Postado originalmente por
Carlos Bernardo
Eu acho que tem sim.
Primeiro por que esse papo de o EB segurar a barra é pura balela. Moro "do lado" do Arsenal de Guerra de Barueri. Vi de perto o primeiro Marruá entregue para testes e vejo frequentemente o "entra e sai" de viaturas dessa unidade, e posso dizer que tem poucos Marruás rodando por aqui. O Exército Brasileiro, assim como a Aeronáutica estão completamente sucateados. A nossa Força Aérea voa com cerca de 250 caças velhos, ultrapassados, "recauchutados" dos anos 70 (F-5 e AMX) e uma esquadrilha se superioridade aérea de Mirage 2000 (12 aviões na base de Goiás), que enfrentam sérias crises orçamentárias pra serem mantidos em operação.
O Exército nem se fala. Equipamentos velhos, projetos ultrapassados, etc. Na última visita que fiz ao Arsenal haviam carros de combate (alguns que vieram da missão do Haiti) esperando manutenção a mais de um ano parados. Não esperem uma enorme demanda de Marruás, por que, simplesmente, não tem verba pra isso. Só pro Bolsa Reclusão, Bolsa Família e pagar as farras dos nossos políticos medíocres.
O Marruá é caro por um simples motivo: a linha de produção é pequena, praticamente artesanal. Como os pedidos por matéria prima e fornecedores tb são pequenosm, tudo acaba virando uma bola de neve. Discordo com quem acha que a Agrale "não se importa" em vender o Marruá barato por que "tem quem pague caro". Acho que ela quer vender sim, e muito, mas simplesmente ela não precisa se matar pra baixar os custos do Marruá, pois a Agrale é um gigante em seu setor (chassis, ônibus, caminhões, etc) e não depende do Marruá para sobreviver, então, restruturar produção pra que? Vai empurrando com a barriga....
Ah, conheço donos de mineradoras, pedreiras, cosntrutoras e usineiros. Sou amigo íntimo de alguns. carro preferido deles (unanimidade): HILUX. Depois? HILUX. Lá pra sexto ou sétimo lugar? HILUX. Um deles (dono de pedreiras) está estudando a compra de uma pequena frota de 20 Marruás, mas o orçamento tá muito mais caro que se fossem Hilux....logo, adivinhem o que vai dar?