usar entre 1 litro e 1.5 litro num tanque cheio de gasolina e levar pra viajar, o carro consome bem menos e fica bem mais potente, porem tem os porens que sao descritos a frente).
4-O tal efeito mais longo e maior = maior potencia. Sim, aumenta um tiquinho a potencia, mas é basicamente efeito placebo, pois como a queima fica mais prolongada, ela da a impressao de maior potencia (até tem mas é bem pouca), ou seja, vc tira o pe e o motor continua empurrando... É bem interessante. E bem destruidor pros motores tb. Explico: essa queima prolongada aquece em demasia os pitoes, camisas, etc etc em uma temperatura bem maior que a original do diesel ou gasolina e ainda fica ali por mais alguns isntantes... ou seja, se vc fizer isso sempre ou ficar andando em cidade onde tem sobe e desce de rpm e a aspiracao de frio é bem menor, vai causar um desastre no motor. Por isso, qdo uso, levo pra estrada ate esgotar o tanque. Lembrando que a querosene é bem seca e fina, portanto, espere contaminacao maior no oleo lubrificante tb! Logo, trocar filtros de oleo e combustivel, trocar o oleo é essencial . Enfim, quer limpar o sistema por um todo? Melhorar um pouco o desempenho e ainda deixar td perfeitinho? use querosene de vez em qdo (em motores a gasolina, 1x ou 2x por ano, em diesel, se abastecido em lugares estranhos ou muito usados ou com diesel sujo, de 3 a 4x por ano, ou menos de preferencia).
5- fara teu motor ficar limpo, porem por um bom tempo vai faze-lo soltar gases bem mais nocivos e poluentes. A querosene tem uma queima muito poluidora e ate cancerigena em altas doses, por isso é pouco usada. Pense bem nisso!
6- se eu lembrar de mais posto aqui...
Fala Diesel!!!! Essa historia do Shampoo tem uns 7 anos e é engraçada! E o Pequeno está sumidao mesmo daqui!
A idéia que eu tenho é essa mesma! Você chegou a experimentar o S-50/10 no seu MWM Sprint? Se sim, o que achou?
Na F-, coloquei uma tanqueada de S-10 e nitidamene a fumaca diminuiu, o motor ficou meio asperão e o consumo eu observei piora. Daqui que me veio essa coisa da cetanagem na cabeça. O NGD da Ranger eu acredito que a diferença seja bem percepível (como eu observei) em decorrência do NGD ter 3 injeções de diesel. E ai acaba aproveitando melhor o potencial do S-10.
Aliás, vale o comentário: O diesel S-50 adiivado (51 cetanos) na Ranger tem desempenho inferior ao S-50 de 48 cetanos. Acho que ai chegamos na mesma questão do S-500 x S-50/10 em nossos motores mecanicos.
[]s
Fala Shimo,
Experimentei sim, aqui está meu relato:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...iesel-s50.html
Depois disso, conversei com mais 3 proprietários de "Bosch Truck Service" e todos relataram os mesmos problemas...
Abraço!
Bom dia povo ... passo primeiramente para assinar o tópico e dizer quão belas são as efes quadradas.
BBmoro, já havia dito isso para vc lá no tópico de manutenção, mas como você abriu um tópico da vermelhona vou repetir aqui.
Você tem umas das F1000 mais belas que já fabricaram..... cuida bem deste exemplar.
Quanto as produtivas discussões sobre diesel S500, S10 e querosene, nunca usei querosene na minha F, mas meu pai em épocas de frio usava, segundo ele para limpeza e melhoria na partida.
Ousei uma vez abastecer com o temido S10 e o consumo do fordão se manteve inalterado, com um custo maior do combustível. Não percebi o motor mais ríspido, mas percebi claramente a redução de fumaça.
Segundo amigo que trabalha na Petrobrás, a redução do índice de lubrificação do diesel S10/S50 devido a redução do enxofre foi compensada na composição do diesel.
A uma consulta a um bombista da região... as picapes novas, acima de 2012 não podem usar em hipótese alguma o diesel velho, porém as picapes antigas podem utilizar o diesel novo.
Com o pé atrás.. no meu fordão só entra S500 (exceto pelo tanque de S10 que experimentei)... não sei até quando.....
Abç a todos