Pessoal, já faz alguns meses que entrei no fórum em busca de informações gerais sobre as Fmil para iniciar as alterações que pretendo para a minha.
Fui dando alguns pitacos em alguma discussões até que resolvi abrir esse tópico para discutir melhor sobre o que planejo. Apesar dela não ser uma 4x4, se trata de uma Fmil, o que mais pesa na hora das discussões, não interessando o modelo, ano ou estado, então está valendo aqui no fórum, e conto com a colaboração de todos :)
Minha história com as dita F começou quando o velho comprou uma 82, carroceria de madeira, para a lida mesmo....ali que comecei pegar gosto e me interessar. Ficamos uns 15 anos com ela, e então foi trocada por uma HSD....Passou o tempo e comecei a trabalhar e juntar uma grana, pesquisando sempre sobre as quatro farol, a F idealizada. Foi então que encontrei uma em Serrana/SP. Vi algumas fotos, conversei com o vendedor e me larguei, só com a passagem de ida! Cheguei lá ao meio dia e às 17:30 já estava na estrada de volta pro RS, no dia 27/set/2012! Aventura pura e sozinho! Seguem duas fotos, uma do anúncio e uma atual.
Anexo 446381Anexo 446382
Sempre achei que sabia bastante sobre as F, até entrar no fórum e ver o nível de discussão e conhecimento que o pessoal tem. Estão de parabéns!!
As alterações que fiz até agora foram:
- 4 pneus novos, troquei primeiro os traseiros e usei 255/70/R16 para ficar igual ao que já tinha na frente. Depois troquei os dianteiros, porém usei 265/70/R16, pois casaram melhor com a F e é uma medida mais comum por sair de fábrica em várias camionetes como Hilux, L200, Frontier, então tem bem mais opões de modelos....quando gastar os traseiros deixo tudo igual
- Ponteiras de direção novas
- Correias novas
- Baterias novas
- Válvula termostática nova
- Motor de arranque reformado
- Revisão dos freios
- Escapamento em 3 e 4 pol, sem silenciador, mas com abafador, ta bem bonito o ronco e sem fazer muita zueira
- Capota marítima
- Todos filtros novos e óleo do motor.
- 1 volta completa no débito da BI
Gostaria de dar uma bela mexida no motor, começando com intercooler, bomba e bicos. Também quero trocar a turbina pro uma valvulada, para ter um torque bom desde rotações mais baixas... gostaria de pelo menos 160cv nesse motor, mas o sonho seria perto dos 200cv, porém o buraco dai é bem mais em baixo. Estive conversando com o Mauricio da Rasch e segundo ele, devido a junta do cabeçote do 229 não ser metálica, o limite de potência para rodar tranquilo seria em torno do 160cv, acima disso seria dor de cabeça a qualquer momento. Na transmissão, a ideia seria o ZF 5S-420, pois apesar de ter relaçao de diferencial 2,72, ainda é um pouco curta para estrada. Diferencial é uma incógnita....dependo do nível de potência, tenho medo dele não suportar.
Além disso, ar condicionado é essencial, então estou pesquisando tudo, pode levar um bom tempo ainda, e quero começar a mexer quando estiver tudo definido para conseguir casar tudo nas alterações....
Forte abraço! Toda opinião é sempre bem vinda!