Postado originalmente por
lark2
concordo em partes, os custos no caso de seguros, as análises de riscos, são compartilhados nos casos de grandes fraudes, aquele individuo que faz seguro e depois vende ele no paraguai e depois registra bo de furto ou mesmo vende o veículo pra picar no ferro velho e tbm registra bo de furto, e depois quer recebê-lo da seguradora, não acredito que só porque não sou casado, nem tenho garagem no serviço e as vezes deixo meu sobrinho de 25 anos dirigir a camionete pode dobrar o valor do seguro, é abuso sim das seguradoras, na verdade é uma questão de ética, eu não sinto vontade de tê-la enquanto minha contra parte não tem nenhuma, isso porque estamos falando apenas em sinistros de roubo/furto, se der uma batidinha a coisa piora, pelo cdc vc pode levar o veiculo pra arrumar em qualquer oficina da sua preferência, mas não é bem assim, as ditas oficinas credenciadas pela seguradora oferecem desconto de até 100% na franquia se arrumar o veiculo lá, porque será, eles são mais bonzinhos que os outros? Não, as próprias seguradoras fornecem peças retiradas de veículos que deram pt seguradas por elas a estes credenciados (lembrando que a pt nem sempre implica em estragar todas a lataria do carro, um calço hidráulico numa enchente pode provocar uma pt), pergunte a qualquer guincheiro de seguradora que eles te entregam o esquema, no caso dos bancos é melhor nem comentar, mas ja que deu a deixa, existe uma lei federal que quando há inadimplência, o banco após 1 ano pode incluir está divida em "dividas incobráveis" e lança ela como "despesa" no imposto de renda, normalmente ele consegue estorno de até 20% no valor da divida, mas como ele lança ela, ja com os juros embutidos, nunca perde, as vezes até ganham dinheiro, e isto é tudo legal, garantido pela lei, perceba que quando sai o ranking das empresas mais lucrativas no brasil, sempre tem 03 ou 04 bancos no topo da lista, porisso no senso comum eles são conhecidos como 4º poder.