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Manutenção caseira na F1000 - contribuam

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  • 06/08/2013, 20:54
    Ramon Pires
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Como nosso amigo Ramon comentou....é o sensor da luz de ré....quando a alavanca é posicionada em ré, mecânicamente o sensor é acionado.




    as efes até 95 tem o acionamento de embreagem 100% mecânico... somente as 96/... tem acionamento hidráulico.
    Cada um tem seu prós e contras.... o mecânico tem a simplicidade em seu favor.

    O hidraulico é do lado direito?? esta eu não sabia.... será que nas 93/94....4x4 também são do lado direito???

    Ramon...Tio Eddie....e quem mais tiver 4x4 mecânico...antes de 96. o acionamento é do LD ou LE???

    abç

    O garfo é do Lado esquerdo, lado do piloto. e esse ferro que da a regulagem da altura da embreagem é bom fazer um gancho, enrola nele eenganchar em algum lugar, fiz isso e uma vez peguei um buraco e o dito cujo caio, só que fui ver que tava sem embreagem uns 10 km depois, ai tava la ele pendurado, foi só por no lugar, imagina se nao tivesse enganchado em alguma coisa, ia ta até agora procurando ele...
  • 06/08/2013, 21:07
    BrunoDallanora2013
    bota mecânico nisso !!! precisa se deitar por cima da camioneta para trocar um filtro !
  • 06/08/2013, 21:23
    Ramon Pires
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Caixa seca de alumínio???? na f1000..... acho que não.. hein.........mas a minha é de Ferro fundido mesmo...


    Anexo 424952Anexo 424953

    Eu nao experimentei colar um ima pra ter certeza, mas parece que é aluminio sim, e nao fica tao ruim, ta ali levando golpe a quase 20 anos e ta que é um cerne!!

    Bem a esquerda o detalhe do varão da embreagem pendurado no arame!
  • 06/08/2013, 21:26
    Ramon Pires
    Citação:

    Postado originalmente por Ramon Pires Ver Post


    Bem a esquerda o detalhe do varão da embreagem pendurado no arame!


    Errei o lado, olhando a foto a direita...
  • 06/08/2013, 21:40
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Como nosso amigo Ramon comentou....é o sensor da luz de ré....quando a alavanca é posicionada em ré, mecânicamente o sensor é acionado.




    as efes até 95 tem o acionamento de embreagem 100% mecânico... somente as 96/... tem acionamento hidráulico.
    Cada um tem seu prós e contras.... o mecânico tem a simplicidade em seu favor.

    O hidraulico é do lado direito?? esta eu não sabia.... será que nas 93/94....4x4 também são do lado direito???

    Ramon...Tio Eddie....e quem mais tiver 4x4 mecânico...antes de 96. o acionamento é do LD ou LE???

    abç

    Então Drosssor51

    A minha fica do lado direito. Tem o garfo que sai do lado direito e um pistãozinho externo que aciona o garfo. Um sistema bastante interessante que em caso de vazamento do pistão, pelo que observei é removivel sem ter que desmontar o cambio pois ele é externo a caixa seca.

    Apesar do pedal ser duro pra kct (por isso que até perguntei do garfo do F-11000 - diminui o curso mas deixa a embreagem mais macia), o sistema é de facil reparo (pelo menos aparentemente) do que o sistema dos cambios Mazda da F-1000 HSD e 4.9i

    Abraços
  • 06/08/2013, 23:23
    drosssor51
    Citação:

    Postado originalmente por bruntins Ver Post
    o meca foi trocar o filtro de combustível da f-1000 e apoiou na tubulação do ar quente e quebrou o tubo,ai refiz e aproveitei e tampei com massa onde tinha vazamentos

    bruntins ...... queria mais detalhes trabalho....a sua efe tem A/C..???? esta peça que você pintou de preto é onde passa água quente???
    onde fica este vazamento citado?

    abç
  • 06/08/2013, 23:30
    drosssor51
    Citação:

    Postado originalmente por Ramon Pires Ver Post
    O garfo é do Lado esquerdo, lado do piloto. e esse ferro que da a regulagem da altura da embreagem é bom fazer um gancho, enrola nele eenganchar em algum lugar, fiz isso e uma vez peguei um buraco e o dito cujo caio, só que fui ver que tava sem embreagem uns 10 km depois, ai tava la ele pendurado, foi só por no lugar, imagina se nao tivesse enganchado em alguma coisa, ia ta até agora procurando ele...

