Eu quebrei a caixa de marchas da minha F1000 num tranco desses... Depois disso só aperto o pé com vontade na areia, pois sei que as rodas destracionam fácil, sem gerar pico de torque a ponto de quebrar algo.
Versão Imprimível
Eu quebrei a caixa de marchas da minha F1000 num tranco desses... Depois disso só aperto o pé com vontade na areia, pois sei que as rodas destracionam fácil, sem gerar pico de torque a ponto de quebrar algo.
Boa sugestão, Daniel. Não tinha pensado nesse ponto, provavelmente a adaptação do eaton seja mais fácil. Por outro lado, a Silverado sofreu repotenciamento em função de problemas com o câmbio (168cv e 43kg.m para 150cv e 37kg.m). Originalmente a Fmil tem 37kg de torque, então com a nova configuração do motor o torque máximo desse câmbio provavelmente será até ultrapassado.....vou pesquisar esse e outros modelos de câmbio da eaton....se alguém souber de alguma apadtação desse tipo, por favor, me conte!
Esse tal de tranco é muiiiiiito chato. Ela já está com o acionamento por cabo, e ainda assim é bem forte! Se andar na lenta a bixa galopa!!! Pra dar uma banda na manha tem que constantemente queimar embreagem (não que chegue a cheirar....)
Interessantíssimo essa de um bloqueio elétrico, nunca tinha ouvido falar!!! Resolvi manter a satélite atual porque raramente utilizo em piso solto......as peças estão a caminho, procurei aqui na região onde moro (Horizontina), Santa Maria e POA. Melhor preço foi na Eletropeças de SM, R$526,00 as quatro engrenagens, pino e arruelas. Kit original Spicer.
Rafael e Troller! Realmente entendo e considero seus posts! A ideia é ter uma camionete de uso diário e que possa fazer viagens tranquilas. Por isso gostaria de um novo câmbio para rodar numa velocidade de cruzeiro em uma rotação mais baixa e silenciosa. Além disso, mais potência/torque para auxiliar em ultrapassagens e ter uma pegada mais forte. A ideia é ter a Fmil pro resto da vida, então aos poucos deixar ela zerada. Cuido demais dela, mas umas puxadinhas fazem parte. Faço uma analogia com o pessoal que tem belíssimas e também raríssimas fmil 4X4 97 ou 98 aqui no fórum.....apesar da excelente condição das pickups, eventualmente elas pegam um barro forte e forçam o que elas tem.....e mais ou menos a mesma coisa hehehehhe
Abração!!!
Concordo com seu comentário sobre os freio das 4x2 97/98, Bruno! A HSD do velho freia bem forte com um leve toque no pedal. A minha precisa dar uma pedalada.....tenho que revisar os cilindro mestre, o resto está ok...
O diferencial é Dana 46 mesmo, com relações 2,72 (49x18)!
Abraço
Bbmoro;
Uma pequena confusão: O repotenciamento da Silverado foi em decorrência de problemas no diferencial. O cambio das Silverados de 168cv eram o ZF5-420, o mesmo da F-250 MWM, F-250 Cummins (4BTAA e MaxPower de 203cv) e da F-4000. Esse Eaton que citei aguenta mais torque de entrada que o Clarkão das nossas Efes. Certeza. Esse cambio equipa alguns microonibus Volare, as Silverados Maxion S4 e a 4.1L gasolina.
O que muda é que a primeira do FSO situa-se entre a primeira e a segunda dos nossos Clark e a quinta é overdrive.
Quanto aos trancos da F-1000. Não tenho certeza da bomba que veio nas primeiras F- turbo mas se for a Bosch em linha, ai não tem remédio, exceto a troca da bomba pela rotativa.
Essas F- de bomba Bosch em linha tem exatamente essa caracteristica. Quando acelera, ela responde muito rapidamente e ai dá o tranco. Só mesmo as bombas rotativas eliminam essa caracteristica.
Se te servir de consolo, tive um F-11000 MWM D-229/6 que tinha exatamente essa caracteristica.
[]s
O repotenciamento das silverados foi por conta do diferencial? Eu achava que teve o rpm reduzido por conta das quebras do virabrequim.
Dei uma pesquisada rápida e o que se comenta no fórum picapesgm é que o eaton quebra bem mais que o ZF.....quanto ao diferencial, pelo que entendi todas MWM eram Dana 60.
Edin, essa do virabrequim não sabia, mas pode fazer sentido, pois o sprint da silverado chegou a 168cv sem intercooler, sendo que a F250 tinha 180cv (com intercooler)....
Na real, sei pouco das GM....
A propósito, Dana 60 e Braseixos 406 são equivalentes, correto? Qual o Braseixos equivalente ao Dana 46?
abraço!
A primeira f250 que meu Avô comprou uma 99 quebrou o virabrequim bem nova e na ford nos deram um motor novo e ela ta andando até hoje não com meu avô pois ele vendeu e comprou um 2004 mas eu vejo ela aqui na cidade e ainda ta como nova ! não me lembro o que foi mas saiu umas nesses anos que dava isto no motor acho que chegou a sair um recall !
BBmoro na firma do meu pai temos um 85 que era a alcool e ta com motor perkins o cambio é o 4 marchas tambem claro ela não anda muita coisa mas é economica e anda para lá e pra cá e é bem judiada é nunca quebrou nada de diferencial somente troca de rolamentos e retentor e para ter ideia ela ja virou 2 volta no odometro fechando 2.000.000 d km e ainda mais um pouco que não me lembro quanto
quanto dar as esticadas coloca outra caixa pq esta a 1 é longa e fraca seria bom uma marcha curta na primeira ai pode arrancar patinando sem problemas pois tendo força para patinar melhor para caixa e para o diferencial ja se é longa acaba o motor não tocando tanto e as rodas se firmar no chão e a caixa leva o golpe !
tem um cara que conheço tem uma que colocou o 229 6 cilindro e usa a caixa 4 marchas !
ate onde eu sei, o repotenciamento foi uma medida da gm pra baratear a silverado q nao vendi bem, trocaram cambio, interior, frente etc, foi uma forma depenada de tentar sobreviver o modelo, infeliz diga-se
O problema do vira foi no primeiro lote de silverado, estouravam o vira com menos de 30 mil km a maioria estourava com poucos km, nem chegava a dar 2 meses de vida. Foi um problema de material que foi prontamente resolvido mas que marcou aquela que deveria ser a sucessora do mito d20.
O que a desvaloriza em relacao a d20, o que é uma tremenda besteira afinal, tudo era melhor e a propria gm trocava o MOTOR INTEIRO da gm. Nao existe a menor possibilidade de alguma silverado com vira defeituoso ainda existir.
Na minha opiniao a silverado ficou com um design aquem do tempo, nao na epoca q era espetacular mas olhando hoje, em relacao a d20 e silverado acho ela mais velha.
O diferencial das Silverados D-20 são os Dana 60HD (pelo que li tem 35 estrias no semieixo) enquanto na Silverado comum é o Dana 60 com 30 estrias.
O motor também foi fonte de problemas e acredito que tenha sido por isso que tiraram os 18cv dele. Quanto ao virabrequim, como disse o Bruno, era um problema de fabricação da peça.
Abs!!
Chegou o kit de reparo para o diferencial. Resolvi manter o sistema sem bloqueio, pois o custo de conversão seria imenso e não é algo de importância para o meu uso.....obrigado pelos comentários sobre os cuidados com o diferencial, a lição acho que foi aprendida com um custo de R$526,00 só de peças. Amanhã entrego para o mecânico montar e ver o custo final.
Anexo 446711
Abraço e boa semana!