Postado originalmente por
Fernando da Terra
Fala Cláudio, pode se tranquilizar que estamos bem por aqui.
Se a inudação chegar até minha casa, o centro da cidade vai estar com uns 80 metros de profundidade......rsrsrsrsrs......
Amparo é encravada no meio de montanhas e como foi crescendo, foi subindo pelos morros. Minha casa fica no alto de um desses morros.
Felizmente, por aqui, nunca aconteceu deslisamentos iguais aos da região serrana do Rio (somente houve alguns casos leves).
Aqui o solo deve ser diferente, além de não ter aquelas formações rochosas por baixo da camada de terra que recobre os morros.
O problema é na região central da cidade, que é um vale, cortado pelo Rio Camanducaia, onde nasceu e cresceu a cidade em suas margens.
Hoje em dia, o problema de inundação é menor, devido ao leito do rio ter sido modificado para prevenir enchentes (antigamente ele tinha muitas curvas no meio da cidade).
Só tenho um pouco de receio em relação à empresa, que tem um riacho bem próximo, mas que dificilmente chega a transbordar..... se pegar a gente aqui, vai engolir também, toda a fábrica do sabão Ypê, que fica mais para a frente, e localizado numa área mais baixa do que aqui.......
O que tá preocupante, é que as comportas do complexo Jaguari/Canatareira, tiveram se ser abertas e está ameaçando encher tudo novamente.
As TVs regionais daqui (Globo, Band, Record), estão dando alertas preventivos para possível inundação, para as cidades da região.....
Vamos ver como as coisas vão transcorrer...... por enquanto tivemos 6 mortes aqui. Estavam numa das rodovias atingidas, voltando para casa aqui em Amparo, à noite, e não se sabe porque, não viram que a estrada estava interditada por queda de ponte e acabaram caindo dentro do buraco aberto e morreram todos...... é muito triste esses acontecimentos....
No mais, estamos alertas!!
Fernando