    A minha tem uma mola de retorno do rolamento... esta mola garante que o rolamento de embreagem (dentro da caixa seca) não encoste na mola diafragma (chapéu chinês) quando embreagem acoplada (pedal solto).
    Esta mola não deixa o varão com sino cair...em caso de solavanco...(e também há uma cupilha travando-o).

    Da para ver a mola se olhar bemmm...na ultima foto
  • 06/08/2013, 23:38
    drosssor51
    Citação:

    Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Então Drosssor51

    A minha fica do lado direito. Tem o garfo que sai do lado direito e um pistãozinho externo que aciona o garfo. Um sistema bastante interessante que em caso de vazamento do pistão, pelo que observei é removivel sem ter que desmontar o cambio pois ele é externo a caixa seca.

    Apesar do pedal ser duro pra kct (por isso que até perguntei do garfo do F-11000 - diminui o curso mas deixa a embreagem mais macia), o sistema é de facil reparo (pelo menos aparentemente) do que o sistema dos cambios Mazda da F-1000 HSD e 4.9i

    Abraços

    A L200 tem este tipo de acionamento..com o atuador externo à caixa seca...(thanks god...kkk) ja nas HSD...e rangers da vida o atuador é no próprio rolamento de embreagem...:putz:

    Daniel...um dos motivos que optei por mexer na embreagem... foi o pedal com carga demasiada, no meu caso ...o disco estava tão fino que dava fim de curso na mola diafragma, causando o esforço excessivo no pedal.

    Se a sua hidráulica ta pesada...pode ter algo errado....vale verificar.


    O garfo da 11000 foi a melhor coisa que eu fiz....está super macio........ ficou perfeito....
  • 06/08/2013, 23:46
    drosssor51
    Citação:

    Postado originalmente por Ramon Pires Ver Post
    Anexo 424952Anexo 424953

    Eu nao experimentei colar um ima pra ter certeza, mas parece que é aluminio sim, e nao fica tao ruim, ta ali levando golpe a quase 20 anos e ta que é um cerne!!

    Bem a esquerda o detalhe do varão da embreagem pendurado no arame!


    Ramon.....para mim (que estou só olhando uma foto) essa caixa é do bom e velho ferro fundido...não tem cara de Al não..!

    Talvez as carcaças da CT sejam de Al.......mas esta ai não parece.

    Estranho não ter saída d'agua por baixo. :pensativo:

    Quando você tiver atoa...taca um imã lá...!!!!:concordo:
  • 07/08/2013, 07:48
    Ramon Pires
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Ramon.....para mim (que estou só olhando uma foto) essa caixa é do bom e velho ferro fundido...não tem cara de Al não..!

    Talvez as carcaças da CT sejam de Al.......mas esta ai não parece.

    Estranho não ter saída d'agua por baixo. :pensativo:

    Quando você tiver atoa...taca um imã lá...!!!!:concordo:


    Mas tenho quase certeza q é de Al, compara com a moringa da caixa, é bem mais escura, ali é de ferro, e pra sai a agua tem um furinho em baixo.
  • 07/08/2013, 16:31
    bruntins
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    bruntins ...... queria mais detalhes trabalho....a sua efe tem A/C..???? esta peça que você pintou de preto é onde passa água quente???
    onde fica este vazamento citado?

    abç

    entao drosssor,primeiramente ele tinha vazamento no meio dos dois tubos,ai colei com massa plastica e agr o meca foi se apoiar na mangueira e quebrou o tubinho.ai colei um tubinho de cobre que entra uns 2cm dentro do tubo quebrado e depois eu coloquei um tubo de aluminio pra dar a grossura pra mangueira.
    depois eu posto uma foto de como estava
  • 07/08/2013, 16:44
    Daniel.Shimomoto
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    (...)

    as efes até 95 tem o acionamento de embreagem 100% mecânico... somente as 96/... tem acionamento hidráulico.
    Cada um tem seu prós e contras.... o mecânico tem a simplicidade em seu favor.

    O hidraulico é do lado direito?? esta eu não sabia.... será que nas 93/94....4x4 também são do lado direito???

    Ramon...Tio Eddie....e quem mais tiver 4x4 mecânico...antes de 96. o acionamento é do LD ou LE???

    abç

    Drosssor51;

    A foto do garfo com o pistão hidraulico....do lado direito!

    A foto está meio ruim porque tive que colocar o celular de mal jeito para fotografar mas dá para ter uma noção.

    Grande Abraço
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